5 maneiras de se tornar um líder melhor e liberar seu potencial interno
NJ Falk
28 de abril de 2021
Thomas Barwick/Getty Images
Com o mercado se abrindo, as marcas que abraçam a cultura e o engajamento dos funcionários saem ganhando
A pandemia da Covid-19 causou uma mudança drástica em nossas vidas e nos nossos meios de subsistência. Desde o aumento na demanda por serviços de entrega, até a normalização das teleconsultas e a percepção cada vez maior de que você pode trabalhar de qualquer lugar, até mesmo dentro de um trailer. No entanto, há um elemento que não está recebendo tanta atenção dos profissionais de marketing – a introspecção entre a liderança, as equipe e marca.
Barbara Yolles, CEO da Ludwig +, uma agência de marketing de aceleração de negócios, cuja experiência abrange desde o McDonald’s até as principais agências de publicidade, como a McCann North America e Campbell Ewald, foi uma das primeiras profissionais a mergulhar de cabeça nas mudanças desse novo cenário.
Conhecida por arquitetar soluções que mudam o destino de uma empresa, Barbara observou que durante o isolamento “muitos indivíduos estiveram mais dispostos a se voltar para dentro e refletir sobre suas próprias razões para serem do jeito que são.” Nesses momentos, a executiva viu como “estamos encontrando maneiras de reinventar e revigorar nossas vidas, para abrir novos caminhos como a melhor versão de nós mesmos”.
Barbara leva esses insights um passo adiante, enfatizando que “este nível de introspecção também deve se aplicar a marcas, especialmente no cenário atual de negócios”, onde criar conexões emocionais profundas entre empresas e consumidores é uma das principais tendências de marketing digital a serem adotadas em 2021.
O resultado do grande crescimento do comércio eletrônico, juntamente com as mídias sociais se tornando um dos principais canais de compra, assim como o aumento do marketing de multicanal e dos ganhos através do “boca a boca” (que muitas vezes supera o conteúdo criado pelos profissionais), agora está levando a marca a encontrar novas maneiras de desbloquear seu potencial interno e se tornar a melhor versão de si mesma.
Caroline Tien-Spalding, CMO da Aptology, empresa que se especializou em entender o “porquê” do desempenho dos funcionários e da equipe, expandiu essa tendência ao prever no Hubspot que “o marketing vai evoluir em 2021. Ele, que sempre foi sobre entender as pessoas e agir com base nesse conhecimento. Uma diferença fundamental agora é que esses profissionais podem saber mais do que nunca. É a ascensão do psicólogo e do profissional de marketing digital”.
Com o mercado se abrindo, as marcas que abraçam a cultura e o engajamento dos funcionários saem ganhando. Nesse novo normal, sua equipe e seus clientes estão olhando para dentro para encontrar sua razão de ser. Agora é o momento perfeito para voltar atrás e ser introspectivo. Procure dentro de você o que o move e não tenha medo de se reinventar. As marcas permanecem relevantes quando acompanham as mudanças dos tempos.
Essa tendência mostra como a construção da marca, as equipes e a colaboração precisam ser repensadas. Barbara compartilha cinco recomendações sobre como desbloquear o potencial da sua marca, tornando-se um líder melhor nesse novo ambiente de trabalho híbrido. O objetivo é ajudar sua equipe a se tornar a melhor versão possível de si mesma, o que, por sua vez, impulsionará a marca.
Veja, na galeria abaixo, cinco dicas de como se tornar um líder melhor a partir da liberação do seu potencial interno: