Qualquer um que já trabalhou com um chefe narcisista viu a destruição que eles causam na vida de outras pessoas. Eles são conhecidos por causar uma primeira impressão fantástica devido à sua capacidade de seduzir os candidatos a aceitar ofertas de emprego sem saber no que realmente estão se metendo. Porém, logo os funcionários descobrem que seu chefe não é a pessoa que eles retrataram, e sim um narcisista disfarçado. E chefes desse tipo são fáceis de identificar.
Aqui estão alguns sinais de alerta:
- Eles são reativos
- Falam muito, agem pouco
- Esquivam-se das responsabilidades
- São controladores
- Não tem respeito pelos outros ou por seus limites
- São irritáveis
- Possuem falta de empatia
- São extremamente sensíveis a críticas
- Pensam que todos que não concordam com eles estão contra eles
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Esses chefes são aqueles que sempre falam sobre liderança, mas nunca vivem o que pregam. Mike Chappell, fundador do Formspal, disse: “chefes narcisistas criam uma atmosfera que é venenosa para quase todos que precisam interagir com eles”. Não apenas o trabalho em equipe é perdido, mas o escritório se torna mais estressante, resultando em um declínio na produtividade e na felicidade.
Um padrão comum nesse grupo é a alta rotatividade de funcionários. Um estudo da empresa de pesquisas Gallup descobriu que 75% dos colaboradores deixam o emprego não por causa do trabalho em si, mas por causa dos seus superiores. Harry Morton, fundador do LowerStreet, disse: “todo mundo sabe que quando as pessoas pedem demissão, muito provavelmente é por causa de um mau gerente. Com um chefe que também é narcisista, a porta giratória não é apenas constante, mas simboliza um dano moral e individual enormemente alto”.
Veja, na galeria abaixo, cinco sinais de alerta que seu chefe é um narcisista:
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Delmaine Donson/Getty Images 1. Revidam contra qualquer pessoa que não concorde com eles
É comum que os narcisistas se cerquem apenas de pessoas que concordam com eles, normalmente aqueles funcionários que relutam em desafiar ou discordar dos chefes, assim como responsabilizá-los ou questioná-los por medo de sofrer uma retaliação. Jenna Granger, fundadora do Drop By My House, disse que um sinal comum de que você está sofrendo uma represália do seu superior é quando “seu papel diminui e os outros funcionários começam a receber a maior parte do trabalho enquanto você fica preso com informações limitadas”.
Alguns outros sinais de que seu chefe está se vingando são:
– Eliminação total da sua posição ou departamento
– Aumento ou diminuição significativo da sua carga de trabalho
– Criação de expectativas irrealistas para prepará-lo para o fracasso
– Revogação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, como cancelar um coach de negócios, certificações ou restringir recursos
– Retenção de uma promoção bem merecida -
Tom Grill/Getty Images 2. Não lidam bem com as críticas e culpam os outros pelas próprias falhas
Enquanto os chefes narcisistas estão ansiosos para apontar as falhas dos outros e falar sobre seus próprios pontos fortes, eles são rápidos em dar desculpas e se esquivar da responsabilidade por seus próprios erros. Em vez de admitir um equívoco, eles culpam outra pessoa ou evitam o assunto completamente. Como tal, isso deixa um rastro de caos e destruição que seus funcionários devem consertar depois.
Tyler Garns, CEO da Box Out Marketing, explicou que os chefes narcisistas nunca admitem suas falhas porque pensam que são os melhores e, caso ocorram erros, é a equipe que é acusada de incompetência. Além disso, quando o time tenta fornecer um feedback construtivo sobre como seu erro afetou os negócios, o chefe vê isso como um ataque pessoal e encontra uma maneira de retaliar aqueles que falaram. Curiosamente, os líderes narcisistas exigem empatia, compreensão e respeito dos outros, mas não podem dar o mesmo em troca.
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Frederic Cirou/Getty Images 3. Não respeitam os outros ou o tempo deles
Chefes narcisistas também são microgerenciadores. Morton disse que eles “controlam excessivamente a força de trabalho porque isso faz com que se sintam importantes e no comando. Estranhamente, eles geralmente só pioram tudo porque se metem onde não é necessário”. Como resultado, essa prática acaba desestimulando os funcionários a atuar de forma autônoma, tomando decisões independentes ou pensando de maneira criativa.
No entanto, os microgerentes não se importam como suas ações, comportamentos ou palavras afetam os outros. Eles são o tipo de pessoa que magoa os sentimentos de alguém e segue em frente como se isso nunca tivesse acontecido, não demonstrando qualquer remorso. Martin Seeley, CEO da MattressNextDay, disse: “esse tipo de liderança resulta em um desempenho ruim da equipe e nos relacionamentos necessários para impulsionar uma empresa”. Sua falta de empatia os impede de compreender como os outros se sentem. Por sua vez, isso fere a cultura da empresa, a experiência dos funcionários e impede que o gerente estabeleça relacionamentos profundos com seus funcionários.
Os narcisistas também são famosos por desrespeitar o tempo dos outros, cancelando e reagendando reuniões com frequência ou esperando que todos estejam disponíveis quando for conveniente. Apesar dessa ação ter um efeito dominó, o chefe só se preocupa com suas próprias necessidades, sem refletir em como suas ações afetam os outros.
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Westend61/Getty Images 4. Acreditam que eles são superiores a todos os outros
Embora se espere que eles sejam um exemplo, os chefes narcisistas acreditam que sua hierarquia na organização permite que eles façam o que quiserem sem repercussões. Da mesma forma, eles acreditam que as regras só são implementadas para aqueles de posições inferiores a eles.
Independentemente da experiência que um outro indivíduo traz, ela nunca será boa o suficiente para um chefe tóxico. A razão para isso é que essas pessoas não enxergam os outros como iguais. Garn explicou que esse tipo de chefe costuma ter a mentalidade de “todos vocês não terão sucesso sem a minha contribuição”. Eles pensam que tudo gira em torno das suas próprias habilidades e que ninguém pode fazer algo da mesma maneira.
Na maioria das vezes, os narcisistas também são misóginos. Ben Lamarche, gerente geral do Lock Search Group, explicou: “um misógino prefere quando as mulheres se conformam com sua visão de como elas deveriam ser. Qualquer pessoa que não se alinhe a esse ideal é criticada como excessiva”. Isso aumenta as dificuldades das mulheres para ter sucesso no local de trabalho. Nos bastidores, elas estão lutando por uma batalha que nunca vencerão e se esforçando para provar seu valor. Apesar de todo o esforço e sucesso que elas trazem para a empresa, suas realizações sempre serão esquecidas, além da persistente disparidade de salário em relação a homens em funções semelhantes.
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Laurence Dutton/Getty Images 5. Tomam as ideias dos outros como se fossem deles
Chefes narcisistas não têm tempo para preparar os outros para o sucesso porque estão muito preocupados com eles próprios. Harriet Chan, cofundadora e diretora de marketing da CocoFinder, disse: “um gerente tóxico sempre se gabará de suas realizações e do poder que possui dentro da empresa. Eles sempre querem parecer importantes para as outras pessoas, assim como receber o crédito pelo trabalho realizado pelos melhores talentos”. A triste realidade é que esse tipo de chefe tem grandes expectativas em relação aos funcionários, mas não reconhece o trabalho árduo ou as ideias deles. Por esse motivo, os colaboradores aprendem a apresentar suas próprias estratégias de uma forma que faz seu superior narcisista acreditar que são suas. Seu chefe acaba levando os créditos para não desconsiderá-lo.
1. Revidam contra qualquer pessoa que não concorde com eles
É comum que os narcisistas se cerquem apenas de pessoas que concordam com eles, normalmente aqueles funcionários que relutam em desafiar ou discordar dos chefes, assim como responsabilizá-los ou questioná-los por medo de sofrer uma retaliação. Jenna Granger, fundadora do Drop By My House, disse que um sinal comum de que você está sofrendo uma represália do seu superior é quando “seu papel diminui e os outros funcionários começam a receber a maior parte do trabalho enquanto você fica preso com informações limitadas”.
Alguns outros sinais de que seu chefe está se vingando são:
– Eliminação total da sua posição ou departamento
– Aumento ou diminuição significativo da sua carga de trabalho
– Criação de expectativas irrealistas para prepará-lo para o fracasso
– Revogação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, como cancelar um coach de negócios, certificações ou restringir recursos
– Retenção de uma promoção bem merecida
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