10 dicas para melhorar um emprego ruim

14 de junho de 2018

A falta de emprego é uma realidade em muitos países do mundo. No Brasil, a recuperação econômica acontece a passos lentos e ainda abaixo do necessário para haver crescimento na oferta de trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados no Brasil cresceu de 12,3 milhões de brasileiros desocupados nos últimos três meses de 2017 para 13,7 milhões de janeiro a março deste ano, uma taxa equivalente a 13,1% da população economicamente ativa.

VEJA TAMBÉM: 4 fatores que você deve analisar em um novo emprego

Diante da escassez de ofertas de emprego, demitir-se de um trabalho ruim (seja por questões de ambiente, relacionamentos, remuneração ou atividade) sem ter outra proposta em vista ou uma reserva financeira de segurança, pode não ser a atitude mais sensata a ser tomada no momento.

Entretanto, o bem-estar é essencial para manter o foco. Ter a obrigação de estar rotineiramente em um ambiente indesejado pode ser penoso, reduzir sua produtividade, causar estresse e desmotivação. Se você precisa se manter empregado enquanto planeja seus próximos passos na carreira, mude a chave de “não posso acreditar que isso está acontecendo” para “como posso tirar o máximo de proveito desses próximos meses aqui?”.

Para evitar a potencialização de uma experiência ruim, mantenha-se aberto a novas conexões. Networking fora do seu ambiente profissional conserva você saudável e bem conectado e é também uma das melhores maneiras de melhorar um trabalho desgastante. Você pode despender um pouco de tempo todos os dias pensando em com quem gostaria de se conectar, e onde você e eles podem almoçar ou tomar um café.

Faça planos e busque oportunidades, mas não deixe de desempenhar com primor suas obrigações atuais para não prejudicar sua reputação profissional.

LEIA MAIS: Como escrever o título perfeito para seu perfil no LinkedIn

Veja, na galeria de fotos abaixo, 10 dicas de como melhorar um trabalho ruim.