Não são apenas habilidades técnicas que você precisa ter. À medida que avançamos para a nova revolução industrial e o ritmo das mudanças continua a acelerar, as habilidades de carreira que você precisa para ter sucesso no trabalho também estão mudando.
Em meu novo livro, “Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World” (“Habilidades do Futuro: As 20 habilidades e competências que todos precisam para ter sucesso no mundo digital”, em tradução livre), falo sobre como esse sucesso também exige que entendamos como a tecnologia impactará nosso mundo. Também precisaremos cultivar soft skills para fazer o que as máquinas não podem.
1. Alfabetização digital
A alfabetização digital abrange as habilidades de aprender, trabalhar e navegar no mundo digital. Essas habilidades envolvem a capacidade de usar dispositivos, softwares e aplicativos com segurança e confiança. Pessoas com fortes habilidades de alfabetização digital podem se comunicar e colaborar facilmente usando ferramentas digitais. Elas se mantêm atualizadas sobre as novas tecnologias e entendem como elas podem afetar seu trabalho e seus negócios.
2. Alfabetização de dados
Para a maioria das empresas, os dados são agora um dos seus negócios mais importantes e valiosos, o que significa que as organizações vão querer contratar pessoas que são capazes de obter dados e usá-los de forma eficaz. No contexto empresarial, a alfabetização de dados significa ser capaz de acessar informações específicas e trabalhar com elas com confiança. Assim, você também poderá questionar a integridade e a validade de quaisquer dados com os quais esteja trabalhando, em vez de apenas seguir cegamente as informações fornecidas.
3. Pensamento crítico
Na era das fake news e da sobrecarga de informações, o pensamento crítico está no topo da lista das habilidades de carreira mais importantes para o sucesso. Pensar criticamente significa analisar questões e situações com base em evidências, em vez de levar em conta boatos, opiniões pessoais ou preconceitos. Quando você está praticando o pensamento crítico, você pode questionar a validade das evidências e descobrir o que é verdade e o que não é em diversas situações.
4. Inteligência Emocional
5. Criatividade
Você já se perguntou o que realmente é criatividade? Uma maneira de definir é “o ato de transformar ideias imaginativas em realidade”. A criatividade será uma das habilidades mais desejáveis para o trabalho no futuro, especialmente porque entregamos cada vez mais tarefas rotineiras às máquinas. O pensamento criativo, como ter novas ideias, resolver problemas, imaginar além do que já existe e implementar ideias para corrigir problemas e melhorar as coisas, também será fundamental no futuro.
6. Colaboração
A natureza da colaboração e do trabalho em equipe está mudando à medida que as equipes evoluem para incluir profissionais em modelo híbrido, totalmente remoto e outros funcionários que transitam entre projetos e equipes. Neste local de trabalho em constante mudança, você precisará ser capaz de colaborar e se comunicar efetivamente com uma variedade de colegas.
7. Flexibilidade
Você está aberto a mudanças? No futuro, a mudança será um fator ainda mais determinante do que é hoje. Teremos que lidar constantemente com novas tecnologias, automação, ritmo de trabalho em rápida evolução e grandes interrupções nos negócios. Todos devemos desenvolver a resiliência mental para conseguir alcançar o sucesso em tempos de mudança constante. A adaptabilidade – a capacidade de se ajustar a novas condições – é a chave para desenvolver a flexibilidade. Pessoas adaptáveis têm mente aberta, são curiosas e estão dispostas a aprender coisas novas porque se concentram nas oportunidades, não nos obstáculos.
8. Habilidades de liderança
9. Gestão do tempo
Trabalhando de casa, do escritório, administrando seu próprio negócio ou atuando em uma organização, a capacidade de gerir o seu tempo de forma eficaz é essencial para o seu desempenho. Lembre-se de que a gestão do tempo é sobre trabalhar de forma inteligente, e não sobre trabalhar mais. Colocar horas extras não é necessário para pessoas que são ótimas em administrar seu tempo. Elas sabem quando são mais produtivas e usam esse tempo com sabedoria, reservando suas horas menos produtivas para outras tarefas.
Saber gerir seu tempo também é importante para a saúde mental. Quando você faz isso de forma eficaz, cria um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e garante um espaço para as coisas que são mais importantes para você.
10. Curiosidade e Aprendizado Contínuo
Se eu fosse escolher apenas uma habilidade de carreira que acho que todos devem ter, seria a curiosidade. Seja qual for sua idade ou setor, adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo é fundamental para ter sucesso. A curiosidade e a busca por aprendizado te ajudam a permanecer flexível e aceitar as mudanças, além de manter suas habilidades afiadas para que você possa acompanhar as principais mudanças que já estão ocorrendo. Quer se manter relevante para os empregadores e ter a melhor chance de ser bem-sucedido? Adote uma mentalidade de crescimento e desperte seu desejo de aprender.