Até as pessoas mais saudáveis podem se sentir para baixo às segundas-feiras. Fazer uma transição bem-sucedida do modo de final de semana para o de semana de trabalho pode exigir prática. Afinal, muitos fatores estão contra nós nesse momento.
LEIA MAIS: 3 maneiras surpreendentes de aumentar sua produtividade em menos de 3 minutos
Para começar, a ciência diz que dormir mais no fim de semana pode interferir no relógio biológico e resultar em uma manhã de segunda-feira não tão alegre. Como explica a psicóloga Susanna Jernelöv, pesquisadora do sono no Instituto Karolinska da Suécia, “parte disso é por causa do nosso ritmo circadiano, então, quando você dorme mais tarde, é como sofrer um pouco de jet-lag, o que te deixa menos brilhante e alegre.”
E acontece que você nem precisa ter um histórico de segundas-feiras ruins para esperar uma. Uma pesquisa solicitou aos entrevistados que previssem seu humor para cada dia da semana seguinte e, em seguida, pediram que descrevessem seu humor em cada dia da semana anterior. A pesquisa descobriu que os estereótipos associados à tristeza de segunda-feira e ao TGIF (“Thank God It’s Friday”, o popular “sextou”) eram proeminentes nas respostas da pesquisa que previam a próxima semana, mas não tão profundos nas respostas sobre a experiência real dos entrevistados na semana anterior. Se as pessoas experimentam tristeza às segundas-feiras ou não, parece que a expectativa é forte o suficiente para deixá-las ansiosas com o dia.
LEIA TAMBÉM: 5 hábitos capazes de tornar qualquer profissional bem-sucedido em 2020
Mesmo com esses possíveis contratempos físicos e mentais, alguns líderes empresariais conseguem encontrar maneiras de aproveitar o início da semana de trabalho. Entrei em contato com empresários e líderes para saber mais sobre o que os motiva a ir ao escritório com propósito, em vez de pessimismo às segundas-feiras, veja o que eles disseram:
-
GettyImages/ Luis Alvarez 1. Drew Kossoff, CEO, Rainmaker Ad Ventures
Drew Kossoff acha uma pena que muitas pessoas temam as segundas-feiras. Ele normalmente se sente “ansioso nesse dia porque está empolgado com a missão maior em que suas tarefas diárias contribuirão. Kossoff concentra-se em um triplo resultado: pessoas, lucros e planeta. “Como capitalista consciente, sou motivado por minha missão de não apenas ganhar dinheiro, mas fazer a diferença”, explica. “Tenho tantas coisas que quero alcançar e contribuir, e toda segunda-feira apresenta uma nova oportunidade para me desafiar e trabalhar para criar um impacto maior.”
Kossoff disse que medir a diferença que a empresa faz todos os meses o ajuda a se concentrar no impacto, em vez de sucumbir à tristeza de segunda-feira. Por exemplo, o Rainmaker rastreia contribuições para instituições de caridade e dá mais à medida que vê mais sucesso nos negócios. “Conclusão: é muito fácil não dar importância a ‘pequenas coisas’ na segunda-feira de manhã, quando você se concentra nas ‘grandes coisas'”, observa. Ele também acredita que as rotinas preparatórias podem tornar esse dia mais fácil de administrar, então, ele prioriza a limpeza de sua mesa, correios de voz, caixa de entrada de e-mail e textos no final da semana anterior. E ele toma um banho quente de sal Epsom à noite antes de dormir, depois um banho gelado pela manhã. O banho quente reduz o estresse para facilitar uma melhor noite de sono, e o banho frio da manhã o energiza.
-
GettyImages/Thomas Barwick 2. Andrew Schrage, CEO e cofundador, Money Crashers
As segundas-feiras não causam ansiedade a Andrew Schrage. Na verdade, ele acha que as manhãs de segunda-feira são quando ele fica em sua melhor forma. Ele atribui sua visão positiva ao fato de aproveitar o fim de semana, descansar o suficiente e se concentrar no novo começo. “Geralmente vejo as segundas-feiras como o primeiro dia de uma nova semana em que posso fazer progressos significativos no crescimento e desenvolvimento de meus pequenos negócios”, diz. Ao tratar o dia como o início de uma nova semana cheia de chances de expandir seus negócios, Schrage evita os blá-blás da segunda-feira.
“Não uso rotinas específicas de segunda-feira, mas tenho uma lista de tarefas manuscritas para cada um dos meus dias úteis, o que ajuda a garantir que todos eles sejam produtivos e bem-sucedidos”, acrescenta. Para empresários e líderes que veem as segundas-feiras com apreensão, Schrage sugere garantir que o domingo seja um dia de descanso. “Claro, você pode se divertir. Apenas se certifique de que há tempo de inatividade suficiente dentro do cronograma para que o cansaço nunca seja um problema na segunda-feira de manhã”, sugere. Ele diz que tomar um café da manhã saudável e encontrar uma maneira de tornar seu trajeto mais produtivo (como ouvir um podcast de negócios) pode tornar o dia mais brilhante. E se você ainda está com medo da chegada de segunda-feira, planeje uma atividade divertida para a noite. “Quando você tem algo pelo que esperar durante o que normalmente é um dia de trabalho pouco atraente”, observa ele, “suas chances de sucesso durante esse período aumentam muito”.
-
GettyImages/ 10'000 Hours 3. Anthony Clervi, CEO, Una
Anthony Clervi se descreve como um otimista por natureza. “As segundas-feiras sempre parecem um novo começo. São dias novos, emocionantes e cheios de potencial”, diz ele. “Como não vivo esperando os fins de semana, me alegro às segundas-feiras. Você nunca sabe quem poderá conhecer ou que nova ideia poderá surgir”. No entanto, ele ainda tem algumas rotinas para se preparar para o sucesso. Isso inclui preparar sua semana aos domingos e agendar reuniões de alto nível para segunda-feira, para que possa se concentrar em estratégia e execução no resto da semana.
Clervi vê a aversão às manhãs de segunda como um sinal de problemas maiores: “Se você odeia as segundas-feiras ou pensa coisas como ‘mal posso esperar a sexta-feira’, você precisa avaliar por que está se comportando assim. Se essa é a sua mentalidade, então você pode estar no ramo errado”. Ele também pensa que ajustar sua mentalidade pode ter um grande impacto no dia, independentemente do dia da semana.
-
GettyImages/ Westend61 4. Phil Stover, cofundador, PvP.com e Blue Skies Ventures
Quando você ama o que faz, Phil Stover diz: “a distinção entre dias úteis e fins de semana é menos pronunciada em termos de emoções”. Para aproveitar ao máximo as segundas-feiras, Stover tem uma rotina muito específica. Ele acorda com alguma mediação e redação de diário, vai para a academia e define que o dia é exclusivamente dele. “Não aceito chamadas ou reuniões. Pode haver exceções ocasionais, mas não muitas. Uso esse tempo para organizar minha semana, definir prioridades e me concentrar nas tarefas que exigem minha atenção total. A partir daí, me sinto pronto para agir no resto da semana”, explica ele.
Stover admite que, quando trabalhava para grandes empresas, às vezes, sentia alguma ansiedade às segundas-feiras. Apesar disso, ele não tinha aversão ao dia. A chave, diz ele, é equilibrar o que o está motivando com o que não está. “Acho que se você está com medo da semana, existem mais pontos negativos do que positivos. Quando for esse o caso, trabalhe em coisas que possam trazer esse equilíbrio geral de volta no positivo”, aconselha. Para fazer isso, Stover sugere fazer as alterações necessárias em sua semana, não importa quão pequena ou significativa. Stover acredita que existe uma ótima rotina de segunda-feira ideal para todos. Você só precisa encontrar o que funciona para você.
-
Anúncio publicitário -
GettyImages/ Hinterhaus Productions 5. Marc Deiter, diretor, Say Insurance
As segundas-feiras revigoram Marc Deiter. Na opinião dele, cada semana apresenta uma nova oportunidade para melhorar a marca da empresa. Além de café forte, ele tem várias práticas que ajudam a tornar as segundas-feiras as melhores possíveis. Na verdade, sua rotina começa às sextas: “Faço questão de planejar a semana seguinte. Faço ajustes no meu calendário e me certificoe que estou preparado para todas as reuniões e tarefas da próxima semana”, explica.
Então, ele começa todas as manhãs de segunda-feira reunindo-se com a equipe de liderança da empresa. “Discutimos obstáculos previstos naquela semana e lembramos das vitórias da semana anterior”, diz ele. Para os líderes empresariais que se vêem contemplando o dia com consternação, Deiter diz: “Você estabelece o precedente para os próximos cinco dias com sua atitude em apenas alguns momentos simples. Se você se aventurar no escritório com uma atitude encorajadora, sua equipe notará.” Uma cultura de trabalho positiva irá inspirar não apenas sua semana, mas a de seus funcionários também.
1. Drew Kossoff, CEO, Rainmaker Ad Ventures
Drew Kossoff acha uma pena que muitas pessoas temam as segundas-feiras. Ele normalmente se sente “ansioso nesse dia porque está empolgado com a missão maior em que suas tarefas diárias contribuirão. Kossoff concentra-se em um triplo resultado: pessoas, lucros e planeta. “Como capitalista consciente, sou motivado por minha missão de não apenas ganhar dinheiro, mas fazer a diferença”, explica. “Tenho tantas coisas que quero alcançar e contribuir, e toda segunda-feira apresenta uma nova oportunidade para me desafiar e trabalhar para criar um impacto maior.”
Kossoff disse que medir a diferença que a empresa faz todos os meses o ajuda a se concentrar no impacto, em vez de sucumbir à tristeza de segunda-feira. Por exemplo, o Rainmaker rastreia contribuições para instituições de caridade e dá mais à medida que vê mais sucesso nos negócios. “Conclusão: é muito fácil não dar importância a ‘pequenas coisas’ na segunda-feira de manhã, quando você se concentra nas ‘grandes coisas'”, observa. Ele também acredita que as rotinas preparatórias podem tornar esse dia mais fácil de administrar, então, ele prioriza a limpeza de sua mesa, correios de voz, caixa de entrada de e-mail e textos no final da semana anterior. E ele toma um banho quente de sal Epsom à noite antes de dormir, depois um banho gelado pela manhã. O banho quente reduz o estresse para facilitar uma melhor noite de sono, e o banho frio da manhã o energiza.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.