Resumo:
- Os empresários mais renomados sabem que estar cercado das pessoas certas é um fator decisivo para o sucesso;
- Há muito valor na contratação. Você tem de encontrar indivíduos talentosos que possuam as habilidades de que sua empresa precisa;
- É necessário conhecer pessoas que se encaixem em sua cultura e possuam competências sutis e necessárias, como comunicação e adaptabilidade – isso tornará a equipe mais envolvida, motivada e leal.
Se você perguntasse a renomados proprietários de empresas o que contribuiu para seu sucesso profissional, receberia várias respostas. Ter uma ótima ideia, investir constantemente em educação e gerenciar proativamente o tempo seriam, provavelmente, algumas das mais comuns. Contudo, os mais inteligentes sabem que cercar-se das pessoas certas também é um fator decisivo.
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Há muito valor na contratação. Você tem de encontrar pessoas talentosas que possuam as habilidades de que sua empresa precisa. Se estiver criando um aplicativo, talvez esta seja uma busca específica por programadores e desenvolvedores de alto desempenho.
Também é necessário conhecer pessoas que se encaixem em sua cultura e possuam competências sutis necessárias, como comunicação e adaptabilidade. Isso tornará a equipe mais envolvida, motivada e leal, o que ajudará a transformar sua ideia em realidade.
No entanto, o recrutamento mudou drasticamente quando entramos em um mercado mais orientado pelos candidatos. Isso significa que os principais talentos escolhem você – e não o contrário. Considerando o quão competitivo é localizar e atraí-los, recrutar tornou-se absolutamente essencial e as técnicas tradicionais não funcionam mais. Hoje, você deve recorrer a táticas de seleção não tradicionais.
As pessoas que o cercam desempenham um grande papel no seu sucesso. Isso significa que o recrutamento requer foco, esforço e disposição para pensar fora da caixa. Funcionários engajados e motivados fazem a diferença entre uma ideia com potencial e uma que causa impacto.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 6 técnicas não tradicionais de recrutamento:
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Getty Images 1. Invista no poder da inteligência artificial
A inteligência artificial revolucionou os negócios: está sendo usada para melhorar a experiência do cliente, tomar decisões melhores e aumentar a produtividade. E também para adquirir talentos.
Segundo um relatório da Deloitte Bersin, as empresas que incorporaram a IA em sua busca de candidatos têm uma receita 18% maior e uma lucratividade 30% acima do que aquelas que não o fazem. A IA ajuda as empresas a localizar o talento certo e eliminar potenciais vieses ao longo do processo de contratação.
Atualmente, a tecnologia está sendo usada no recrutamento por meio de chatbots que ajudam o candidato a concluir o processo de inscrição, além de automatizar áreas como triagem e agendamento. O aprendizado de máquina pode ajudar o empregador a elaborar o anúncio de emprego ideal e verificar entrevistas em vídeo. A IA pode escanear registros para redescobrir candidatos antigos qualificados ou identificar outros já dentro de sua organização. Ela também é capaz de criar uma jornada mais personalizada, como definir o melhor horário para entrar em contato com uma determinada pessoa.
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Getty Images 2. Utilize a realidade virtual
A realidade virtual é outra forma inovadora de recrutamento. De fato, nos últimos anos, uma ampla gama de organizações a está usando. A Jaguar, por exemplo, contou com a ajuda da banda Gorillaz para descobrir engenheiros por meio de um aplicativo de realidade mista para “testar sua curiosidade, persistência, pensamento lateral e habilidades para resolver problemas”.
A empresa de comércio eletrônico Jet.com e a de programas de computador Intuit utilizaram a tecnologia para mostrar às pessoas como é sua cultura no ambiente de trabalho. General Mills, Marriott e Deutsche Bahn, por outro lado, usaram estandes equipados com realidade virtual durante feiras e eventos de carreira para dar aos participantes experiências em primeira mão, iniciativa que ajudou a se destacarem perante outros contratantes. O Commonwealth Bank of Australia utilizou VR para testar as habilidades de tomada de decisão dos candidatos
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Getty Images 3. Procure por candidatos passivos
Candidatos passivos não querem deixar suas posições atuais. No entanto, considerando que 85% dos profissionais empregados no mundo estariam abertos a trocar de emprego, talentos passivos podem ser um excelente recurso.
Você pode usar a IA para pesquisar na internet e analisar dados de candidatos para prever quem seria mais receptivo. Também é possível se conectar com essas pessoas pelo LinkedIn, Twitter e Facebook. Você pode aumentar o apelo de sua marca ao incentivar os funcionários a criar conteúdo, destacar seu crescimento e garantir que suas informações em sites, como o Glassdoor, sejam atualizadas.
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Getty Images 4. Recrute durante o seu tempo livre
Você precisa aproveitar seu tempo livre, mas não faz mal falar sobre o trabalho quando for apropriado. Digamos que você inicie uma conversa com um desenvolvedor durante as férias. Você pode começar a falar sobre o que faz para viver. Ele revela que é um programador, o que é ótimo, já que você está precisando de um profissional da área em sua equipe. Parece que vocês já se dão bem pessoalmente e ele possui um talento necessário em seu negócio. Não perca a oportunidade de oferecer suas informações de contato para marcar uma entrevista.
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Getty Images 5. Provoque uma competição
Se tiver os recursos, essa é uma maneira interessante de recrutar talentos. Se você precisar de um desenvolvedor web, por exemplo, crie uma competição na qual os concorrentes desenvolvam um novo site avaliado por especialistas. O vencedor consegue o emprego – e talvez até alguns prêmios.
Isso não apenas permite ver como as pessoas trabalham e se elas têm o talento que você procura, mas também pode gerar buzz. Como resultado, pode atrair mais candidatos, o que aumenta o reconhecimento da marca.
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Getty Images 6. Utilize o recrutamento por mensagem
Você já se candidatou a um emprego e esperou uma eternidade para obter uma resposta? Com aplicativos de seleção por mensagem, é possível manter o candidato atualizado durante todo o processo. Eles também podem ser utilizados para notificar as pessoas sobre novas vagas e para triagem, agendamento e envio de lembretes. Algumas organizações até usam chatbots para realizar entrevistas.
1. Invista no poder da inteligência artificial
A inteligência artificial revolucionou os negócios: está sendo usada para melhorar a experiência do cliente, tomar decisões melhores e aumentar a produtividade. E também para adquirir talentos.
Segundo um relatório da Deloitte Bersin, as empresas que incorporaram a IA em sua busca de candidatos têm uma receita 18% maior e uma lucratividade 30% acima do que aquelas que não o fazem. A IA ajuda as empresas a localizar o talento certo e eliminar potenciais vieses ao longo do processo de contratação.
Atualmente, a tecnologia está sendo usada no recrutamento por meio de chatbots que ajudam o candidato a concluir o processo de inscrição, além de automatizar áreas como triagem e agendamento. O aprendizado de máquina pode ajudar o empregador a elaborar o anúncio de emprego ideal e verificar entrevistas em vídeo. A IA pode escanear registros para redescobrir candidatos antigos qualificados ou identificar outros já dentro de sua organização. Ela também é capaz de criar uma jornada mais personalizada, como definir o melhor horário para entrar em contato com uma determinada pessoa.
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