Você sonha em construir seus próprios seguidores leais no YouTube para finalmente poder pedir demissão do seu trabalho atual?
Você não está sozinho. Muitos criadores estão se unindo à plataforma na pandemia para tentar transformar seus sonhos em realidade e ganhar uma parte dos bilhões de dólares gerados pela receita de publicidade do YouTube.
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Nunca é tarde demais para se tornar um “youtuber famoso” ou construir um negócio viável a partir de seguidores leais na plataforma, mas é uma atividade definitivamente competitiva.
Recentemente, conversei com a youtuber Ashley, mais conhecida pelos fãs como bestdressed, para discutir o que é preciso para ser bem-sucedido dentro do YouTube. O espirituoso canal de vlog com foco em moda para garotas em seus 20 vinte anos, tem mais de 3,6 milhões de inscritos, com muitos dos vídeos atingindo de 1 a 11 milhões de visualizações frequentemente.
Bestdressed compartilhou algumas dicas práticas para criar conteúdos populares e aumentar sua audiência no YouTube. Ela também falou sobre os lados mais sombrios da fama na internet e como se proteger de uma espiral de ódio a si mesmo.
Veja na galeria a seguir cinco dicas para se tornar um youtuber de sucesso:
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Srdjan Pav/ Getty Images 1. Seja consistente e seja você mesmo
Bestdressed atribui seu sucesso a um cronograma rígido que a forçou a postar de forma consistente. “Isso pode dar um empurrãozinho se você se sentir sem inspiração ou motivação para fazer um post ou apenas tentar algo novo. Também uso essa mesma estratégia para combater o perfeccionismo, que pode impedir você de compartilhar seu conteúdo.”
Ashley Villa, fundadora e sócia-gerente da Rare Global, uma empresa de gestão de talentos dirigida por mulheres que inclui o canal bestdressed e Michelle Phan (uma das pioneiras em canais da plataforma de maquiagem), concorda fortemente com ela. “O mais importante é que você realmente precisa gostar de criar conteúdo e precisa ser consistente. A maneira mais fácil de fazer isso é se concentrar no que você gosta e em sua perspectiva única. Evolua seu conteúdo conforme suas preferências mudam”, diz Villa.
Quando bestdressed criou seu canal no YouTube em seu último ano do ensino médio, ela pensou que precisava ser “alegre e sorridente” o tempo todo, como todos os outros youtubers que ela seguia. Mas as pessoas começaram a realmente se conectar quando ela começou a ser ela mesma: “É mais fácil falar do que fazer, já que todos se inspiram nos outros criadores famosos. Mas a mágica acontece quando você se sente confortável na frente da câmera e age como você mesma.”
Outros criadores, como a influenciadora e youtuber Jenn Im, também estão focando na paixão para criar conteúdo. Villa diz: “Jenn recentemente começou a se concentrar mais em comida, especialmente na comida coreana. Ela adora cozinhar, entreter e compartilhar culinária cultural com amigos e entes queridos. Isso se destaca em seus vídeos, e os inscritos estão adorando.”
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Westend 61/ Getty Images 2. Aumente seu público com as colaborações certas
Os criadores de conteúdo do YouTube devem pensar em colaborações desde o início. “Conteúdo compartilhado com outros criadores é uma ótima maneira de ganhar exposição e expandir seu público”, diz Villa.
Para que uma colaboração seja bem-sucedida, ela precisa fazer sentido organicamente. Villa compartilha as seguintes dicas para todos os youtubers: “Os espectadores são inteligentes, eles sentem a inautenticidade de um conteúdo. Entre em contato com criadores de conteúdo que você adora assistir e encontre uma maneira criativa de fazerem um vídeo juntos, para compartilhar nos canais uns dos outros. O público vai ficar animado em conhecer um novo convidado em uma plataforma familiar e podem se tornar novos fãs.”
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Jasmin Merdan/ Getty Images 3. Não espere ficar rico da noite para o dia
It took Bestdressed about one and a half to two years before she made $100 on a Youtube video. This can be frustrating, and it can be hard to stay motivated to spend two years creating content without positive feedback. However, Bestdressed encourages us to all keep grinding at Youtube, because those efforts really “snowball and pay off” over time.
Bestdressed levou cerca de um ano e meio a dois anos antes de ganhar US$ 100 em um vídeo no Youtube. Isso é frustrante e pode ser difícil ficar motivado para passar dois anos criando conteúdo sem feedback positivo. No entanto, ela nos incentiva a continuar trabalhando no Youtube, porque esses esforços realmente “crescem como uma bola de neve e vale a pena esperar”.
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4. Proteja-se contra o “autoflagelo digital”
Bestdressed se considera uma garota sensível, por isso ela estabelece limites para se proteger de “autoflagelo digital”. Essa atitude é quando alguém, frequentemente inconscientemente, rola a sua página para procurar comentários maldosos sobre si mesmo ou procura o próprio nome em fóruns de fofocas.
Uma de suas estratégias para evitar o problema é ler apenas alguns dos comentários em seus vídeos do YouTube logo após o envio, e não lê-los mais depois. Bestdressed também acredita que é extremamente importante ter uma rede de suporte forte na vida real. Interagir com amigos que o amam, independentemente do que a internet pensa protege e ajuda a manter os pés no chão.
“Meus amigos me ajudam a desfazer quaisquer camadas inconscientes de ódio e bobagens que penso sobre mim mesma, porque simplesmente não posso fingir ou me xingar na frente deles”, diz Bestdressed.
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Travel Couples/ Getty Images 5. Não há atalhos para um público leal e engajado no YouTube
Em vez de tentar fazer vídeos virais, bestdressed acredita que o caminho para o sucesso no YouTube exige trabalho árduo e ótimos conteúdos que vão criar nas pessoas a vontade de voltar. Ela realmente acredita em um princípio que chama de “clickbait reverso”. “Não quero que meus títulos sejam enganosos, quero que o vídeo seja melhor do que o título sugere. Assim, as pessoas acham que o conteúdo foi melhor do que esperavam”, explica ela.
Formada pela escola de cinema da UCLA, com uma especialização em roteiro, bestdressed sabe da importância de uma boa narrativa. Aqui estão algumas de suas dicas para criar conteúdo de vídeo atraente no YouTube:
– Tenha uma introdução forte que defina expectativas para seu vídeo e familiarize os novos espectadores com quem você é e como é seu conteúdo.
– Corte qualquer conteúdo desnecessário. Combine filmagens diferentes sempre que possível. Por exemplo. se você está fazendo um vlog, pode sobrepor sua voz em uma montagem mostrando o que está fazendo, isso torna o vídeo mais curto.
– Pergunte a si mesmo: “Este é um vídeo no qual eu clicaria e do qual eu gostaria?” Se não for, você tem de trabalhar mais nele antes de publicá-lo.
– Uma boa iluminação natural é poderosa, pois pode transformar algo gravado com uma câmera barata em conteúdo profissional. Tente usar uma janela, por exemplo.
– Som é mais importante do que visual. “As pessoas não assistirão a um vídeo com som ruim. Mas, se o seu vídeo estiver um pouco pixelado ou se você estiver filmando no seu telefone, mas o som estiver bom, ele vai ter audiência”, diz bestdressed. Usar um microfone adequado ajuda muito, mas você pode até gravar usando o aplicativo do seu celular. Na pior das hipóteses, ela recomenda adicionar legendas se você não puder resolver seus problemas de áudio.
1. Seja consistente e seja você mesmo
Bestdressed atribui seu sucesso a um cronograma rígido que a forçou a postar de forma consistente. “Isso pode dar um empurrãozinho se você se sentir sem inspiração ou motivação para fazer um post ou apenas tentar algo novo. Também uso essa mesma estratégia para combater o perfeccionismo, que pode impedir você de compartilhar seu conteúdo.”
Ashley Villa, fundadora e sócia-gerente da Rare Global, uma empresa de gestão de talentos dirigida por mulheres que inclui o canal bestdressed e Michelle Phan (uma das pioneiras em canais da plataforma de maquiagem), concorda fortemente com ela. “O mais importante é que você realmente precisa gostar de criar conteúdo e precisa ser consistente. A maneira mais fácil de fazer isso é se concentrar no que você gosta e em sua perspectiva única. Evolua seu conteúdo conforme suas preferências mudam”, diz Villa.
Quando bestdressed criou seu canal no YouTube em seu último ano do ensino médio, ela pensou que precisava ser “alegre e sorridente” o tempo todo, como todos os outros youtubers que ela seguia. Mas as pessoas começaram a realmente se conectar quando ela começou a ser ela mesma: “É mais fácil falar do que fazer, já que todos se inspiram nos outros criadores famosos. Mas a mágica acontece quando você se sente confortável na frente da câmera e age como você mesma.”
Outros criadores, como a influenciadora e youtuber Jenn Im, também estão focando na paixão para criar conteúdo. Villa diz: “Jenn recentemente começou a se concentrar mais em comida, especialmente na comida coreana. Ela adora cozinhar, entreter e compartilhar culinária cultural com amigos e entes queridos. Isso se destaca em seus vídeos, e os inscritos estão adorando.”
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