“Quais são os seus pontos fortes?”. Essa é uma das perguntas mais comuns que você ouvirá como candidato a um emprego. Como coach de carreira, esta é uma das primeiras questões que asseguro que meus clientes estejam preparados para responder enquanto se preparam para os processos seletivos.
Mesmo que a pergunta não seja feita de forma direta, você precisa saber falar dos seus pontos fortes. Identificar e articular com clareza o que o torna fabuloso vai ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho.
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Aqui estão três passos que o ajudarão a responder essa pergunta de um jeito eficaz:
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LelandBobbe/Getty Images 1. Use o anúncio de emprego para identificar seus principais pontos fortes
Primeiro, identifique os principais pontos que você deseja compartilhar com o recrutador. Aconselho meus clientes de coaching a estarem preparados para destacar pelo menos três qualidades durante as entrevistas de emprego. Isso o deixará mais do que preparado, já que os entrevistadores costumam perguntar de um a três pontos fortes.
Depois, use o anúncio de emprego para ajudá-lo a decidir em quais pontos fortes você deseja se concentrar. Além disso, pare para pensar sobre as qualidades que seus supervisores, colegas e clientes elogiam repetidamente. Sua melhor aposta é compartilhar aqueles pontos fortes pelos quais você não apenas é reconhecido, mas que também são requisitados no anúncio de emprego.
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Kilito Chan/Getty Images 2. Compartilhe um exemplo relevante para cada qualidade
Em seguida, você deve compartilhar um exemplo ou uma história relevante para cada ponto forte citado. Isso ajuda o entrevistador a lembrar mais facilmente de suas respostas, já que histórias são normalmente mais fáceis de recordar. Além disso, você ajuda seu interlocutor a imaginar como será trabalhar com você.
Embora as histórias possam dar vida à sua entrevista, evite compartilhar episódios longos e detalhados durante a entrevista. Concentre-se em relatar os detalhes necessários e relevantes, ao mesmo tempo em que mantém seus exemplos concisos e impactantes.
Além disso, pratique enumerar seus exemplos e histórias em voz alta. Embora você não tenha que memorizar essas falas, deve ser capaz de lembrá-las rapidamente durante a seleção. Considere elaborar uma “folha de cola” para sua entrevista que inclua seu argumento de venda, seus pontos fortes e uma meia dúzia de histórias impactantes sobre a sua carreira.
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Cytonn Photography/Unsplash 3. Torne suas respostas marcantes
Por fim, considere como você pode tornar sua resposta mais marcante em comparação com a de outros entrevistados. Isso é importante pois você vai querer que os recrutadores sejam capazes de lembrar de você e de suas histórias ao avaliar todos os candidatos.
Uma maneira de tornar sua resposta inesquecível é compartilhar pontos fortes que são mencionados com menos frequência nas entrevistas. Destaque qualidades que vão além de suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe e colaboração, já que esses itens tendem a ser repetidos por quase todos os candidatos. Outra maneira de tornar sua resposta memorável é escolher uma história de sua carreira que seja atraente e única.
Sua resposta deve ter entre 90 segundos e dois minutos de duração. Aconselho meus clientes a filmarem suas falas e depois assisti-las para garantir que sua mensagem seja transmitida com clareza.
Com essas dicas de entrevista em mente, você estará preparado para responder com eficácia uma das perguntas mais comuns em todas as entrevistas de emprego: quais são seus pontos fortes?
1. Use o anúncio de emprego para identificar seus principais pontos fortes
Primeiro, identifique os principais pontos que você deseja compartilhar com o recrutador. Aconselho meus clientes de coaching a estarem preparados para destacar pelo menos três qualidades durante as entrevistas de emprego. Isso o deixará mais do que preparado, já que os entrevistadores costumam perguntar de um a três pontos fortes.
Depois, use o anúncio de emprego para ajudá-lo a decidir em quais pontos fortes você deseja se concentrar. Além disso, pare para pensar sobre as qualidades que seus supervisores, colegas e clientes elogiam repetidamente. Sua melhor aposta é compartilhar aqueles pontos fortes pelos quais você não apenas é reconhecido, mas que também são requisitados no anúncio de emprego.
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