Procura pelo formato aumentou 33% durante a pandemia, mostra pesquisa da Kantar Ibope
Criado em meados dos anos 2000, o podcast já está nos ouvidos de 34,6 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Podcasters. Seguindo a lógica de streaming, o formato permite que as pessoas escutem seus programas favoritos na hora que preferirem. E vem dando certo – pelo menos por aqui.
O relatório “State of the Podcast Universe” mostra que o Brasil é o país onde a produção de podcasts mais cresceu desde o começo do ano passado. Com a pandemia de Covid-19 e o consequente boom do entretenimento isolado, a audiência desse formato chegou a aumentar 33%, informa uma pesquisa da Kantar Ibope. Além disso, 43% dos brasileiros ouviram um podcast pela primeira vez durante a quarentena, segundo um levantamento da Deezer, plataforma de áudio e música.
A pesquisa da plataforma também deixou claro que, ao contrário de outros formatos, temas como humor, futebol e política não são os campeões de audiência. Nos podcasts, as bolas da vez são os conteúdos de lifestyle (24% do total de procuras), educação (14%) e negócios (12%). Escolha que para Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, empresa especializada em carreira e recrutamento, tem a ver com o “lifelong learning”, ou seja, a prática de continuar aprendendo mesmo depois da escola.
“Os podcasts colaboram muito com o sucesso dos profissionais, especialmente por ser um tipo de conteúdo mais fácil de consumir. Além da praticidade, em geral os canais com as temáticas de empreendedorismo, liderança e carreira levam os ouvintes a se aprofundarem nos temas e ouvirem visões e experiências diferentes a respeito, o que provoca reflexões e estimula novas ideias. Tudo isso contribui para a adoção do lifelong learning, algo essencial para o mundo volátil e incerto no qual vivemos”, explica.
Se for para reter conhecimento de maneira prática, melhor ainda. Mariana aponta essa flexibilidade do podcast como um dos fatores responsáveis pelo seu sucesso no Brasil e no mundo. “Além de não ser necessário parar outras tarefas para ouvir um podcast, é possível fazê-lo enquanto realizamos uma atividade física ou enquanto dirigimos até o escritório. Esses momentos em que não estamos focados no trabalho são justamente aqueles em que temos as melhores ideias – já que a nossa mente está mais tranquila e trabalha melhor -, por isso há uma predisposição para que os profissionais tenham uma maior absorção e aproveitamento prático desse tipo de conteúdo”, resume.
Diante dessa tendência que, ao que tudo indica, veio para ficar, a Forbes selecionou 12 podcasts voltados para quem almeja o sucesso na carreira – todos disponíveis no Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Os temas vão desde liderança até dicas para o momento da entrevista de emprego. Veja quais são eles na galeria abaixo: