Resumo:
- Uma vez que a web é o meio pelo qual se faz praticamente tudo do cotidiano, o marketing pessoal também migrou para o ambiente online;
- Esta estratégia realizada digitalmente permite que mais profissionais aumentem sua visibilidade, se conectem com aqueles que contribuirão para seus interesses e criem relacionamentos significativos para suas carreiras;
- Ser claro quanto à personalidade e ao diferencial próprios, identificar qual rede social é mais compatível com o seu perfil e comunicar-se constantemente com sua rede de conexões são algumas das regras sagradas para o marketing pessoal no mundo digital.
Tudo se tornou digital, inclusive você. Essa mudança pode ter começado com o e-commerce, por conta da Amazon, mas desde que a empresa fundou a agora gigante livraria online em 1994, tudo se transformou digitalmente. A web é o lugar onde fazemos praticamente tudo: compramos ingressos de cinema, buscamos conhecimento, reservamos o assento de avião e determinamos qual restaurante queremos visitar. Além disso, caso você ainda não tenha entendido, é onde procuramos informações sobre nossos colegas de trabalho, gerentes, funcionários de mesmo cargo e vice-versa: seu marketing pessoal também migrou para o ambiente online.
VEJA MAIS: Ana Paula Assis: “Marketing pessoal é algo fundamental”
Essa é uma ótima notícia. De muitas formas, o branding digital nivelou o campo de atuação e permitiu que mais profissionais aumentassem sua visibilidade entre pessoas que podem ser fundamentais para acelerar sua trajetória de carreira. Estar online oferece uma plataforma que não está conectada ao seu título ou a quantas pessoas trabalham para você. Em vez disso, é possível compartilhar seu conhecimento, experiências e opiniões a para chegar a quem vai contribuir para seus interesses e criar relacionamentos significativos.
Isso significa que o seu eu real precisa ser traduzido para o seu eu virtual. Mas estratégias de marketing antigas pessoal ainda se aplicam. Siga essas regras para garantir que sua versão online seja autêntica, atraente e geradora de valor para sua carreira.
-
Getty Images/ Morsa Images 1. Conheça sua promessa única de valor
Você deve ser claro sobre sua personalidade, o que o diferencia de seus colegas e qual é a sua mensagem. A visibilidade não tem valor sem clareza. Esclareça sua marca e transforme seu significado em biografia. Isso servirá como base para o jeito como você fala sobre si mesmo online. O cenário digital está confuso, portanto, sua mensagem única será destacada se estiver clara.
-
Getty Images/ Yuichiro Chino 2. Conheça a comunidade da sua marca
A comunidade da sua marca é o grupo de pessoas que precisam te conhecer. Ele inclui, por exemplo, tomadores de decisão, influenciadores, funcionários de mesmo cargo dentro e fora da empresa e aqueles que podem querer trabalhar para você um dia, entre outros. A era digital facilita a localização e o cultivo dessas conexões cruciais.
-
Getty Images/ Nur Photo 3. Crie um perfil no LinkedIn
O LinkedIn é a rede social para onde aqueles que querem aprender sobre a sua capacidade profissional se destinam. Portanto, verifique se o seu perfil é a sua versão online. Concentre-se especialmente na sua descrição, na foto de perfil e no resumo: eles são os elementos que ajudam você a transmitir sua primeira impressão.
-
Getty Images/ Chesnot 4. Conheça suas preferências de mídia social
É mais provável que você adote o hábito regular de interagir com a comunidade da sua marca online, caso goste do processo. Se o que interessa são recursos visuais, considere o Instagram. Mas, se prefere compartilhar comentários espirituosos e provocativos, o Twitter é sua ferramenta. Você não encontrará uma rede social melhor que o LinkedIn para tornar torne seus artigos visíveis, e, se gosta de ficar na frente da câmera, o YouTube pode ser o seu melhor amigo bem como o instrumento mais valioso para expressar sua liderança no pensamento. Não é necessário ser notório em todas as plataformas de mídia social existentes.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images/ wunder visuals 5. Comprometa-se a ser visível
Marcas fortes não se escondem, elas são visíveis, disponíveis e valiosas para a sua comunidade. Portanto, faça um cronograma a fim de se comunicar com sua rede de conexões. Isso não significa que você precisa postar conteúdo todos os dias, mas sim que deve ser um participante ativo. Comentar as contribuições de outras pessoas e compartilhá-las com a comunidade da sua marca é uma ótima maneira de manter o envolvimento com seus contatos.
-
Getty Images/ Witthaya Prasongsin 6. Avalie o impacto de suas ações
A mudança para o ambiente online oferece uma oportunidade a fim de expandir sua esfera de influência e atrair a atenção dos principais tomadores de decisão. Todavia, nem todas as ações têm o mesmo valor. É importante determinar o que causa maior impacto na sua comunidade e refinar regularmente sua estratégia de comunicação online para garantir que ela funcione para você. Considere métricas como:
1. Conheça sua promessa única de valor
Você deve ser claro sobre sua personalidade, o que o diferencia de seus colegas e qual é a sua mensagem. A visibilidade não tem valor sem clareza. Esclareça sua marca e transforme seu significado em biografia. Isso servirá como base para o jeito como você fala sobre si mesmo online. O cenário digital está confuso, portanto, sua mensagem única será destacada se estiver clara.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.