Se você quer crescer na carreira e ter sucesso na vida, há uma característica a desenvolver que pode ajudar a ter resultados positivos. Uma nova pesquisa observou 1,9 milhão de pessoas em mais de 3,9 mil estudos diferentes e encontrou a amabilidade como uma atitude de impacto em assuntos que vão de carreira até mais felicidade na vida pessoal.
A amabilidade é uma das cinco características nos modelos mais bem colocados de personalidade chamado de Teoria das Cinco Grandes Personalidades. Alguém que demonstra amabilidade se comporta de um jeito acolhedor, amigável, empático, gentil e cooperativo. Além disso, as pessoas que se identificam assim tendem a ser otimistas e a se dar bem com as outras. Mas antes que você balance a cabeça e assuma que as pessoas amáveis são os capachos da sociedade, saiba que essas pessoas não se deixam levar e nem desistem. Ao contrário, elas têm poder pessoal e suas próprias opiniões, além de serem eficientes, atentas aos outros e às necessidades da comunidade.
Como prosperar sendo amável
A nova pesquisa publicada na Personality and Social Psychology Review mostra que a amabilidade é um impulsionador de sucesso e de satisfação pessoal. Além disso, você pode cultivar essa habilidade e desenvolver meios de demonstrá-la no trabalho e na vida. Saiba como:
Crescimento e foco no futuro
Pessoas amáveis têm aspirações para o crescimento e para um futuro melhor. No nível pessoal, o otimismo é relacionado a uma saúde melhor e a mais qualidade de vida. Também é uma característica que pode se tornar um aspecto que representa os líderes. As organizações recompensam a positividade, o foco no amanhã e essas abordagens motivam os outros colaboradores.
A maioria das pessoas querem ficar por perto daqueles que veem o mundo com bons olhos e olham sempre em frente. Engajamento e produtividade também têm esse efeito. De acordo com outra pesquisa, quando você está motivado, você causa um efeito positivo nas pessoas e na cultura ao seu redor.
Por isso trace metas, olhe em frente e escolha ações positivas sempre que puder. Não precisa ser positivo o tempo todo. É claro que será necessário pensar de forma crítica sobre como as coisas poderiam melhorar. Um olhar cético no presente é parte inerente em acreditar que o futuro pode ser melhor.
Resiliência
Quando as pessoas são amáveis, elas tendem a aceitar melhor a vida como ela é – e isso as ajuda a se adaptar. Resiliência se resume a três coisas. A primeira é o entendimento da realidade – e estar antenado a tudo.
Em segundo lugar, é ter senso da realidade e pensar no real, no que é importante e suas implicações. Em terceiro lugar, resiliência é agir no improviso, resolver problemas e reagir.
Pessoas amáveis são resilientes porque aceitam os fatos, entendem o que pode ser mudado e fazem escolhas para contribuir com o futuro. Esteja ciente, busque por opiniões diversas e desafie seus conhecimentos. Considere suas prioridades para calibrar suas preferências com a comunidade. E tenha a intenção de agir – para melhorar o que está acontecendo e investir no futuro.
Investimento nas relações
Talvez uma das características mais significativas das pessoas amáveis seja sua motivação para criar e sustentar relações positivas com os outros. Elas estão atentas a quem está ao redor e têm empatia e compaixão. Elas ajudam as pessoas ativamente. Elas também estão ligadas às normas e obrigações sociais, respeitam e apreciam as múltiplas culturas e como elas podem contribuir juntas para fazer o melhor.
Sociologicamente, o modo primário de aprender é pela modelagem social – ao assistir, ouvir e experienciar os outros. Como resultado, pessoas amáveis têm influência e tendem a estabelecer costumes de gentileza e responsabilidade, contribuindo para uma comunidade eficiente em que as pessoas se importam umas com as outras.
Então, preste atenção no próximo, tenha empatia, se coloque no lugar do outro e ajude. Quando você se importa, você se sente mais feliz e realizado. Pessoas amáveis também têm mais recompensas dos empregadores, porque eles se dão bem com colegas, ajudam e contribuem para a cultura organizacional.
Cooperação
Estatisticamente, quando as pessoas são mais amáveis, elas tendem a se organizar melhor com as outras e a trabalhar melhor em equipe. Elas têm aspirações mútuas e orquestram o trabalho de acordo com o grupo. Além disso, tendem a se adaptar a papéis que precisam estar por dentro do time – lidando com os comportamentos para que todos tenham sucesso.
As pessoas amáveis expressam opiniões fortes quando é a hora certa e tomam o passo adiante quando o time precisa de liderança. Ou então escolhem se comprometer quando é necessário. Eles articulam opiniões, não de um modo combativo ou que crie divisões, mas de um jeito em que se pode ouvir todas as ideias e trabalhar em soluções mútuas. São flexíveis conforme as necessidades do grupo, enquanto também demonstram força nas habilidades.
Coloque as necessidades do grupo em primeiro lugar e colabore para que outros façam um bom trabalho. Enfatize suas próprias perspectivas e respeite as visões dos outros – e ajude o grupo a caminhar adiante rumo aos mesmos objetivos.
Esforço e engajamento
Por fim, pessoas amáveis fazem esforços para o trabalho e para o pessoal. Elas tomam a iniciativa, trabalham duro para solucionar problemas que as motivam e encontram soluções criativas para os problemas da comunidade.
Pesquisas mostram que, quando as pessoas se deparam com problemas e tomam uma iniciativa positiva, elas têm uma melhor saúde mental – por isso tomar atitude é recompensador em vários sentidos. Pessoas amáveis tomam atitude diante das necessidades e se esforçam, o que resulta em um nível de qualidade e comprometimento elevado em seu trabalho – baseado em seu desejo intrínseco de fazer a diferença.
Portanto, identifique o que mais importa para você. Priorize isso e diga “não” quando algo não for prioridade. E aí você poderá dizer um empático “sim” para gastar mais tempo nas suas áreas de interesse. Busque, se envolva, invista e não dispense esforços – em troca de ser mais realizado e de ter um impacto positivo na sua carreira.
Fundamentalmente, pessoas amáveis saem na frente – e estão mais felizes e mais realizadas – porque valorizam os outros e a reciprocidade, o que é fundamental para o sucesso individual e coletivo.