4 passos para lidar com um chefe que não o apoia

5 de julho de 2018

Como a maioria sabe, um chefe ruim é uma dor de cabeça que pode virar fonte de insucesso e frustração profissional. Mas ainda pior do que um líder ruim é um superior que não apoia o seu trabalho.

VEJA TAMBÉM: Como pessoas de sucesso dizem não aos seus chefes

Entre os motivos que tornam um chefe ruim estão a falta de feedbacks construtivos, atitudes condescendentes e táticas de microgerenciamento. São características bastante fáceis de serem observadas quando se vive esse tipo de situação.

Já um chefe que não apoia o crescimento de sua carreira ou o desenvolvimento profissional é mais difícil reconhecer já que ele se manifesta geralmente quando você não está na sala.

Um superior que não o apoia pode negar a você a chance de trabalhar em projetos inovadores ou de alta performance, além de recomendar uma outra pessoa para a tarefa. Pode também excluir sua presença em reuniões com clientes importantes, que poderiam o auxiliar a melhorar seu desempenho profissional na empresa. Em vez de advogar a seu favor, sobre os motivos pelos quais você merece um aumento ou uma promoção, por exemplo, explica as razões de você não estar preparado para essa mudança.

Um líder que não o apoia pode ser também o motivo de você realizar o mesmo trabalho de três anos atrás, quando iniciou na empresa, enquanto seus colegas continuam a avançar e crescer profissionalmente. Ao final, um superior que não apoia seu trabalho interrompe o seu crescimento e dificulta o desenvolvimento do seu potencial.

Veja na galeria de fotos a seguir 4 passos para lidar com um chefe que não o apoia e ainda assim manter a serenidade e a paz de espírito no trabalho: