Segundo uma pesquisa do Gartner divulgada em junho, 82% dos 127 líderes de empresas entrevistados relataram a intenção de adotar o trabalho remoto como parte da rotina das companhias, enquanto 47% revelaram o desejo de implementar o home office em tempo integral.
Diante do atual contexto, a adaptação da força de trabalho representa um desafio, tanto para os funcionários quanto para as companhias. Para muitas organizações, motivar e envolver os trabalhadores nunca foi tão desafiador.
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Veja, na galeria de fotos a seguir, 19 práticas que podem ajudar as empresas a gerenciar as comunicações dos funcionários, mantê-los alinhados e ter resultados durante o período de home office:
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Alistair Berg/Getty Images 1. Construa uma comunicação com a equipe para alcançar resultados
Líderes devem permanecer atentos ao propósito, missão e valores da empresa. A comunicação direta, consistente e sistemática dos executivos provou ser um fator importante para impulsionar a motivação e o engajamento dos funcionários.
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Filadendron/Getty Images 2. Defina expectativas
Os líderes devem ter a capacidade de reunir pessoas e criar ímpeto, animando os funcionários por meio de palavras e ações. Dessa forma, eles garantem que a estratégia, expectativas e operações da empresa sejam revisadas, atualizadas e comunicadas, detalhando as mudanças temporárias e permanentes e alinhando os funcionários com a missão da organização.
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Jasmin Merdan/Getty Images 3. Seja compreensivo e empático
Pessoas administram situações de crise de maneiras diferentes, de acordo com o contexto social de cada família. Tenha empatia e entenda seus funcionários, pois as condições atuais exigem muita comunicação humana. Ouça o que eles têm a dizer e deixe-os expressar suas preocupações.
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Shestock/Getty Images 4. Construa uma cultura de confiança
A transparência é fundamental para os líderes na comunicação com os funcionários, seja compartilhando boas ou más notícias. Isso constrói e melhora a cultura de confiança da empresa.
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Prasit/Getty Images 5. Mantenha uma comunicação clara
A pressa para mudar hábitos de trabalho requer a adaptação de políticas e procedimentos para garantir a continuidade dos negócios. Os líderes devem assegurar que os funcionários recebam e compreendam todas as informações essenciais sobre o novo contexto de trabalho. Isso irá mantê-los focados no que é mais importante.
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MoMo Productions/Getty Images 6. Foque nas comunicações
Produza comunicações acessíveis e de fácil entendimento para que os colaboradores saibam em qual segmento procurar determinadas informações.
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Leo Patrizi/Getty Images 7. Construa uma rotina
A melhor maneira de construir uma comunicação sólida é estabelecer um único canal para compartilhar as notícias e informações com a equipe.
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Virojt Changyencham/Getty Images 8. Alinhe as comunicações internas e externas
Trabalhe com as equipes de marketing e relações públicas da sua empresa para garantir um alinhamento entre a comunicação com os funcionários e o público externo. Antes de informar os clientes sobre quaisquer mudanças importantes, avise primeiro a equipe.
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Pacific Images/Getty Images 9. Desenvolva a capacidade dos funcionários
Forneça às equipes que trabalham em contato com os clientes o suporte, o treinamento e as informações necessárias para enfrentar quaisquer desafios.
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Tom Werner/Getty Images 10. Forneça estrutura tecnológica
Ao trabalhar remotamente, a empresa precisa providenciar novas tecnologias e abordagens para manter os funcionários alinhados e motivados.
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Westend/Getty Images 11. Potencialize as estruturas já existentes
É melhor trabalhar com as plataformas já adotadas por sua empresa, pois os funcionários já estão familiarizados, mas mude a maneira como você usa as ferramentas existentes. Por exemplo: mande mais vídeos, fotos e recursos visuais para as equipes para descontrair a rotina de trabalho e oferecer melhor experiência para o funcionário.
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Jose Luis Pelaez/Getty Images 12. Reconheça um bom trabalho
Recompensar os funcionários pelo trabalho e adaptabilidade à mudança é fundamental para motivá-los à produtividade. O reconhecimento assume muitas formas diferentes. Uma simples mensagem ou telefonema pode fazer uma grande diferença para que os trabalhadores se sintam valorizados.
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Luis Alvarez/Getty Images 13. Incentive o feedback
Os funcionários são, quase sempre, o primeiro ponto de contato da empresa com os clientes, por isso, a opinião deles é muito importante.
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Dowell/Getty Images 14. Desenvolva o trabalho em equipe e a colaboração
Encontre maneiras criativas de mobilizar os funcionários para resolver problemas e chegar às melhores soluções. Afinal, estamos todos juntos nisso.
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Luis Alvarez/Getty Images R$ 61.250,00
Valor que um empregador pode economizar por funcionário a cada ano de home office, mesmo que seja só meio período, de acordo com o Global Workplace Analytics, empresa especializada em consultoria de pesquisa sobre o futuro do trabalho.
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Mesquita FMS/Getty Images 16. Crie canais sociais
Quando ficar difícil alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, planeje uma atividade social para os funcionários, como um passeio virtual por uma galeria de arte, um café via chamada de vídeo ou uma ação de relacionamento em equipe para trazer um pouco de diversão à experiência do trabalho remoto.
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Alto-Frederic Cirou/Getty Images 17. É normal não se sentir bem
O que costumava funcionar no passado pode não funcionar mais atualmente, mas não deixe isso desestabilizar sua vida pessoal ou a empresa. Trabalhe com agilidade e conforto. Com a curva de produtividade em queda, orçamentos apertados e falta de visão a longo prazo, tente fazer o melhor com o que os funcionários podem oferecer neste momento.
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Ezra Bailey/Getty Images 18. Seja um líder
Os funcionários olharão para você em busca de apoio – como devem se sentir e agir. Esteja atento à sua atitude e tom de voz. Interaja com eles com vontade e mente e coração abertos.
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Westend61/Getty Images 19. Esteja aberto para o “novo normal”
A maioria das mudanças ao redor do mundo veio para ficar. Abrace as transformações e adapte-se a elas. Agilidade é a postura chave para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Este é um ótimo momento para perceber os pontos fortes da comunicação de uma empresa e aprimorá-los.
1. Construa uma comunicação com a equipe para alcançar resultados
Líderes devem permanecer atentos ao propósito, missão e valores da empresa. A comunicação direta, consistente e sistemática dos executivos provou ser um fator importante para impulsionar a motivação e o engajamento dos funcionários.
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