Ao abrir um negócio próprio, a lista de tarefas que a gente tem que fazer é tão grande que parece impossível definir em qual delas devemos nos focar primeiro. Será que o melhor é contratar uma equipe completa de funcionários? Ou então investir numa grande campanha publicitária? Devo ou não devo montar um site para mostrar meus produtos e serviços?
A ideia é que você ofereça um negócio que não apenas dure por anos, como também seja lucrativo e, principalmente, que se destaque em meio a um mercado tão competitivo.
O que eu fiz – e acredito que qualquer empresa pode fazer, não importa o segmento – é adotar uma abordagem a longo prazo. Fazendo escolhas pequenas, deliberadas e muitas vezes “contra-intuitivas”, você se mantém no jogo, conquista clientes fiéis e oferece um serviço diferenciado. Cada um desses três passos eu explico direitinho abaixo. Espia só!
1. Tenha paciência
Comece pequeno! A ansiedade de fazer sua empresa crescer em poucos meses provavelmente vai te forçar a cometer grandes (e caros!) erros. Por exemplo: é comum as pessoas investirem uma boa quantia em divulgação, propagandas caras e websites quando, na verdade, elas devem se focar primeiramente na forma como as poucas pessoas que já experimentaram seu produto ou serviço responderam a ele.
Tente deixar de lado esse desejo de querer resultados instantâneos. Segure a empolgação de aumentar seu número de seguidores nas redes sociais, ou de realizar tantas encomendas que você será obrigada a trabalhar nas madrugadas e finais de semana. Dificilmente esse lucro e engajamento vão se sustentar se você decidir acelerar seu negócio antes de dar pequenos passos.
Você precisa aprender a ser consistente no que faz. Precisa aprender como oferecer um trabalho impecável. Precisa trabalhar duro de verdade, dia e noite, a fim de fazer um produto ou serviço que se destaque diante de outras opções. Só então você será capaz de expandir sua demanda.
2. Não ofereça seu produto ou serviço a qualquer um
á ouviu falar em prevenção de vendas? No mundo dos negócios o termo significa se recusar a vender seus produtos para certas pessoas. É preciso ser honesta e dizer “não compre meu produto” ou “não solicite o meu serviço”. Por quê? Porque nem todo serviço ou produto é indicado a qualquer perfil, faixa-etária, gênero ou personalidade. Não importa o quão bom seu produto ou serviço seja, é preciso ter em mente que você jamais será capaz de agradar a todo mundo.
Seja honesta com os seus clientes. Tente entender o que eles precisam e que tipo de perfil eles possuem. Avalie se o que você oferece é exatamente o que eles precisam e, se necessário, informe que não será possível atender tais demandas. O ideal é que, com o tempo, você atraia somente o seu público alvo e que esses clientes se tornem fieis. Ao mesmo tempo, seu trabalho será visto no mercado com integridade uma vez que você não tirou vantagem de ninguém apenas para aumentar seu lucro no fim do mês.
3. Sempre entregue mais do que é pedido
Ao se tornar uma empreendedora, a ideia que você sempre surpreenda seus clientes da melhor maneira possível. Como? Entregando mais do que o valor que as pessoas investiram. E não digo apenas quantidade material, não! Essa “entrega a mais” é colocar um mimo especial junto com o produto solicitado; é mandar um cartão ou brinde que mostre aos seus clientes que eles são apreciados; é estender a garantia de um produto ou serviço, mesmo sem ter sido solicitado; é garantir que sua equipe esteja sempre pronta para sanar possíveis dúvidas ou problemas, seja pessoalmente, por telefone, e-mail, ou redes sociais.
Não importa que tipo de empresa você possua ou qual você sonha em abrir, essas três dicas acima serão capazes de te ajudar a produzir algo realmente valioso e, principalmente, que se destaque e se mantenha no mercado a longo prazo. Pode acreditar!
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