Nesta quinzena, o C-Suite traz as movimentações de C-Levels de diferentes setores, com destaque para as fintechs. A fintech brasileira Nubank anunciou que David Vélez está assumindo a liderança global da instituição, uma cadeira que não existia. Com esse movimento, Cristina Junqueira, uma das cofundadoras do banco digital, passa a ocupar a posição de CEO no Brasil.
Ainda no setor financeiro, o PicPay anunciou a contratação de Guilherme Telles para comandar a estratégia e o marketing da empresa. O executivo foi o responsável por trazer o Uber para o Brasil em 2014 e é sócio do fundo de venture capital Atlantico. Já a Bitso Brasil, uma das maiores plataformas de criptomoedas da América Latina em volume, comunicou a chegada de Marcos Jarne, ex-Nubank, como country manager.
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No setor de cosméticos, o destaque vai para a L’Oreal Brasil, que anunciou a saída de An Verhulst-Santos da liderança. A executiva parte para o Canadá, onde assumirá como presidente e diretora geral da operação local da gigante de cosméticos. Enquanto isso, quem fica no comando da companhia no Brasil é Marcelo Zimet, ex-CEO da L’Oreal Argentina.
Nesta edição, o C-Suite conversou com Milena Palumbo, nova CEO da multinacional francesa GL events no Brasil. A executiva, que tem 15 anos de experiência no setor, é a primeira mulher na liderança em mais de 40 anos de atuação global da empresa. Bacharel em turismo, com especialização em gestão de negócios e comercial, Milena foi responsável por conduzir eventos como a Bienal do Livro Rio e Mondial de La Bière.
Leia, a seguir, os planos de Milena no comando da GL events:
Forbes: Como uma empresa especializada em grandes eventos faz para se tornar resiliente em meio a uma pandemia e ao consequente isolamento social?
Milena Palumbo: Resiliência é uma característica intrínseca ao mercado de eventos, independente do momento, uma vez que convivemos com altos e baixos o tempo todo. Há o desafio de fazer um negócio – leia-se evento – dar muito certo em dois ou três dias, enquanto qualquer outro mercado tem muito mais tempo para errar, consertar, testar e maturar qualquer decisão. O nosso negócio é em tempo real. Se o planejado por acaso não estiver dando o resultado esperado, temos que replanejar e implementar imediatamente. Isso faz com que esse seja um mercado não apenas resiliente por natureza como extremamente ágil e criativo.
Neste momento, em especial, estamos lidando com a maior crise da história recente e convivendo com a paralisação total do setor pela primeira vez. Não é trivial, nem tem sido fácil, mas temos aprendido muito e dedicado todos os nossos esforços a criar e desenvolver novos negócios e reinventar outros, de forma a estarmos preparados para a retomada.
A sociedade está esperando por isso, ninguém aguenta mais ficar recluso. O ser humano é social, precisa do encontro, e o evento proporciona isso não apenas no entretenimento – que mostrou sua essencialidade nessa pandemia – quanto em formatos B2B, pois há setores que precisam “ver de perto” os produtos antes de comprar, como o têxtil e de estética, para citar apenas dois exemplos.
O isolamento está nos mostrando o quanto a interação presencial é importante, tanto para o entretenimento quanto para os negócios, o que garante que os eventos, em breve, estejam de volta. Apesar das adaptações virtuais funcionarem como paliativos em alguns casos e com boa potencialidade em outros, elas não substituem – e nunca substituirão – o presencial.
E, no nosso caso, em especial, o modelo de negócio está pautado em relações sólidas e de longo prazo, a exemplo de concessões de espaços com mais de 20 anos de contrato e sócios parceiros em diversos eventos proprietários, o que exige e reforça um DNA resiliente.
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F: Como você avalia o setor este ano em comparação ao ano passado?
MP: A GL events é uma multinacional francesa que opera em 27 países, com a gestão de 51 espaços de eventos, e todos ficaram fechados. Tivemos poucos no primeiro bimestre do ano passado e, em seguida, o setor ficou totalmente parado e sem perspectivas de retorno, em um ambiente de incertezas. Na China, por exemplo, voltamos a operar em dezembro com grande crescimento. Por aqui, registramos faturamento com a prestação de serviços para a construção de hospitais de campanha, operados pela GL events Live, especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para situações de todos os tipos e portes.
Para 2021, temos previsões mais positivas. Com o processo de vacinação acontecendo no mundo todo, podemos prever um segundo semestre de retomada, especialmente no último trimestre do ano, quando haverá uma grande concentração de eventos que acabaram represados ao longo do ano. Claro que com as adaptações necessárias e seguindo todos os protocolos de segurança, mas já com um cenário mais estável.
F: Qual a importância de uma liderança criativa em meio às restrições dos últimos meses?
MP: Resiliência e criatividade andam juntas. Não só para lidar com as restrições deste momento, mas para o mercado de eventos em geral. Trabalhar com planejamento e execução nos permite um exercício mais intenso da criatividade e do dinamismo, exigindo, inclusive, uma boa dose de ousadia. Nós atuamos na cadeia completa de eventos, desde a gestão de espaços, passando pela produção de feiras até a prestação de serviços e, assim, temos mais espaço para aplicar inovação, para trazermos soluções dinâmicas e imediatas. Podemos, por exemplo, mudar totalmente a estrutura de um evento de uma edição para outra, movimento que se torna inviável em outros negócios, ou ainda adaptar nossos espaços e incorporar novas prestações de serviços.
Precisamos estar sempre atentos às mudanças culturais e de comportamento de diversos mercados, pois o setor de eventos mergulha no universo de todos os outros segmentos econômicos – de agronegócio e construção civil à literatura, gastronomia e moda. Temos o privilégio de conhecer um pouco de cada um deles, suas dores e desafios. Estudamos seus públicos e mercado, com o objetivo de desenvolver eventos que conversem com as necessidades de cada um, o que muda o tempo todo. Então, a cada nova edição é preciso buscar novas formas de conexão com os públicos.
F: Quais suas expectativas para os primeiros seis meses como nova CEO da GL events?
MP: Serão meses de planejamento, principalmente por conta da concessão do gigante Anhembi – um projeto completo do desenvolvimento imobiliário, passando pela modernização dos equipamentos de eventos existentes e criação de novos produtos como uma Arena Multiuso. Os próximos meses serão também, sem dúvida, de avaliação de novas oportunidades de negócios. Estamos em um momento de transformação do mercado que requer análises cuidadosas para nortear os próximos investimentos da companhia no país, mas com uma série de novas oportunidades.
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:
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Divulgação Riachuelo contrata Claudia Albuquerque para comandar área de compras e estilo
O grupo Riachuelo anunciou a contratação de Claudia Albuquerque como nova diretora de estilo e compras da marca. Com 30 anos de experiência no varejo, a executiva deixou o cargo de diretora na Animale, do Grupo Soma, para se juntar à loja de departamentos. A nova líder terá como objetivo a ampliação dos portfólios de produtos da marca. Claudia acumula passagens por cargos de liderança no setor, como a vice-presidência do grupo Restoque (que engloba as marcas Le Lis Blanc, Bo.Bô, John, Rosa Chá, Dudalina e Individual) e a direção do departamento de feminino e infantil da C&A.
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Divulgação Novonor anuncia mudança de CEO e de presidente do conselho
O conselho de administração da Novonor S.A. – ex-Odebrecht – anunciou que o presidente José Mauro Carneiro da Cunha deve assumir o cargo de diretor presidente do grupo em substituição a Ruy Sampaio. Enquanto isso, o lugar do executivo será ocupado pelo cubano Héctor Núnez, ex-vice-presidente de operações da Coca-Cola. Carneiro da Cunha passou a atuar no conselho da empreiteira em outubro de 2019, e em dezembro passou a presidi-lo. Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, iniciou a carreira em 1974 no BNDES, onde, até 2002, exerceu diversas funções e ocupou diferentes cargos executivos. Antes de chegar à Novonor, participou do conselho de administração de várias empresas, como Telemar, Oi, Vale, Light, Santo Antônio Energia e Banestes, entre outras.
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Divulgação Neo promove Rodrigo Quadrado a diretor de customer experience
A Neo, especializada em tecnologia e na criação de produtos digitais, anunciou Rodrigo Pereira Quadrado como seu novo diretor de customer experience. Na empresa desde 2019, o executivo tem 19 anos de experiência em contact centers B2C e B2B, com ênfase no gerenciamento de equipes de planejamento e tráfego, gestão operacional, gestão financeira e terceirização de serviços. Formado em marketing pela Unicid/SP e em direito pela Universidade São Judas Tadeu, Quadrado tem pós-graduação em serviços pela Fundação Vanzolini.
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Divulgação Angelo Guerra é nomeado CEO da NEC no Brasil
A NEC, multinacional japonesa de tecnologia e comunicação, acaba de promover mudanças na estrutura de suas lideranças no Brasil. Angelo Guerra, que ocupava a posição de vice-presidente da empresa, assume imediatamente o cargo de CEO no país. O executivo, que concentra ampla experiência no mercado de telecomunicações, será o responsável por conduzir a empresa durante os planos de volta da NEC ao segmento de redes móveis locais com a estratégia de open RAN. Além do enfoque no planejamento de novos negócios e parcerias, Guerra tem o desafio de reforçar alguns pilares da empresa, como a liderança em integração de variadas tecnologias e fornecedores.
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Divulgação Guilherme Maradei é o novo presidente da Natulab
A Natulab, laboratório dedicado a fitoterápicos, suplementos e medicamentos isentos de prescrição, apresentou Guilherme Maradei como seu novo presidente. O executivo tem formação em engenharia de produção e mestrado em administração de empresas com ênfase em marketing, gestão de negócios de saúde e estratégia de negócios. Com mais de 20 anos de experiência, Maradei já atuou em empresas como Procter & Gamble, McKinsey & Company, Pfizer, Valeant e Merck.
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Reprodução/Forbes Tyrone Brewer é nomeado presidente da MSD para a América Latina
A biofarmacêutica global MSD nomeou Tyrone Brewer como seu novo presidente para a América Latina. Nessa função, o executivo vai liderar o negócio de saúde humana, concentrando-se na consolidação da liderança da companhia em suas áreas de especialidade, como oncologia, vacinas, diabetes, resistência antimicrobiana, especialidade hospitalar e HIV. Brewer assume a função anteriormente ocupada por Jan Van Acker, que é atualmente presidente de mercados emergentes, com responsabilidade por mais de 70 países na Ásia Pacífico, Europa Oriental, Oriente Médio, África e América Latina. Antes de atuar na região, o executivo ocupou vários cargos no negócio de oncologia, incluindo vice-presidente associado global de estratégia e vice-presidente global de estratégia de negócios e marketing. Tyrone é norte-americano e recebeu seu bacharelado em ciências (BS) pelo The College of New Jersey.
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Divulgação MCI anuncia chegada de Fabio Rossi como diretor executivo de negócios no Brasil
A MCI, agência global de engajamento e marketing, anuncia a chegada de Fabio Rossi como diretor executivo de negócios no Brasil. A contratação do executivo faz parte dos investimentos que a marca tem feito no cenário nacional, com perspectivas otimistas para o segundo semestre. Rossi estava, desde 2014, à frente da Flytour Eventos.
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Divulgação Marcelo Zimet é o novo presidente da L’Oréal Brasil
A L’Oréal Brasil anunciou Marcelo Zimet como o novo presidente do grupo no país. A movimentação aconteceu após a saída de An Verhulst-Santos, que deve assumir a posição de presidente e diretora geral da L’Oréal Canadá. Zimet está há nove anos na empresa e se torna o primeiro presidente brasileiro do grupo. Com experiência como CEO da L’Oréal Argentina, o executivo acumula uma longa passagem pela Colgate, onde foi country managing director no Equador e na República Checa.
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Divulgação Intuit QuickBooks anuncia Tiago Tadeu como head de vendas
A Intuit QuickBooks, fintech norte-americana desenvolvedora de sistemas de gestão financeira para pequenas empresas e escritórios contábeis, anunciou Tiago Tadeu como head de vendas. Entre os desafios do executivo está a consolidação do sistema QuickBooks no mercado brasileiro. Tadeu, que está há pouco mais de dois anos na companhia, foi o primeiro colaborador a ser contratado para a área comercial da empresa no Brasil e assume a posição após seu antecessor, Davi Viana, tornar-se country manager da operação brasileira. Tadeu é formado em administração de empresas pela FGV e tem passagens por empresas como B2 e Udacity.
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Divulgação Jive Investments anuncia cinco novos sócios
Especializada no investimento em ativos distressed no Brasil, a Jive comunicou ao mercado a chegada de cinco novos sócios: Bruno Gomes, Marcela Bosch, Marcelo Cruz, Pedro Mota e Victoria Makdissi. Com carreiras consolidadas, os profissionais foram contratados para complementar o processo de expansão da Jive no Brasil e no exterior, reforçando as áreas de special opportunities, recuperação de crédito, transformação digital e relação com investidores. Bruno Gomes vai atuar na área de special opportunities, com foco em ativos tributários, estruturação e plataformas digitais. Com vasta experiência em questões tributárias, Gomes atuou por quase 17 anos no escritório Machado Mayer, onde era sócio do departamento de consultoria tributária. Já Marcela Bosch fará parte da área de RI, responsável por coordenar atividades de prospecção, desenvolvimento de relacionamento e captação de recursos. Antes de ingressar na Jive, em 2019, Marcela trabalhou por quase oito anos na EY NYC. Marcelo Cruz, que vai atuar na área de corporate NPL, com foco em recuperação de crédito, tem em sua trajetória passagens pela Demarest Advogados, Banco KEB Hana do Brasil S.A. e Santos Neto Advogados. Já Pedro Mota, contratado para os departamentos de special opportunities e crédito, com foco em litigation finance, acumula experiências adquiridas no escritório Barbosa Müssnich Aragão Advogados e Galdino & Coelho Advogados. Por fim, Victoria Makdissi é a nova sócia da área de transformação digital, com foco nas verticais de mapeamentos dos processos, implementação sistêmica, suporte na ideação, criação de novos produtos e governança de dados. Trabalhou como advogada no Ortega, Bastos e Advogados Associados, e prestou serviços de consultoria jurídica na Lance Já Leilões. Em 2016, Victoria ingressou na Jive com atuação na estratégia de recuperação de crédito de ativos corporate NPL e na criação da área de quality and assurance.
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Divulgação Paulo Vizaco assume diretoria de etail da Kingston para a América Latina
A Kingston Technology, empresa de soluções de tecnologia, anunciou a chegada de Paulo Vizaco como novo diretor de etail para América Latina. O executivo, que está na companhia desde 2013, tem o objetivo de aumentar a oferta de produtos da marca a partir de uma nova estratégia de marketing. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de TI, Vizaco possui formação em administração de empresas e análise de sistemas pela Universidade São Judas, e em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, além de um MBA em gestão da comunicação em mídias digitais. Antes de chegar à Kingston, Vizaco trabalhou na SanDisk Corporation, na MAXELL e na Sharpener – Golden Distribuidora, onde atendeu a grandes contas do varejo e gerenciou equipes de vendas nacionais e regionais.
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Divulgação Kodak Alaris escolhe Leonel da Costa para liderar a região das Américas
A Kodak Alaris nomeou Leonel da Costa para a nova função de diretor de gerenciamento de vendas para a região das Américas, que inclui as regiões dos Estados Unidos, Canadá e América Latina. Com mais de 25 anos de experiência na implementação de estratégias de crescimento nos segmentos de grandes empresas e governo, o executivo vai comandar o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios. Costa tem MBA executivo pela ESPM, além de atuação em cargos de liderança sênior nos últimos nove anos.
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Divulgação Ilton Duccin é o novo CEO da Leadcomm
A Leadcomm, empresa especializada em segurança digital, anunciou que a partir de agora está sob o comando de Ilton Duccini. Ao ingressar na companhia, Duccini se unirá a outros sócios-diretores, como Edson Carlotti, Daniel Falconer e Aldo Carvalho, com a missão fortalecer a posição da Leadcomm entre os principais players do setor baseados na América Latina. Com mais de 23 anos de experiência e atuação reconhecida na liderança de equipes de alta performance especializadas em segurança digital, Duccini acumula passagens por companhias como Telefônica/Vivo, Banco Sicredi, EY, Liberty Seguros e Banco Itaú BBA.
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Divulgação Liv Up reforça time de marketing e anuncia novos heads de branding e consumer insights
A Liv Up, foodtech especializada em comida natural, contratou dois novos executivos C-Level: Bruno Chenque, o novo novo head de branding, e Maria Carolina Rodrigues, nova head de consumer insights. Os dois chegam com a missão de contribuir de forma estratégica com a área de marketing liderada, atualmente, pela CMO e sócia Stella Brant e atuar ativamente na consolidação da marca no Brasil. Publicitário, especializado em pesquisa de mercado e sócio-psicologia, Chenque possui 15 anos de atuação no mercado, tendo liderado, recentemente, a in-house agency do Nubank. Já Maria Carolina é graduada em marketing, pós-graduada em ciências do consumo e especializada em comportamento do consumidor, com mais de 15 anos de experiência em alguns dos maiores institutos de pesquisa e consultorias no Brasil e no exterior.
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Divulgação Paulo Torres é o novo COO da Logicalis Brasil
Com a missão de liderar e impulsionar a operação brasileira da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, Paulo Torres acaba de assumir a posição de COO (Chief Operations Officer). O executivo ingressou na Logicalis em 2012 para liderar a área de serviços de TI, passando a ser responsável pela unidade na América Latina em 2017. Durante sua trajetória, foi responsável por organizar e estruturar as equipes e os processos, aprimorando a qualidade e unificando o atendimento aos clientes não só no país, mas em toda a região. Formado em ciências da computação pelo Instituto Municipal de Ensino Superior, o executivo atuou em grandes empresas, como EDS (atual HPE), Telefônica e Global Crossing (atual Lumen), entre outras.
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Divulgação Infosys Brasil anuncia nova estrutura de vendas e delivery
A Infosys, uma das líderes globais em consultoria e serviços digitais de última geração, passa a atuar com uma nova estrutura organizacional de vendas e delivery no Brasil. A mudança acompanha os modelos regional e global da companhia, que operam por meio de verticais de negócios. Por aqui, essas divisões foram consolidadas em novas lideranças, que se reportam ao country manager Angelo Mazzocchi. Edward Bagliotto, que atua na Infosys há mais de sete anos, será responsável pela vertical de manufatura, health e life science. Já Marcelo Peralta, que contribui com a empresa há cinco anos, assume a área de serviços financeiros e seguros. Há oito anos na companhia, Wagner Guimarães passa a responder pelas verticais de produtos e bens de consumo, varejo e logística e comunicação, mídia e tecnologia; enquanto Vanderlei Santos, na Infosys desde 2019, fica com liderança da área de serviços, utilities, recursos naturais e energia. A área de delivery ficará sob a responsabilidade do João Dias, que atua na empresa há nove anos. Neste modelo operacional, Dias também vai coordenar e otimizar a entrega dos projetos e serviços, além de desenvolver as competências necessárias dos times associadas ao portfólio das ofertas no Brasil.
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Divulgação DACHSER anuncia Ralph Riehl como novo diretor geral das Américas
A multinacional de logística DACHSER anunciou Ralph Riehl como seu novo diretor geral para as Américas. Antes de ingressar na companhia, o executivo trabalhou para o grupo de logística Panalpina por mais de 30 anos, ocupando cargos de gestão na França, Singapura e Estados Unidos. Mais recentemente, Riehl foi vice-presidente sênior de vendas, responsável por todas as vendas da DSV Panalpina na América do Norte e na América Latina.
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Divulgação Infobip nomeia dois novos executivos para cargos de diretoria
A Infobip, empresa global de comunicações em nuvem, anunciou dois novos executivos para compor a diretoria: o vice-presidente de planejamento e implementação Marin Bezić e a diretora de responsabilidade social corporativa Anisa Taraj. Bezić, que trabalhava anteriormente na Microsoft, chega para ajudar a empresa no seu objetivo de crescimento exponencial em 2021. Ele será responsável por otimizar o gerenciamento de negócios, incluindo o aprimoramento da estrutura go-to-market e a supervisão das operações de receita. Já Anisa Taraj vai liderar os esforços globais de CSR estratégicos centrados no impacto social e ambiental.
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Divulgação GSK Consumer Healthcare Brasil anuncia Juan Katz como novo diretor de marketing
A GSK Consumer Healthcare Brasil tem um novo diretor de marketing. Juan Katz acaba de assumir o cargo com o desafio de manter o sucesso da área e implementar o plano de 2021 para marcas como Sensodyne, ENO, CataflamPro, Corega, Advil, Centrum e Caltrate. Em uma trajetória de mais de 15 anos, o executivo tem ampla experiência em vendas, marketing e trade, tendo atuado em posições locais, regionais e globais. Katz é argentino e iniciou sua carreira na Unilever em seu país natal, com passagem também por Londres, onde liderou a estratégia global e de inovação para marcas da categoria de oral health. Há mais de 10 anos na GSK, antes da nova posição o executivo atuava como diretor da categoria wellness.
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Reprodução/Forbes Fri.to anuncia Danilo Berber como diretor de estratégia e insights
A agência full service fri.to deu as boas-vindas a Danilo Chaim Berber, seu novo diretor de estratégia e insights. A chegada do profissional coincide com a criação de uma nova área na empresa, batizada de consumer insights. Berber será o responsável por sua implementação e desenvolvimento, além de participar como sócio. Formado em marketing pela ESPM, o executivo é pós-graduado em administração de empresas pela FGV e mestre em desenvolvimento de produtos e negócios digitais pela Universidade de Barcelona. Acumula passagens por empresas como Gouveia de Souza, Havas, Young & Rubicam, Talent, Editora Abril e Hyundai Motor Group.
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Divulgação Fernanda Amorim é a nova executive partner da Find HR
Fernanda Amorim é a mais nova sócia da Find HR, consultoria de executive search com foco nas áreas de tecnologia e digital. A profissional terá a missão de reforçar e desenvolver a área de top management, considerada um dos pilares estratégicos de crescimento da consultoria, atuando diretamente no desenvolvimento de novos negócios. Com quase 13 anos de atuação no setor, a executiva tem passagens por empresas como Michael Page, Page Executive, Oracle e Indeed, além de ter sido sócia das consultorias FESA Group e Odgers Berndtson.
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Divulgação EuEntrego anuncia novos líderes para setor de operações e comercial
A logtech EuEntrego recebeu dois novos executivos para reforçar a liderança. Eduardo Passos é o novo diretor de operações, enquanto Sandro Ivo Pionkowski assume a área comercial. Ambos chegam com o objetivo de contribuir para a expansão da startup no mercado brasileiro. Formado em ciências econômicas pela PUC-MG e com pós-graduação em gestão estratégica pela FIA/USP, Passos atuou como coordenador de operações no Itaú Unibanco entre 2016 e 2021, e acumula passagens pela B2W Digital e Ambev. Já Pionkowsk é formado pela ESPM e tem pós-graduação em administração pelo Insper. Foi diretor de vendas na Linx entre 2017 e 2021. Antes, passou pela B2W Digital e pelo portal UOL.
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Divulgação EmCasa anuncia Ana Clara Alves como nova CFO
A EmCasa, startup de compra e venda de imóveis, contratou Ana Clara Alves como sua nova CFO. A executiva terá o desafio de liderar a área financeira da proptech com uma equipe de quatro profissionais. Bacharel em administração com ênfase em comércio exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana teve passagens por empresas como P&G, EY e XP Investimentos, onde foi peça-chave na distribuição institucional de real estate.
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Divulgação Arteris anuncia Sergio Garcia como novo diretor presidente
A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, anunciou a promoção do executivo Sergio Garcia, que a partir de agora vai ocupar o cargo de diretor presidente. Na empresa desde 2018, Garcia substitui André Dorf. O novo líder terá o desafio de preparar a companhia para o crescimento do mercado brasileiro nos próximos anos, propiciado principalmente pelo cronograma de novas concessões federais e estaduais. Garcia é formado em engenharia naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado em engenharia de produção de logística e estratégia empresarial. O executivo acumula passagens pelo grupo Wilson Sons, onde ocupou cargos de liderança por 13 anos, pela MRS Logística, onde permaneceu por três anos, e pela Liga Logística, Oil & Gas, onde foi sócio e diretor executivo.
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Divulgação Ricardo Gorski assume diretoria de vendas e marketing na Wittel
A Wittel, companhia especializada na jornada de interação, contratou Ricardo Gorski como diretor de vendas e marketing. O executivo, que conta com 20 anos de experiência, assume a posição com a missão de criar uma estratégia de vendas focada nas soluções de alto valor agregado, estruturando o mapeamento de tendências para desenvolvimento de novos modelos de negócio. Gorski tem passagem pelos mercados de TIC e contact center em empresas como Grupo Calllink, Aspect, Genesys e algumas startups.
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Victor Affaro Cristina Junqueira assume como CEO do Nubank no Brasil
A cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, é a nova diretora presidente do banco digital no Brasil. A mudança foi provocada pela movimentação de David Vélez, que assumiu a liderança global da instituição, uma cadeira que não existia até então na companhia. Graduada em engenharia industrial pela USP e com MBA executivo pela Northwestern University, Cristina acumula passagens pelo Unibanco, Booz Allen Hamilton e The Boston Consulting Group.
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Divulgação Biogen Brasil anuncia Tatiana Branco como nova diretora de medical affairs
A Biogen Brasil, empresa de biotecnologia com foco em neurociência, anunciou a chegada à empresa da médica especialista em epidemiologia e gestão da saúde Tatiana Branco. Com mais de 19 anos de experiência no mercado de saúde, Tatiana assume como a nova diretora de medical affairs do grupo. Formada em medicina pela Universidade Gama Filho, com especialização em epidemiologia e gestão da saúde, a profissional tem expertise em medical affairs em áreas como oncologia, hematologia, reumatologia, alergologia, HIV e doenças raras. Durante sua carreira, passou pela Amgen, como diretora médica no Brasil e diretora de pesquisa e desenvolvimento para América Latina, além de GSK, Actelion e Roche.
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Divulgação Marcos Jarne é o novo country manager da Bitso no Brasil
Depois de anunciar sua entrada no Brasil, a Bitso, plataforma de criptomoedas, comunicou a contratação de Marcos Jarne como seu country manager no país. O executivo será o responsável por desenvolver e liderar toda a operação no mercado brasileiro, expandindo o time de pessoas para impulsionar as atividades locais e a oferta de produtos e serviços aos clientes. Jarne tem experiência no mercado financeiro, com atuação nacional e internacional. Passou os últimos cinco anos no Nubank e, antes, esteve próximo de investidores de private equity e venture capital.
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Divulgação Agora contrata José Roberto Rodrigues como vice-presidente comercial
A Agora, distribuidora de valor agregado e fornecedora de soluções completas de TIC, anunciou a chegada de José Roberto Rodrigues para assumir a função de vice-presidente comercial. A contratação tem o objetivo de fortalecer o relacionamento da empresa com os fabricantes parceiros de negócios e revendedores (ISPs, cloud, radiocomunicação, segurança eletrônica e de tecnologia da informação 2tier). À frente da equipe comercial, Rodrigues terá a missão de apoiar as revendas e alinhar os objetivos da distribuidora aos dos fabricantes, além de desenvolver novas parcerias, capazes de complementar o portfólio de produtos e tecnologias. Com mais de 30 anos de experiência no setor de TI, Rodrigues é formado em ciências da computação pela Fundação Educacional de Bauru, em administração pela FASP, e em programas de desenvolvimento de dirigentes pela Fundação Dom Cabral. Antes de chegar à Agora, Rodrigues foi country manager do escritório no Brasil da distribuidora Adistec.
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Divulgação Marcos Magalhães é o novo CEO do Banco BS2
O BS2 comunicou ao mercado que Marcos Magalhães é seu novo CEO, membro do conselho de administração e acionista. Magalhães deve assumir suas funções no início de maio, quando Gabriel Pentagna Guimarães, que ocupou a posição nos últimos quatro anos, passará a atuar apenas como integrante do conselho. Com vasta experiência no mercado financeiro, o executivo foi consultor na McKinsey & Co, diretor no grupo UOL e executivo do Itaú Unibanco por 15 anos. Também foi presidente da Rede por três anos e integrou os conselhos de administração do Banco Carrefour, LuizaCred e FIC. Magalhães tem formação em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco e MBA pela London Business School, além de especializações no IBGC, MIT, INSEAD e Swiss Finance Institute.
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Divulgação Fábio Carvalho assume cargo de executivo de relações corporativas do CEVISA
A CEVISA (Centro de Vida e Saúde) anunciou a chegada de Fábio Carvalho para o cargo de executivo de relações corporativas do SPA médico. O profissional se junta ao time com a missão de elaborar uma nova forma de se comunicar com os stakeholders e repaginar a área comercial. Formado em computação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e pós-graduado em administração hospitalar, Carvalho atuou como CIO do Hospital Adventista do Paraguai, além de acumular passagens pela Total Medcare e pela SAMAP Seguro Salud.
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Divulgação Airbus Helicopters nomeia Alberto Robles como head da América Latina
A divisão de helicópteros da Airbus nomeou o executivo Alberto Robles como head da América Latina. Robles se reportará a Ben Bridge, vice-presidente executivo de negócios globais da companhia. Antes de assumir sua função atual, o executivo foi head de coordenação internacional e vice-presidente sênior do departamento de estratégia e internacional da Airbus, ambos na região. O executivo tem mais de 20 anos de experiência comercial nas áreas de atendimento ao cliente e vendas de aeronaves militares na Ásia, Oriente Médio e América Latina. O espanhol iniciou sua carreira profissional em 1987 na Construcciones Aeronáuticas SA (CASA), que hoje faz parte da Airbus. Graduado em engenharia aeronáutica nos Estados Unidos, foi lá que Robles obteve sua licença de voo multimotor VFR/IFR.
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Divulgação Alcatel-Lucent Enterprise promove novos líderes e reforça presença no mercado das Américas
A Alcatel-Lucent Enterprise, fornecedora líder de soluções de comunicações, rede e nuvem, anunciou a promoção de dois de seus líderes. A movimentação marca o retorno e o aporte de investimentos da ALE na região das Américas (Canadá, Estados Unidos e América Latina). Nuno Ribas assume como head de vendas para a América Latina, regressando ao cargo que ocupava anteriormente. Mais recentemente, Nuno esteve na Nokia Alliance para a Europa e região Sul. Já Sinclair Fidelis passa a responder como country manager no Brasil, tendo atuado anteriormente como diretor de vendas de key accounts para a América Latina.
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Divulgação Amazon anuncia Adam Selipsky como novo líder de nuvem
A Amazon contratou Adam Selipsky como seu novo líder de negócios em nuvem. O executivo vai substituir Andy Jassy, candidato à sucessão de Jeff Bezos como CEO da gigante do varejo. A transição ocorrerá no terceiro trimestre, com Bezos permanecendo como presidente executivo. Antes de fechar com a Amazon, Selipsky atuou como CEO da empresa de tecnologia Tableau Software por mais de quatro anos e passou outros 11 anos como executivo na unidade da AWS (Amazon Web Services).
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Divulgação Fernando Seabra é o mais novo membro efetivo do comitê de análise da SMU Investimentos
A SMU Investimentos anunciou uma parceria com Fernando Seabra, que passa a atuar como membro efetivo do comitê de análise da fintech. A chegada do empreendedor agrega a estrutura interna de aprovação de novas empresas, além de contribuir com a geração de conteúdos semanais para empreendedores, divulgações institucionais e mentoria para startups, entre outras iniciativas. Seabra é líder do grupo de relacionamento com investidores do departamento da micro, pequena, média indústria e acelera FIESP, maior projeto de integração do ecossistema de empreendedorismo brasileiro e maior projeto de incentivo ao investimento anjo em startups da América Latina.
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Divulgação Igor Freire assume como novo CRO da scale-up Resale
A Resale, outlet que desenvolve soluções para gestão e venda de imóveis retomados por instituições financeiras, acaba de anunciar a chegada de Igor Freire como seu novo CRO (Chief Revenue Officer), cargo que tem a missão de alavancar toda estratégia de geração de receita da proptech. Com mais de 12 anos no mercado de imóveis, além de pós-graduação pelo MTI em inovação e design thinking e em marketing digital pelo Esade, na Espanha, Freire já atuou em empresas como Ambev, HP, Lopes, Tenda e Direcional Lello.
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Divulgação Ana Szasz assume a diretoria de restaurantes do Rappi no Brasil
Desde 2020 no Rappi, Ana Szasz acaba de assumir a diretoria de restaurantes na empresa. O principal objetivo da executiva na nova função é garantir que a estratégia global do Rappi para os restaurantes parceiros aconteça no Brasil e, para isso, ela atuará como um facilitador do global-local. Ana terá como metas levar novos estabelecimentos para a plataforma, garantir uma boa gestão dos restaurantes no app, fornecer informações relevantes para os aliados e parceiros e coordenar com os diretores regionais a boa execução da operação nas cidades-foco da companhia em todo o país. Com mais de 20 anos de carreira, a executiva começou atuando em consultoria de estratégia e implementação, liderou projetos de shopper, gerenciamento por categorias, inovação e novos negócios em empresas globais de varejo e da indústria no Brasil e na Europa.
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Divulgação Ricardo Camargo é o novo principal consultant da Ramboll Brasil
Ricardo Camargo assumiu a cadeira de principal consultant na Ramboll Brasil, uma das maiores consultorias ambientais do mundo. Entre os principais desafios do executivo na nova função estará a implementação do ESG (Environmental, Social and Governance) no ambiente de negócios e a expansão das operações do grupo em todo o Brasil. Camargo é formado em geologia e pós-graduado em gestão e tecnologias ambientais, ambas pela USP, e em gestão integrada de território pelo Instituto Bioatlântico em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal. Além disso, é pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho pela PUC Minas. Com quase 30 anos de carreira, o executivo já atuou nos Estados Unidos, onde conduziu projetos ligados à indústria do petróleo, e na África do Sul, onde liderou a equipe de gestão de áreas contaminadas (CSM) durante três anos.
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Divulgação Paula Huertas é a nova CFO do Grupo Prosegur no Brasil
A colombiana Paula Huertas é a nova CFO do Grupo Prosegur no Brasil. A executiva é a primeira mulher a assumir a área de finanças na sucursal brasileira da multinacional de origem espanhola. Paula é graduada em engenharia industrial pela Escola Colombiana de Engenharia Julio Garavito e possui MBA em administração de negócios pela Universidade Politécnica da Catalunha. A executiva está no Grupo Prosegur há seis anos, após atuar no mercado aeroportuário e de tecnologia. Antes de ser promovida, era responsável pela gerência de controladoria da Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de logística de valores do Grupo Prosegur.
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Divulgação Pottencial Seguradora anuncia novo diretor de sinistros
A seguradora Pottencial acaba de anunciar a chegada de Fábio Gobara como seu novo diretor de sinistros. A contratação é uma aposta da empresa em profissionais focados na transformação digital e em processos capazes de melhorar o nível das entregas aos clientes. O executivo terá o desafio de aperfeiçoar a relação com o consumidor no pós-venda, além de abraçar o conceito de client care diante do segurado. Especialista em linhas financeiras de seguros e com forte domínio de leis e regulamentos, o advogado acumula 12 anos de experiência no setor de seguro garantia.
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Divulgação Nuveto anuncia Olavo Savoia Lima como novo diretor de operações
A Nuveto, empresa de soluções de contact center na nuvem, acaba de contratar Olavo Savoia Lima como seu novo diretor de operações. Savoia chega com o desafio de aperfeiçoar processos e métricas de negócios para viabilizar os planos de crescimento da companhia. Com mais de 10 anos de experiência, o executivo trabalhou por oito anos na JLL. Formado em administração de empresas pela Universidade Paulista, tem MBA em gestão de projetos e processos pela Fatec-SP.
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Divulgação Romain Voog assume a liderança mundial do OLX Group
A Prosus, grupo global de consumidores da internet, anunciou a contratação de Romain Voog como CEO do OLX Group, braço mundial de classificados online da empresa. Voog chega para substituir Martin Scheepbouwer, que está se aposentando da vida corporativa. O executivo vem do Airbnb, empresa onde ocupou o cargo de vice-presidente de operações e geografia de vendas mundiais. Sua experiência é reforçada por cargos de liderança anteriores, incluindo CEO do Global Fashion Group e presidente da Amazon França. Romain começou sua carreira no ramo de consultoria na Bain e depois no BCG, e possui um mestrado pela Ecole Centrale Paris.
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Reprodução/Forbes Conselho de administração da Petrobras elege diretor de governança e conformidade
O conselho de administração da Petrobras elegeu Salvador Dahan para o cargo de diretor executivo de governança e conformidade, função que será exercida a partir de 1º de maio de 2021. A indicação do executivo foi objeto de prévia análise pelo comitê de pessoas do conselho de administração da petroleira. Dahan é bacharel em direito pela Universidade Mackenzie, com MBA em gestão de segurança empresarial pela FECAP e pós-graduação em liderança empresarial e comunitária pela INSPER/SP. Possui 22 anos de experiência nas áreas de conformidade, riscos e governança, tendo atuado em grandes empresas multinacionais, como Procter & Gamble, Gerdau e Nissan, onde, desde 2019, exerce a função de gerente geral no Japão.
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Divulgação PicPay anuncia a contratação de Guilherme Telles como CMO E CSO
O PicPay anunciou a contratação de Guilherme Telles, ex-número um da Uber no Brasil, para os cargos de chief marketing officer e chief strategy officer. O executivo responderá diretamente ao CEO da empresa e terá sob a sua gestão duas áreas: growth, responsável pelas estratégias de customer lifetime management, product growth e performance e marketing. Telles foi responsável por trazer a Uber para o Brasil em 2014. Seis anos depois, ele saiu do grupo para se tornar sócio do Atlantico, fundo de venture capital. Além da experiência no segmento de tecnologia, Telles também tem passagens pelo The Boston Consulting Group e Peixe Urbano. O executivo possui MBA em Stanford e é graduado em administração pela FGV.
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Reprodução/Forbes PlantPlus Foods anuncia novos cargos de liderança
A PlantPlus Foods, joint venture entre a brasileira Marfrig Global Foods e o grupo norte-americano de commodities agrícolas ADM, nomeou John Pinto como presidente-executivo. O CEO atuava anteriormente na Coca-Cola Company, como vice-presidente de active hydration. Além do CEO, a Plant Plus, com escritório em Chicago, anunciou também outras contratações, incluindo a de Alcira Borras para a diretoria financeira e de Rebebba Shapiro como chief marketing officer. A Marfrig disse, ainda, que Beatriz Hlavnicka assumirá o cargo de chefe de marketing para a América do Sul, enquanto George Pereira comandará a área de vendas para a região. Glenn Coombs assumirá a posição de chefe de vendas para a América do Norte.
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Divulgação aftersale anuncia novos nomes na liderança
A aftersale, empresa focada em tornar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) uma fonte de fidelização, anunciou a chegada de Bianca Paraguassu como head de customer success e employee success. Administradora com especialização em gestão de projetos e vivência no ambiente de startups desde 2014, passou pela curitibana Olist, onde criou e coordenou as estruturas de onboarding e ongoing. Para a posição de head de vendas, a companhia escolheu Rodolfo Ferraz, formado em comunicação social pela UFMG e com MBA em gestão estratégica pela FGV. Ferraz tem 12 anos de experiência no varejo brasileiro.
Riachuelo contrata Claudia Albuquerque para comandar área de compras e estilo
O grupo Riachuelo anunciou a contratação de Claudia Albuquerque como nova diretora de estilo e compras da marca. Com 30 anos de experiência no varejo, a executiva deixou o cargo de diretora na Animale, do Grupo Soma, para se juntar à loja de departamentos. A nova líder terá como objetivo a ampliação dos portfólios de produtos da marca. Claudia acumula passagens por cargos de liderança no setor, como a vice-presidência do grupo Restoque (que engloba as marcas Le Lis Blanc, Bo.Bô, John, Rosa Chá, Dudalina e Individual) e a direção do departamento de feminino e infantil da C&A.
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