A lua de mel de trabalhar em casa acabou. Como você aparece online é um reflexo de seu profissionalismo, dedicação e impacto. É hora de melhorar sua carreira, começando com a forma como você se apresenta online.
Eric Yuan, CEO do Zoom, relata que havia mais de 300 milhões de participantes diários em salas do Zoom em abril –e esse número está aumentando a cada dia. O que você pode fazer para melhorar sua presença online, em reuniões virtuais? Para realmente ver o que é possível, entrei em contato com um dos melhores especialistas em apresentações virtuais do mundo: o colaborador da Forbes Brant Pinvidic.
LEIA MAIS: Como o trabalho virtual pode aumentar a produtividade dos funcionários
Brant é o produtor de programas de TV como “The Biggest Loser” (Quem Perde Ganha), “Bar Rescue” e “Extreme Makeover” (Extreme Makeover – Casa dos Sonhos), bem como o autor do livro mais vendido, “The 3-Minute Rule” (A regra dos 3 minutos, em tradução livre). Ele é apaixonado por ajudar líderes a aproveitar os segredos de Hollywood seja em reuniões via Zoom ou qualquer discurso online. Ele ofereceu essas cinco dicas para fornecer uma apresentação virtual poderosa.
Veja na galeria de imagens a seguir:
-
GettyImages/ Alistair Berg 1. Invista em seu estúdio
“Quanto você gastaria”, pergunta Pinvidic, “em uma viagem de negócios tradicional, em que você viajava de avião para se encontrar com um cliente em outro estado, ficava em um quarto de hotel, alugava um carro etc.?” Essa é a quantia que Pinvidic diz que você deve gastar na configuração do seu escritório em casa. Se você depende de apresentações para avançar em sua carreira e se conectar com seus clientes, considere sua câmera, seu histórico e seu áudio. Se você quiser se destacar no meio da multidão, verifique se a sua configuração não está trabalhando contra você. Você não precisa ter um grande seu estúdio, como o dele, mas fazer um investimento no home office é normalmente algo que a maioria das empresas apoiará. Considere um segundo monitor, uma webcam separada e um microfone USB decente, se você quiser ser visto e ouvido da melhor maneira possível.
-
GettyImages/ Julio Ricco 2. Esteja “na pista para negócio”
“Em todo pitch, é preciso ter algo que é acionável”, diz Pinvidic, apontando que você precisa se preparar para o sucesso, certificando-se de que está tudo na mesa. Qual é o plano de ação que você está oferecendo? “Quando proponho uma ideia de programa, tenho que estar pronto para o próximo passo lógico e, se alguém quiser fazer um acordo, tenho que estar preparado”. Você também. Qual é o resultado da apresentação? Qual é o acordo que você está preparado para fazer? O que está em jogo nesta apresentação –para você, para o seu público, para a sua empresa? Se você não tiver certeza, talvez a sua próxima reunião do Zoom precise ser um e-mail.
-
GettyImages/ Alistair Berg 3. Seja direto e seja um diretor
“Por que você está fazendo essa reunião no Zoom?”, Pinvidic pergunta, retoricamente. “Quando você coloca as pessoas online, elas provavelmente estão em seus escritórios em casa, onde têm muitas distrações”. Vá direto ao ponto e seja claro sobre o que espera realizar com a reunião. Brant diz que você precisa pensar como diretor –edite os slides extras e reduza as coisas que não precisa. Porque é isso que as pessoas querem em uma apresentação virtual: clareza. Se você ainda estiver entregando o mesmo PowerPoint antigo como se fosse 2019, estará cometendo um grande erro. O mundo mudou: você está usando as ferramentas de ontem para alcançar os resultados de amanhã?
-
GettyImages/ Oliver Rossi 4. Prepare-se para a competição
“Quando você cozinha algo, sempre prepara os ingredientes com antecedência. Você não cria uma ótima refeição sem planejamento e preparação”, compartilha Pinvidic. “Você precisa preparar sua apresentação exatamente da mesma maneira. Você tem que se preparar para a competição. Não estou falando apenas de outros negócios, mas de milhões de distrações que competem pela mentalidade de seu público. Você deve dedicar mais tempo e energia à apresentação virtual, porque os riscos são maiores. ” Você não pode comparecer a uma reunião às 12h59 e pressionar o botão “Participar da reunião”. É necessário fazer algum esforço se quiser se destacar e compartilhar sua história. O que você poderia fazer para planejar transições mais suaves, melhores perguntas e respostas ou entrega simplificada em sua próxima apresentação em PowerPoint?
-
Anúncio publicitário -
GettyImages/ Taiyou Nomachi 5. Preste atenção ao ambiente
Ele aqui se refere à pilha de roupas ao lado dos brinquedos quebrados ao lado da caixa para gatos –é o que todos na ligação Zoom veem quando você fica online. Não deixe sua carreira ao acaso: olhe o seu ambiente de fundo como se fosse um diretor de filme e crie um cenário que mostre seu profissionalismo. As reuniões virtuais são uma janela para o seu mundo –verifique se a câmera revela o seu melhor. “Seja cuidadoso com o seu cenário e garanta uma iluminação decente”, diz Pinvidic –dessa maneira, você aparece da melhor maneira possível.
1. Invista em seu estúdio
“Quanto você gastaria”, pergunta Pinvidic, “em uma viagem de negócios tradicional, em que você viajava de avião para se encontrar com um cliente em outro estado, ficava em um quarto de hotel, alugava um carro etc.?” Essa é a quantia que Pinvidic diz que você deve gastar na configuração do seu escritório em casa. Se você depende de apresentações para avançar em sua carreira e se conectar com seus clientes, considere sua câmera, seu histórico e seu áudio. Se você quiser se destacar no meio da multidão, verifique se a sua configuração não está trabalhando contra você. Você não precisa ter um grande seu estúdio, como o dele, mas fazer um investimento no home office é normalmente algo que a maioria das empresas apoiará. Considere um segundo monitor, uma webcam separada e um microfone USB decente, se você quiser ser visto e ouvido da melhor maneira possível.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.