Como pedir férias para o chefe do jeito certo

1 de agosto de 2018

Se pedir uma folga no trabalho o deixa com as palmas das mãos suadas, garganta seca e coração acelerado, saiba que você não está sozinho. Um recente estudo sobre férias, feito pelo LinkedIn, revela o quão estressante é a ansiedade na hora de solicitar o período de descanso remunerado.

LEIA MAIS: Por que o descanso pode salvar sua vida e carreira

Foram entrevistados 2.169 adultos nos EUA que estão em empregos permanentes em período integral ou são freelancers em tempo integral. O LinkedIn descobriu, por exemplo, que a maioria das pessoas (51%) não usou todos os dias de férias no ano passado. A razão número 1 foi a sensação de haver muito trabalho para fazer (36%). Além disso, 16% dos jovens da geração millennial não solicitaram folgas porque estavam ansiosos demais para pedir, em comparação com apenas 7% da geração X e 6% dos Baby Boomers. Isso sugere que a geração millennial pode ter ansiedade exagerada na hora de solicitar as merecidas férias.

A boa notícia é que você tem direito a esse descanso e não será (sob circunstâncias normais) demitido por pedir. Mas, infelizmente, isso não torna a situação menos estressante.

Agora, suponha que tudo correu bem e você está de férias. Você verifica sua caixa de entrada de trabalho ou responde a todos os e-mails de seu chefe? Você se faz acessível via telefone? A resposta é com você. Toda empresa tem expectativas diferentes quando se trata de permanecer conectado durante as férias. É melhor conhecê-las com antecedência, verificar com seu chefe e agir de acordo. No entanto, não importa o que aconteça, certifique-se de ter tempo para realmente aproveitar o seu tempo livre.

Veja, a seguir, 3 dicas para garantir que a conversa sobre as férias com o chefe seja a mais tranquila possível:

iStock
iStock
iStock