Louise Beltrão une duas áreas de grande interesse – a comunicação e a tecnologia – em sua nova jornada profissional. A executiva acaba de assumir como líder de negócios para as verticais de tecnologia e varejo do Twitter. Ela chega em um momento em que a rede deve bombar: “Os grandes eventos deste semestre – Rock in Rio, Copa do Mundo e eleições – garantirão trabalho duro e diversão.”
Nos seus mais de 20 anos de experiência, também passou pela Dell Technologies, onde estava anteriormente como diretora global de integração de mídia social.
Entre as principais habilidades que desenvolveu ao longo da carreira, Louise destaca a necessidade de sempre buscar melhores resultados, como uma das que a levaram à cadeira que ocupa hoje. “O desconforto tem seu lado positivo e pode ser muito bom, independentemente do estágio profissional.”
O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores químico, alimentício e de tecnologia. A equipe de marketing do McDonald’s Brasil passou por uma reestruturação, a química alemã BASF anuncia um novo diretor do negócio de Personal Care na América do Sul, o executivo Fabio Cohen, e o brasileiro Artur Lipori assume como diretor de criação do Google Creative Lab, em Nova York.
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Forbes: Quais as habilidades mais importantes que você desenvolveu na sua carreira e que te levaram a esse cargo?
Louise Beltrão: Costumo dividir em três pilares: curiosidade, inquietude e coragem. Eles foram e são essenciais para o meu crescimento no âmbito profissional. Ao longo da minha carreira, o universo de prestação de serviços em comunicação foi o ponto central da minha jornada, e sempre fui muito curiosa em relação ao business dos meus clientes, buscando me aprofundar nas suas respectivas cadeias de valor. Eu gosto muito da sensação de fazer a diferença, tenho a inquietude de sempre procurar ser uma profissional melhor. O desconforto da inquietude pode ser muito bom para um talento, independentemente do estágio profissional. E a coragem de enfrentar desafios e de buscar o melhor para a minha equipe. No mundo corporativo, é essencial que cada passo dado, independente da direção, seja com coragem.
F: No que você investiria, em termos de formação e experiência, se estivesse começando a carreira agora?
LB: O grande ponto que considero fundamental para o início de uma carreira, principalmente quando olho para trás, é estudar. É importante ter os estudos acadêmicos, mas também é necessário criar um repertório externo. Quanto mais você ler, estudar, estiver atualizado sobre o que está acontecendo na sociedade, melhor. Outro ponto importante é a construção de uma rede de proteção profissional, se cercar de pessoas que olham para o seu lado profissional atrelado ao humano, que te protegem, apoiam e incentivam.
F: Quais habilidades de carreira você busca na sua equipe hoje?
LB: Sempre parto de um ponto: a diversidade. Times mais diversos trazem visões mais ricas, com estratégias e ideias extremamente criativas. Gosto de proporcionar um ambiente protegido e seguro, com as pessoas falando abertamente suas opiniões, em um verdadeiro espaço de acolhimento, de aprendizado. Em termos de equipe, busco pessoas íntegras, sem pudor ou vergonha de colocar suas opiniões na mesa, que sejam firmes com seus pensamentos e questões, mas abertas em aprender e trocar experiências. A vontade e o engajamento de fazer os projetos darem certo também são um ponto que busco.
F: O que você diria para mulheres que querem fazer carreira na tecnologia?
LB: Em primeiro lugar, coragem. Coragem para superar os percalços, os olhares que nos julgam por estar numa área ocupada predominantemente por homens. Em termos de formação, não há uma fórmula mágica ou ideal. É importante que essas mulheres que querem fazer carreira em tecnologia sejam felizes fazendo o que gostam. Então, em termos de direcionamento de carreira, o primeiro passo é descobrir o que tem vontade de fazer, estudar, se aperfeiçoar. Repertório é fundamental para ganhar espaço no mundo corporativo, leia sobre os mais diversos tipos de assuntos.
F: As experiências na área de marketing agregaram quais habilidades e conhecimentos para a sua carreira?
LB: Buscar mais a fundo as questões acerca do business do cliente me ajudou na questão de adquirir profundidade nos assuntos. O marketing é uma ciência completa, que passa pela concepção do produto, precificação, logística e termina na promoção, onde está a comunicação. Quem conhece profundamente cada um dos pilares do marketing está preparado para trabalhar no mercado corporativo. Meu background foi formado em agências de propaganda, o que me deu a oportunidade de trabalhar com muitas marcas e produtos diversos em diferentes tipos de indústrias, e acabei conquistando uma base muito boa sobre o funcionamento das estruturas econômicas.
Por quais empresas já passou
Ogilvy, VMLY&R, Wunderman Thompson, Dell Technologies.
Formação
Marketing pela ESPM, mestrado em business pela FGV.
Tempo de carreira
Mais de 20 anos.
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Fabio Cahen é o novo diretor do negócio de Personal Care da química alemã BASF para a América do Sul. Cahen está há 13 anos na empresa, onde começou na área de marketing e acaba de voltar de uma experiência na Alemanha para assumir o novo posto.
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A equipe de marketing do McDonald’s Brasil passou por uma reestruturação. Leticia Ono foi promovida a head de digital sales, liderando o pilar de transformação digital da marca; Lariane Duarte é a nova head de brand growth, respondendo pelas comunicações nacionais, insights e desenvolvimento de produtos. E, há sete anos na empresa, João Boschi foi promovido a diretor de sales growth, respondendo pelas áreas de revenue management, analytics, inteligência comercial e digital sales.
(Na foto, Lariane Duarte, Sabrina Sakakura, head de trade marketing, João Boschi, João Branco, vice-presidente de marketing, e Letícia Ono) -
O brasileiro Artur Lipori assumiu o cargo de diretor de criação do Google Creative Lab em Nova York. O publicitário mora nos EUA desde 2014 e já passou pelas agências TBWA, Ogilvy, McCann NY e David. Ele ficará responsável pelas campanhas publicitárias para a empresa e por projetos de inovação e serviços.
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Giovana Driessen assume o cargo de CEO da Elephant Skin, empresa global de criações para o mercado imobiliário. A cofundadora é arquiteta, trabalhou em escritórios nos Estados Unidos e fundou a empresa lá, em 2017, visando atender o setor imobiliário com soluções inovadoras por meio de realidade virtual.
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A empresa de dermatologia Galderma acaba de anunciar Juan Gaona como novo head LATAM. Na companhia desde março deste ano, ele era gerente geral do Brasil e, há 10 anos, foi general manager da empresa na Argentina, Colômbia e Brasil. Gaona tem mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica e passagens em cargos de liderança e diretoria como vice-presidente da Divisão da Abbott’s Pharmaceuticals Region na América Latina.
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O conglomerado financeiro Alfa acaba de anunciar mudanças na diretoria da Alfa Seguros. Paulo Manna, que ocupava a posição de superintendente de Business Development & Cross Sale, está assumindo a função de diretor-executivo. Ele iniciou como trainee em 2009 e passou por diversas áreas do grupo.
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Esabela Cruz é a nova diretora de gestão inclusiva do Grupo Carrefour Brasil. Ela tem mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos e foi head de inclusão do Mercado Livre, além de ser autora do livro “Quem quer ser profissional de Inclusão e Diversidade?” e mestre em Inclusão Social e Diversidade Cultural e pós-graduada em Relações Étnico-Raciais.
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Marcelo Natal (foto) assume o cargo de diretor comercial de químicos da empresa química Unigel e André Luis Mamana o de diretor industrial agro. Marcelo é executivo da empresa desde 2011 e passa a ser responsável pela gestão comercial dos negócios de Acrílicos e Estirênicos. E André Luis, antes gerente executivo industrial, será responsável pelas unidades de fertilizantes da empresa no polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, e Laranjeiras, em Sergipe.
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Renata Baccarat é a nova CHRO (Chief Human Resources Officer) da Arquivei, empresa de produtos e serviços para gestão e análise de documentos fiscais. Renata tem experiência internacional, já trabalhou na França, Holanda e Costa Rica, e anteriormente, ocupava o cargo de diretora de RH do iFood.
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A empresa de assinatura eletrônica e gestão de documentos em nuvem DocuSign anuncia a contratação de Eric Rossati e Marcell Rosa (foto) para as posições de vice-presidente para a América Latina com focos, respectivamente, em vendas para grandes empresas e SMB&Mid-Market.
Marcell Rosa ajudou na inicialização das operações da Salesforce no Brasil. Também passou pelo LinkedIn, como embaixador de vendas no Brasil, e como diretor de vendas da Zendesk na América Latina.
Eric Rossati passou pela Oracle, IBM (Brasil e México) e SAP e ganhou prêmios como o IBM Best People Manager, do STG (Systems and Technology Group).
Fabio Cahen é o novo diretor do negócio de Personal Care da química alemã BASF para a América do Sul. Cahen está há 13 anos na empresa, onde começou na área de marketing e acaba de voltar de uma experiência na Alemanha para assumir o novo posto.