Por mais absurdamente simples que pareça, a maioria dos apresentadores não inicia sua fala com uma frase que envolveria instantaneamente seu público: “Pessoal, o objetivo da apresentação de hoje é .” Basta deixar claro se você quer aprovar um orçamento, decidir sobre uma compra, revisar o cronograma de um projeto e etc.
LEIA MAIS: Daniel Goleman: empatia é a qualidade mais importante em um líder
Mais de um milhão de pessoas já fizeram um teste online chamado “Qual é o seu estilo de comunicação?” Os dados revelam quatro estilos principais de comunicadores: os intuitivos, que costumam ignorar os detalhes e ir direto ao ponto; os analíticos, que mostram dados concretos e números reais; os funcionais, que trazem processos, detalhes e cronogramas para sua fala, e, por último, os pessoais, que priorizam a conexão interpessoal, geralmente sendo mais informal e amigável.
Se você adivinhou que os intuitivos (seguidos dos analíticos) são aqueles que realmente precisam ouvir um objetivo claramente articulado, você está correto. Embora a porcentagem de intuitivos e analíticos varie de empresa para empresa, o que sabemos é que entre as milhões de pessoas que fazem esse teste, a maioria se inclina para essa direção.
Nos departamentos de finanças, por exemplo, 30% das pessoas são consideradas intuitivas, enquanto outras 30% são analíticas. Já nos departamentos de tecnologia da informação, 35% se revelam intuitivos e 28% analíticos. E, como você pode imaginar, os CEOs têm mais probabilidade de serem intuitivos.
Sem dúvida, você também já ouviu a velha regra das apresentações: “Diga o que você vai dizer a eles. Em seguida, diga. Depois, diga a eles o que você disse”. Esse é um conselho sólido, mas podemos torná-lo ainda mais apropriado para o tipo de pessoa que compõe seu público.
VEJA TAMBÉM: Como fortalecer sua marca pessoal via LinkedIn
Depois de planejar toda a sua apresentação, revise o conteúdo e sintetize seu objetivo em uma frase; não duas, três ou quatro, apenas uma. Lembre-se de que praticamente toda apresentação de negócios vai ensinar algo às pessoas ou pedir que façam algo. Você pode estar pedindo a eles para comprar, aprovar, contratar, despedir, etc. Ou você pode estar lhes ensinando sobre nova tecnologia, a concorrência, regulamentação da indústria, etc.
O outro benefício importante é o aprimoramento da mensagem. Pode haver dezenas de pontes e devaneios ao longo da apresentação, mas tudo isso estará a serviço de um propósito maior. É altamente improvável que seu público se lembre de cada observação que você fez. Mas, desde que eles sejam claros sobre o seu ponto de vista geral, sua mensagem será muito mais memorável do que a maioria das apresentações por aí.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.