Entenda a diferença entre líderes e chefes

Klaus Vedfelt/ Getty Images
Klaus Vedfelt/ Getty Images

Boa liderança considera a dinâmica da equipe inteira, e não só tarefas isoladas de cada funcionário

Durante anos, a ideia predominante era a de que, se você for colocado em uma posição de liderança, você é um líder. Mas, se há algo que aprendemos bem nos últimos meses, é que um título ou um cargo por si só não fazem de você um líder. Muito menos um bom líder.

Existem cinco características comuns e identificáveis ​​que distinguem líderes de chefes. Mas por que isso importa? A retenção de funcionários é tão crucial quanto manter clientes novos e antigos. Se um chefe está afastando funcionários, a empresa não apenas perde dinheiro e tempo, mas também perdem talentos.

LEIA MAIS: 5 elementos para construir carisma virtual

Os funcionários são o maior ativo de uma empresa ao lado de seus produtos ou serviços. Se você tratá-los ou falar com eles de uma forma contraditória, eles não irão ver o local de trabalho como agradável e, sem dúvida, vão procurar a próxima melhor oportunidade.

Quando os funcionários se sentem incluídos, respeitados e valorizados, eles têm a certeza de oferecer a você o melhor de seus trabalhos, e encorajaram os outros de que essa empresa é o melhor lugar para se trabalhar.

Veja na galeria a seguir como as atitudes tomadas acerca de cada pergunta podem identificar seu comportamento como gestor:

  • 1. Você diz aos seus funcionários o que precisa ser feito ou os orienta sobre a maneira como a tarefa deve ser executada?

    A primeira prioridade de um chefe é estabelecer o que é melhor para a empresa e responsabilizar seus funcionários pelo cumprimento dessa meta. Mas um líder mostra o valor da missão em mãos e motiva seus funcionários a cumprirem a mesma meta ou tarefa com orgulho e satisfação.

    Klaus Vedfelt/ Getty Images
  • 2. Quando você dá instruções ou atribui tarefas, você usa o pronome “eu” ou o “nós”?

    Um chefe sempre dirá o que precisa que você faça (por exemplo, “Preciso que você entregue esse projeto” ou “Espero ver seus resultados no final do dia” etc). Um líder, porém, adota uma abordagem de inclusão, para que o funcionário não se sinta ameaçado ou desconfortável.

    Um líder usa a palavra “nós” para incorporar a si mesmo a uma tarefa ou objetivo, de modo a enfatizar o trabalho em equipe. Por exemplo, “Precisamos entregar esse projeto”, “Esperamos que nossos resultados estejam disponíveis ao final do dia”, “Como podemos ajudar da melhor forma?”.

    Luis Alvarez/Getty Images
  • 3. Suas expectativas são claras ou obscuras para os outros?

    Ao atribuir uma tarefa, você presume que o funcionário entende o trabalho a ser feito porque você compreende a missão? Um chefe entende como as coisas precisam ser feitas e quer que o resultado seja o que eles esperam, mas um líder mostra como as coisas precisam ser feitas para que o funcionário entenda o método, o processo e as expectativas da empresa. Esse mesmo funcionário agora está de acordo com seu líder, e vocês estarão se movimentando em sincronia.

    Getty Images
  • 4. O que seu tom e linguagem dizem sobre você?

    Você adota a abordagem de um chefe, que comanda seus funcionários a fazer isso ou aquilo? Ou você solicita coisas, como um líder faz? (por exemplo por meio das falas: “Você cuidaria disso?”, “Você está disponível?” e “É algo que você pode fazer?”). Um líder está atrás do mesmo resultado, mas, sendo mais solícito, a entrega será mais aceita e mais apreciada.

    Getty Images
  • 5. A sua visão é de longo prazo ou curto prazo?

    Quando se trata de tomar decisões, o gerente pensa em curto prazo, pois está apenas tentando atingir os resultados financeiros. Já um líder tem um processo de pensamento de longo prazo e considera os próximos passos enquanto tem uma visão geral.

    Getty Images

1. Você diz aos seus funcionários o que precisa ser feito ou os orienta sobre a maneira como a tarefa deve ser executada?

A primeira prioridade de um chefe é estabelecer o que é melhor para a empresa e responsabilizar seus funcionários pelo cumprimento dessa meta. Mas um líder mostra o valor da missão em mãos e motiva seus funcionários a cumprirem a mesma meta ou tarefa com orgulho e satisfação.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).