Alexandre Costa, da Cacau Show: liderança deve ser transparente

21 de setembro de 2022

Alexandre Costa é fundador e CEO da Cacau Show

O ego pode atrapalhar os líderes e afastá-los dos resultados. Para Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show, as lideranças devem assumir seus erros para resolver problemas. “Coerência, transparência, ego sob controle, meta clara sobre onde se quer chegar e viver o propósito” – essas são as dicas do empresário para os líderes de hoje e do futuro.

Ontem (20), em live case do programa Leading the Future, ministrado pela Forbes em conjunto com a SingularityU., Costa falou sobre liderança e sobre sua experiência à frente da gigante de chocolates. Ele foi entrevistado por Reynaldo Gama, CEO da HSM e co-CEO da SingularityU. 

São três fábricas, mais de 3000 lojas no Brasil e, este ano, segundo Costa, serão abertas mais 1000 espaços da Cacau Show pelo país. E há planos de levar a empresa para fora. Costa acaba de abrir um escritório na Colômbia e negocia para expandir para a Europa.

Para ele, o sucesso não tem teto. “Acho que vou trabalhar até o último dia da vida”, afirma. O propósito, diz Costa, não é sobre o concorrente, é o que rege sua vida e o mantém ativo. “Você tem que ter uma razão e as pessoas que estão com você têm que acreditar nesse propósito.” 

Ele sabe que seus 16 mil funcionários não estão todos alinhados e por isso sugere: “Coloque as pessoas para te ajudar a definir o propósito”. “E se for mudar o combinado, não faça na lateral. Porque os que vierem com você vão ser os submissos, e submisso não constrói futuro.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022