C-Suite: VP da Pague Menos leva bagagem em finanças para customer experience

1 de junho de 2022

Renato Camargo teve experiência em rodadas de investimento em startups e leva a experiência de agilidade para a nova cadeira.

A experiência com startups fez com que Renato Camargo, novo vice-presidente de customer experience da Pague Menos, entendesse melhor as demandas do cliente. A metodologia ágil é um dos aprendizados que ele leva para atuar na varejista de saúde. 

Nesta semana, o C-Suite traz também movimentações entre o setor automotivo, empresas de tecnologia e varejo. Mariano Perez é o novo general manager da Motul no Brasil. A Johnson & Johnson consumer health anunciou Heloisa Glad como VP comercial e managing director do Brasil. Amanda Camasmie, André Assenço e Gustavo Schaper saem da Syngenta para integrar a equipe da startup Terra Magna.

 

Forbes: Você já passou pela transformação digital de empresas como o Grupo Pão de Açúcar e por algumas startups. Como essas experiências se encaixam com a sua nova cadeira?

Renato Camargo: Cada uma das empresas por que passei foi diferente e me rendeu experiências muito bacanas. No GPA, lançamos o Pão de Açúcar Mais, que é basicamente o ponto de contato principal com o cliente. Ter feito isso no varejo alimentar, que é tão tradicional, me deu uma grande bagagem para suscitar discussões sobre a jornada do cliente dentro de um mercado padrão que é o varejo, especialmente alimentar. 

F: Você também é investidor. O que você leva dos investimentos para o customer experience?

RC: No Recarga Pay, passei pelas rodadas de investimento e participei ativamente delas. Tornei-me investidor anjo por conta disso. Hoje invisto em quatro startups e tenho duas teses. Já investi em várias, mas tenho uma conexão forte com essas duas. Eu sou vegano, então eu invisto empresas vegetarianas e veganas. Também sou apaixonado por pets então invisto no mercado pet. Ambos estão crescendo muito. O que aprendi com investimentos no Recarga Pay me trouxe a experiência de pôr a mão na massa, além da qualidade das decisões e do fluxo delas, o que ressalta o conhecimento de hoje.

F: O que as startups podem ensinar para quem trabalha com experiência do cliente?

RC: O ritmo de crescimento das startups faz com que elas não tenham medo do erro. Você se permite errar, mas se permite corrigir o erro mais rápido ainda. Com essa experiência, você aprende a acelerar o que deu certo. As startups também têm um foco muito grande na jornada do cliente. E essa é a bagagem que estou levando para a Pague Menos, uma companhia de 41 anos que já mudou bastante.  

 

FB: Quais práticas você recomenda para quem está seguindo carreira nessa área?

RC: Foco no cliente. Até costumo orientar meu time para irmos para a loja. Vamos ver o que está acontecendo. Vamos para o serviço de atendimento ao cliente, vamos escutá-los. Vamos ler as redes sociais. É fundamental que  isso aconteça quando você trabalha com o cliente. Você tem que entender o que o cliente vai acompanhar. Tem que ter uma unidade. Uma outra prática é trabalhar de maneira ágil. E também, ter resiliência. Para nós, que trabalhamos com varejo, é muito importante. 

Amanda Camasmie (CMO), Gustavo Schaper (CFO) e André Assenço (CRO) saem da Syngenta para ocupar cadeiras de liderança na startup Terra Magna. Fundada em 2017, a fintech oferece créditos para o agronegóciomore
Cristiano Fontes é o novo diretor de estratégia e desenvolvimento da Ticket. Com experiência de quase 20 anos em consultoria e multinacionais, o executivo passa a liderar projetos de expansão e inteligência da marca, com foco nos pilares inovação, escala e transformação.more
Rodrigo Daleffe Aires é o novo head of sales da exchange, plataforma de antecipação de recebíveis de notas fiscais e contratos da fintech Monkey. Daleffe, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro internacional e passagens em grandes empresas como Citi, Santander e JP Morgan tanto no Brasil como no exterior.more
Patrícia Stille é a nova CEO da BEE4. Stille deixa a empresa de equity crowdfunding do grupo, a beegin, para se dedicar integralmente à plataforma de negociação de ações de empresas emergentes.more
Tiago Ferrari assume o cargo de executivo de negócios para utilities da NTT DATA. A área é focada no aprimoramento de ações de clientes com transformação digital, consultoria especializada e gestão de ativos, desempenho, monitoramento e manutenção.more
Fernando Lopes é o novo diretor de marketing da Reckitt Health & Nutrition Comercial. A unidade de saúde e nutrição contempla marcas tradicionais do mercado como Luftal, Naldecon, Veet, Olla, Dermodex, LuftaGastroPro, Strepsils, Jontex, Sustagen Adultos+, Sustagen Kids, Enfagrow, Enfanutri e, mais recentemente, Nuromol e Luftal FEM, analgésicos lançados em 2021.more
Anderson Ramos assumiu o cargo de diretor de materiais e logística da DAF Caminhões. O executivo acumula mais de 20 anos de experiência em grandes companhias nas áreas de supply chain, logística, manuseio de materiais, manufatura, garantia de qualidade, engenharia e gerenciamento de projetos. Com multiplicidade de funções e responsabilidades ao longo dos anos, Ramos liderou equipes, operações e projetos no Brasil, Estados Unidos e Europa.more
A HubLocal, startup cearense que faz com que as empresas sejam encontradas em mais de 50 mapas e listas da internet de forma automatizada, acaba de anunciar a chegada de Ismael Kolling como CSO do time.more
A EasyJur, legaltech com foco no desenvolvimento de tecnologias e inovação na área jurídica, comunica que Hector Borges é o novo COO da startup. Borges atuou por 14 anos em uma multinacional do sistema automotivo e ingressa no time da EasyJur após um convite do CEO da legaltech, Vinicius Marquesmore
A Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, anuncia a sua nova liderança no Brasil. Após uma passagem de 17 anos pela Pirelli, o argentino Mariano Perez responde agora como general manager do braço brasileiro da companhia. more
A Johnson & Johnson Consumer Health, anuncia a chegada de Heloisa Glad para ocupar o recém-criado cargo de VP comercial e managing director. Nesta posição, Heloisa irá liderar e desenvolver os times de operações e canais de vendas com a prioridade de estreitar o relacionamento com clientes, associações da classe médica e profissionais de saúde.more