Quer ser um grande líder? Descubra a sua missão

13 de outubro de 2022

Líderes que buscam o sucesso devem ter intenções claras

Muitos funcionários foram obrigados a voltar ao trabalho presencial nos últimos meses, gostem eles ou não. Esse tipo de trabalho está voltando a se normalizar, com muitos funcionários retornando totalmente ao presencial, enquanto outros ainda optam pelo modelo híbrido.

Como um líder que deseja ter sucesso, como você pretende liderar em um ambiente de trabalho que, superficialmente, não parece ter mudado, mas que mostra ter profundas mudanças em suas expectativas e atitudes?

Quer ser um grande líder? Junte-se aos famosos dos rankings de liderança do mercado profissional em 2022 e chefie com intenções claras. Talvez você esteja atualizado, mas inseguro de como mudar.

Comece criando uma proposta pessoal de liderança conectada com suas paixões, valores e convicções.

Por que você precisa de uma proposta pessoal de liderança

Uma proposta pessoal de liderança descreve seu objetivo e o que você defende, além do que você espera conquistar como um líder.

Sua missão é o seu guia

Cientistas explicam que a Estrela do Norte está diretamente localizada acima da superfície do planeta Terra e parece estar imóvel enquanto todas as outras estrelas orbitam ao seu redor.

Dessa mesma forma, a sua missão pessoal de liderança deve ser estável e te orientar nas decisões como líder.

Sua missão de liderança direciona suas interações

Usar a sua missão pessoal para guiar suas ações demonstra sua personalidade aos outros. Não subestime a importância dessa sinalização sobre quem você é. Sua habilidade de liderar e inspirar outras pessoas de forma efetiva dependem disso.

O que incluir na sua missão pessoal

Agora que entende a relevância de uma missão pessoal, você tem que saber o que incluir nela.

Uma afirmação de liderança pessoal pode ser tão abrangente ou específica quanto você quiser. Foque na sua vontade e se baseie nas suas convicções para criar uma missão que te energize. Inclua o seu propósito e o impacto desejado.

Seu propósito de liderança

Antes de tudo, a sua missão pessoal deve descrever por que você quer ser um líder.

Talvez deseje contribuir para o sucesso da sua organização aplicando uma competência única ou a expertise que tem. Você pode desejar falar sobre as mudanças climáticas, outras questões ambientais, ou outros problemas sociais. Ou, ainda, você queira apoiar o sucesso e bem-estar de outros na sua trajetória de liderança.

Leia também: Como construir uma marca pessoal forte

Como impactar pessoas

Em segundo lugar, a sua missão deve indicar a diferença que você espera gerar nessa posição de liderança e quem se beneficiará disso.

Por exemplo: talvez você queira liderar a mudança na sua organização para reduzir os impactos ambientais negativos em comunidades locais. Ou, possivelmente, você quer contribuir para reduzir a pobreza mundial levando educação para populações em desvantagem econômica.

Talvez você deseje inspirar outros a usar mais seus pontos fortes. Ou quer ajudar a sua companhia a ter sucesso, contribuindo para a inovação com sua criatividade fora do comum.

Como você quer fazer a diferença?

3 passos para criar a sua missão pessoal

Passo 1: Identifique o seu propósito de liderança

Seu propósito de liderança é o seu porquê. Por que você quer ser um líder? O que você ama sobre liderança?

Alinhe o propósito de liderança com o seu objetivo de vida, valores e filosofia. Assim você estará preparado para assumir os desafios mais difíceis.

Passo 2: Defina o impacto que deseja causar e quem você vai beneficiar

Seus objetivos podem ser muito abrangentes ou mais específicos.

Você pode, por exemplo, focar em melhorar as vidas, autoestimas, ou performances de todos aqueles envolvidos com você no ambiente profissional, como seus colegas, outros líderes, clientes e fornecedores.

Ou você pode restringir seu objetivo a impactar o bem-estar dos seus empregadores ou de outro grupo mais específico.

Passo 3: Identifique os seus superpoderes

O terceiro passo em criar sua missão é determinar o conhecimento, as técnicas, as habilidades e os outros recursos pessoais que você trará para a sua missão.

Qual expertise você tem ou vai desenvolver para alcançar seus objetivos e ter o impacto desejado?

Talvez você tenha um talento ou capacidade únicos que podem te ajudar a fazer a diferença da maneira que quer. Ou, possivelmente, você tem uma rede de relações que vão acelerar seu progresso.
Todos têm recursos únicos para preencher um propósito de liderança. Encontre o seu.

Embora as organizações estejam caminhando em direção a locais mais estáveis e familiares, o ambiente de trabalho ainda está em mudança. Para se tornar o líder que você busca ser, gaste tempo refletindo no que você deseja abordar e realizar entre os momentos de trabalho. Assim, crie com paixão uma missão de liderança que te fortaleça e inspire outros.

Como Steve Jobs disse: “Você deve estar ardendo com uma ideia, um problema ou um erro que você quer deixar certo. Se você não for motivado o bastante desde o começo, nunca irá se destacar”.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022