Ao imaginar uma pessoa altamente produtiva, costumamos pensar em alguém que se concentra facilmente ao trabalho e nunca sucumbe à procrastinação. Aquele perfil que pode se sentar no chão em uma estação de metrô com seu laptop e ainda conseguir fazer mais em uma hora do que você faria em um dia na biblioteca.
VEJA TAMBÉM: 4 passos para superar a ansiedade na carreira
A verdade é que pessoas produtivas enfrentam os mesmos desafios de procrastinação que qualquer um. A diferença é que elas quebram esse ciclo com o uso de uma abordagem calculada. Primeiro assimilam o porquê da procrastinação, e então aplicam estratégias para vencê-la antes de serem tomadas por ela. Qualquer um pode seguir esse processo em duas etapas, orientadas por uma pesquisa, para superar a improdutividade.
O ciclo vicioso da procrastinação
Você não pode esperar parar de procrastinar até que tenha um entendimento sólido do motivo pelo qual isso acontece. Uma nova pesquisa do professor de psicologia Joseph Ferrari na Universidade DePaul mostra que a improdutividade é mais complicada do que a maioria das pessoas pensa.
Os profissionais tendem a pensar na inércia como resultado de má administração do tempo ou preguiça, mas o estudo mostra que a procrastinação vem de emoções negativas que roubam o humor. Uma vez que você está sob a influência dessas sensações, não é possível trabalhar. Em vez de serem preguiçosas ou desorganizadas, as pessoas geralmente adiam as coisas porque não se sentem bem para concluir a tarefa. Fazer isso as insere firmemente em um ciclo vicioso de improdutividade. Com a falta de humor para trabalhar, elas se distraem com outras tarefas – verificação de e-mails e notícias, limpeza da mesa, conversas com os colegas etc.. E, quando retomam as atividades, sentem-se culpadas por ter desperdiçado tanto tempo. Isso só piora o humor, e à medida que o prazo se aproxima, o sentimento é ainda pior do que quando desistimos de uma tarefa.
Rompendo o looping e definindo estratégias
Combater a procrastinação é uma simples questão de sair do looping descrito acima e assumir o controle de seu humor. Com as estratégias certas, você pode tomar as rédeas e colocar-se no clima para dar conta de tudo.
A primeira coisa é entender que a procrastinação está enraizada nas emoções. Algumas táticas podem ajudá-lo a virar o disco da inércia e alcançar maior produtividade do que nunca.
Acompanhe, na galeria de imagens a seguir, 10 estratégias para romper o ciclo de procrastinação e se tornar mais produtivo:
-
GettyImages 1. Descubra o porquê
Quando você não está com vontade de trabalhar, a procrastinação lhe dá uma mensagem importante. Pode ser algo simples, como a necessidade de fazer uma pausa ou um lanche. Mas também pode ser complexo, como o sentimento de carregar a equipe nas costas ou a insatisfação com o trabalho. Seja o que for, em vez de se punir por procrastinar, reserve um momento para refletir e descobrir por que você adia suas tarefas. Essa simples atitude pode ser a etapa mais relevante para conquistar a produtividade.
-
GettyImages 2. Remova os obstáculos
Antes de iniciar uma tarefa, reserve um momento para considerar cuidadosamente os obstáculos que podem atrapalhar seu fluxo. Em seguida, desenvolva um plano para garantir que eles não interfiram. Por exemplo: você pode ter instruções para uma tarefa no seu e-mail e, se não fizer nada a respeito, voltará várias vezes à sua caixa de entrada para vê-las, apenas para se distrair com outras mensagens.
Nesse caso, seu plano de gerenciamento deve ser o de obter as instruções da sua caixa de entrada antes de iniciar o trabalho. Ao planejar com antecedência, você pode manter o foco e evitar a procrastinação. Afinal, é muito mais difícil recuperar a concentração do que mantê-la.
-
GettyImages 3. Se jogue, não importa o que aconteça
Às vezes é muito difícil começar algo, mesmo se for uma atividade que você goste de fazer. Algumas pessoas poderiam olhar por horas para um documento do Word em branco. O primeiro passo é difícil, mas uma vez que você comece a digitar o primeiro parágrafo, o humor melhora drasticamente.
Ao colocar sua atenção no quão difícil é começar, você se desencoraja. Mas dar início a uma tarefa, qualquer que seja ela, sem pensar, melhora o humor e ajuda a manter o fluxo das tarefas.
Elimine os buracos. Nós geralmente procrastinamos porque nos sentimos intimidados com a dimensão de um projeto. Para minimizar a insegurança, tente desmembrar as tarefas. Encontre etapas menores que podem ser realizadas de maneira rápida e fácil. Escrever uma proposta pode exigir 10 horas de concentração intensa, mas você pode redigir uma introdução em 15 minutos e desenvolver uma lista de resultados em 10. Esses afazeres menores desconstroem a complexidade do projeto.
-
GettyImages 4. Trabalhe no ambiente certo
Mesmo que você faça tudo da forma que deve, trabalhar no local errado pode levá-lo a sucumbir à procrastinação. Isso significa manter-se longe da televisão, eletrônicos, amigos e lugares barulhentos. Não é algo que funciona para todos, mas é preciso exercitar a disciplina em um ambiente certo para você.
-
Anúncio publicitário -
GettyImages 5. Comemore as pequenas vitórias
Não há nada como riscar um item da sua lista de tarefas. Para evitar a procrastinação, você precisa experimentar esse sentimento de realização e acompanhar seu progresso com cuidado. Pequenas vitórias constroem novos NR3C4s (receptores nucleares ativados por hormônios androgênicos) nas áreas do cérebro responsáveis pela recompensa e motivação.
O aumento desses receptores aumenta a influência da testosterona, o que eleva ainda mais a confiança e a disposição para enfrentar os desafios. Isso mantém você produtivo e em posição para avançar. Às vezes, eliminar itens simples da lista é o bastante para construir a força mental e lidar com tarefas grandes. Lembre-se: não se trata de realizar pequenas atividades para evitar as complexas, mas sim incluir as menores para aumentar seu foco.
-
GettyImages 6. Seja realista
Definir metas surreais para o seu dia é uma ótima maneira de desanimar e sucumbir aos humores negativos que alimentam a procrastinação. Definir objetivos realistas mantém as coisas positivas e o bem-estar necessário para produzir.
-
GettyImages 7. Assuma o controle da sua fala
Dizer a si mesmo que não vai procrastinar praticamente garante a improdutividade. Há um estudo clássico no qual os participantes foram orientados a não pensar em um urso branco. Acontece que é quase impossível evitar pensar em algo dito para si mesmo – já que sua mente gravita em direção àquilo que você tenta evitar.
O truque é desviar sua atenção para algo completamente diferente (e positivo). Em vez de dizer a si mesmo para não procrastinar, pense no que você fará e em como será ótimo tê-lo feito. Dessa forma, sua mente se fixa na ação a ser realizada, em vez de no comportamento a ser evitado.
-
GettyImages 8. Não seja perfeccionista
A maioria dos escritores trabalha incontáveis horas em um brainstorm de personagens e enredo. Eles até escrevem páginas e páginas que sabem que nunca incluirão no livro. Eles fazem isso porque sabem que as ideias precisam de tempo para se desenvolver. Nós tendemos a congelar quando é hora de começar porque sabemos que as ações planejadas não são perfeitas e o que o produto final pode não ser bom.
Mas como você pode produzir algo grandioso se não começar e der tempo às suas ideias para evoluir? A autora Jodi Picoult resume a importância de evitar o perfeccionismo em uma frase: “Você pode editar uma página ruim, mas não pode editar uma página em branco”.
-
GettyImages 9. Concentre-se nos resultados
É normal não gostar de ir ao dentista. Então, por que você vai? Porque traz resultados. O profissional que o atende pode ser muito bom em tornar seus dentes e gengivas mais saudáveis e bonitos. Você também vai porque o incômodo do tratamento não chega nem perto da dor de um dente que precisa ser arrancado ou de uma gengiva inflamada. Você vai ao dentista porque sabe que o processo vale a pena.
A mesma mentalidade se aplica a uma tarefa desafiadora. Embora isso possa deixar você ansioso para começar, não se concentre nisso. Pense em como vai ser ótimo fazer as coisas e em como se sentiria pior se esperasse até o último minuto e não desse seu melhor.
-
GettyImages 10. Perdoe a si mesmo
Não faz sentido castigar-se por procrastinar. Você pode pensar que punir a si mesmo ajuda a evitar a improdutividade futura, mas na verdade tem o efeito oposto: o envia de volta para o ciclo da inércia.
1. Descubra o porquê
Quando você não está com vontade de trabalhar, a procrastinação lhe dá uma mensagem importante. Pode ser algo simples, como a necessidade de fazer uma pausa ou um lanche. Mas também pode ser complexo, como o sentimento de carregar a equipe nas costas ou a insatisfação com o trabalho. Seja o que for, em vez de se punir por procrastinar, reserve um momento para refletir e descobrir por que você adia suas tarefas. Essa simples atitude pode ser a etapa mais relevante para conquistar a produtividade.