As preocupações com o avanço na carreira estão impedindo profissionais de se desligarem completamente durante as férias. E estudos mostram que essa tendência está acabando com o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Nos EUA, 47% das pessoas recusam tirar todas as férias disponíveis porque é muito estressante planejar esse período de ausência do trabalho. Ou porque ficam preocupadas em passar a mensagem de que não se importam com a equipe.
Leia também
- Incentivar a equipe a tirar férias ajuda na produtividade
- Como desligar seu cérebro à noite e dormir melhor
Aproveite suas férias sem culpa
Se você tem dificuldade de relaxar, se as férias são muito estressantes ou se você se sente culpado quando tira uma folga, aqui estão seis passos que você pode seguir para aproveitar suas férias sem culpa:
-
Getty Images 1. Estabeleça limites
Limitar a comunicação com o escritório durante as férias pode ser menos estressante do que cortar totalmente a comunicação e ficar pensando no acúmulo de coisas. Sentir que está ficando para trás e perdendo o controle pode tornar mais difícil relaxar. Limites estritamente aplicados nas férias, como uma hora por dia para verificar e-mails ou fazer ligações, podem te ajudar a relaxar.
-
Getty Images 2. Gerencie seus dispositivos
Não tente se igualar à velocidade da luz. A velocidade absurda da tecnologia pode ativar sua resposta ao estresse, provocando um esguicho de cortisol e dopamina. Então você responde ao imediatismo do dispositivo como se fosse uma ameaça a ser extinta. Domine os aparelhos em vez de ser escravo deles. Tenha toques personalizados para conseguir diferenciar chamadas da sua família, amigos ou colegas de trabalho. Não se obrigue a responder mensagens instantâneas para não criar a expectativa de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
-
Getty Images 3. Organize bem a sua saída e o retorno das férias
Não trabalhe até o momento de sair e volte ao trabalho logo após as férias. Se possível, agende um espaço extra durante o dia antes de sair e outro quando voltar para conseguir relaxar.
-
Getty Images 4. Equilibre as atividades
Nas férias, alterne seu tempo entre permanecer ativo e descansar. Uma caminhada na praia combinada com cinco minutos de meditação te dá um impulso bioquímico. O exercício aumenta a endorfina. Acalmar a mente estimula a parte do cérebro que amortece os surtos de adrenalina e cortisol que acompanham o estresse.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Planeje com antecedência
Escolha um colega em quem você confia para gerenciar as tarefas do dia a dia durante sua ausência e certifique-se de que todos saibam que você estará fora. Designe uma pessoa para te contatar apenas sobre assuntos pelos quais você deseja ser incomodado.
-
Getty Images 6. Trabalhe para não trabalhar
Pergunte a si mesmo: “Por que eu me nego um tempo longe do trabalho? O que estou fazendo com a minha mente e o meu corpo quando não tiro folga? Por que não posso me dar um tempo de vez em quando?” Se você acredita que o que faz nunca é suficiente, isso pode te fazer acumular mais tarefas. Analise suas próprias tendências para gerar estresse e se privar de autocuidado. Isso pode te dar insights e trazer mudanças saudáveis.
1. Estabeleça limites
Limitar a comunicação com o escritório durante as férias pode ser menos estressante do que cortar totalmente a comunicação e ficar pensando no acúmulo de coisas. Sentir que está ficando para trás e perdendo o controle pode tornar mais difícil relaxar. Limites estritamente aplicados nas férias, como uma hora por dia para verificar e-mails ou fazer ligações, podem te ajudar a relaxar.
Mesmo fora do expediente, os funcionários verificam sua caixa de emails e deixam de aproveitar o tempo off. 46% dos americanos dizem que normalmente tiram menos folga do que o empregador oferece, segundo uma pesquisa de 2023 da consultoria Pew Research Center. E 49% afirmam que se preocupam em ficar para trás no trabalho se saírem de férias. Outros (43%) dizem que se sentem mal com seus colegas tendo que assumir trabalho adicional, enquanto números menores citam preocupações de que tirar mais folgas pode prejudicar suas chances de promoção (19%), que podem correr o risco de perder o emprego (16%) ou seus líderes os desencorajam a tirar folga (12%).
Mas mesmo quando os funcionários saem de férias, 46% lutam para se desligar do trabalho, mostrou um estudo da plataforma de educação ELVTR. E 57% ficam ansiosos se não verificam seus emails de trabalho enquanto estão fora. Como resultado, 68% admitem trabalhar nas férias, e as evidências mostram que essa falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional afeta o bem-estar. A questão é que 73% se sentem culpados quando trabalham nas férias e 41% se não o fazem.
A pesquisa perguntou se os chefes ou membros da equipe pressionam os funcionários que estão de férias para trabalhar, e um em cada cinco confessa que é solicitado que eles verifiquem seus emails durante o período de folga. Outros 25% admitem que são bombardeados por mensagens relacionadas ao trabalho, 28% são incomodados por email e 8% por meio de redes sociais ou ligações.
Além disso, 35% sentem uma expectativa implícita de trabalhar durante as férias. Mas isso não os impede de incomodar os membros da equipe quando estão nas suas férias, já que um quarto diz que perturba seus colegas: 12% por email, 10% por mensagens de texto e 4% por meio de redes sociais ou ligações.
O estudo descobriu que a desaceleração econômica também tem impacto nisso: 37% estão tirando menos folgas e 20% não poderão tirar férias devido à falta de pessoal após as demissões da empresa. Além disso, 37% afirmam que não ter a quem delegar o trabalho é o principal motivo para trabalhar nas férias, enquanto 8% têm medo de perder o emprego.
*Bryan Robinson é colaborador da Forbes. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.
(Traduzido por Fernanda de Almeida)