Como Khaby Lame se tornou o maior influenciador do TikTok – e sem falar uma palavra

29 de setembro de 2023
Karwai Tang/Getty Images

Khaby Lame ocupa o 11º lugar na lista da Forbes dos Top Creators deste ano, e é um exemplo do enorme potencial disponível na economia da influência

Em apenas três anos, Khaby Lame, com mais de 160 milhões de seguidores, tornou-se o tiktoker mais popular do mundo – e isso sem dizer uma única palavra. As marcas agora estão implorando para pagar uma fortuna ao comediante que faz piada sem dizer nada por um pedaço da magia das suas redes sociais.

Khabane “Khaby” Lame entra em uma mansão moderna, foge dos guardas armados e invade um cofre escondido.

Não, o influenciador nascido no Senegal e naturalizado italiano, que é a pessoa mais seguida do mundo no TikTok, não entrou para o crime. Lame, que em 2019 montava filtros para carros em uma fábrica nos arredores de Turim, agora é um personagem icônico do Fortnite, videogame de grande sucesso com mais de 230 milhões de jogadores mensais. “Quando comecei a fazer vídeos, as pessoas me disseram para conseguir um emprego de verdade”, diz. “Mas continuei porque é isso que gosto de fazer, mesmo que ninguém estivesse assistindo”, completa.

Mas hoje todos os olhos estão voltados para Khaby Lame. Ele posta pequenos vídeos de comédia imitando memes famosos e zombando de acrobacias elaboradas na internet. Já tirou sarro de um chef descascando uma banana com cortes sofisticados na faca e um inventor exibindo um robô caseiro que entrega um pedaço de papel higiênico.

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Desde que ganharam notoriedade durante a pandemia, os TikToks de dois minutos de Lame atraíram 2,4 bilhões de curtidas e 162 milhões de seguidores – mais que 10 vezes a população do seu país natal. No Instagram, ele tem 80 milhões de seguidores. Acumulou uma enorme base de fãs sem dizer uma única palavra, comunicando-se com o olhar expressivo e um gesto encolhendo os ombros. Assim,  tornou-se algo como o Charlie Chaplin da era digital, o mímico dos memes cujos vídeos ​​divertem centenas de milhões de pessoas de diferentes línguas e culturas.

Este ano, Lame fez vídeos no TikTok com os atores Matt Damon e Robert Downey Jr. Ele cobrou pênaltis com a lenda do futebol David Beckham e estrelou uma campanha publicitária no Super Bowl para a gigante de seguros State Farm.

A líder de marketing da State Farm, Alyson Griffin, diz que fez parceria com Khaby porque ele era o TikToker mais popular nos EUA, além de ser uma marca segura, caprichoso e alguém com quem poderia trabalhar a longo prazo para expandir seu investimento inicial. “O Super Bowl foi assistido por 115 milhões de pessoas”, diz. “Nosso vídeo principal do TikTok com Khaby teve 220 milhões de visualizações, além de todos os seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos”, completa.

Para Lame, o silêncio vale ouro. A Forbes estima que, desde junho de 2022, ele tenha arrecadado US$ 16,5 milhões (R$ 83,2 milhões) em acordos com empresas como Hugo Boss, Binance e o banco do Oriente Médio QNB – além de suas parcerias com o Fortnite e a State Farm. Hoje, ele cobra US$ 750 mil (R$ 3,7 milhões) para apresentar um produto em uma postagem no TikTok e no Instagram. A marca deve se adequar à sua imagem. “Recuso a maioria dos pedidos”, diz ele. “Quero trabalhar limpo. Nunca trabalhei com uma empresa de bebidas alcoólicas, cigarros ou qualquer coisa que faça mal porque muitas crianças me seguem”, completa.

Khaby Lame entre os Top Creators 2023

Lame ocupa o 11º lugar na lista da Forbes dos Top Creators deste ano e é um excelente exemplo do poder e dos lucros disponíveis na economia dos influenciadores. Para classificar os principais criadores do mundo, analisamos dados sobre ganhos, número de seguidores, taxas de engajamento e negócios de milhares de personalidades da internet, com a ajuda da empresa de marketing de criadores Influential. Entre junho de 2022 e junho deste ano, os 50 principais criadores alavancaram seus 2,6 bilhões de seguidores somados nas redes sociais para obter ganhos estimados em US$ 700 milhões (R$ 3,5 bilhões). Isso representa um salto de 23% em relação aos US$ 570 milhões (R$ 2,8 bilhões) de 2022.

Este ano, as marcas gastarão cerca de US$ 21 bilhões (R$ 105 bilhões) em marketing de influência, contra apenas US$ 1,6 bilhão (R$ 8 bilhões) há sete anos, de acordo com a empresa de pesquisa de mídia social Influencer Marketing Hub. “Os influenciadores são o veículo de mídia e negócios mais poderoso já inventado”, diz Erin Lanuti, diretora de inovação da gigante de publicidade Omnicom Group. “Eles têm mais confiança do público do que anúncios de propaganda. Eles podem vender produtos em minutos. Podem construir uma marca de bilhões de dólares sem qualquer outro marketing. E eles podem destruir uma marca de um bilhão de dólares com uma postagem.”

E eles conhecem esse poder e estão usando sua influência para passar das mídias sociais para outros setores. Jimmy “MrBeast” Donaldson, de 25 anos, que ocupa o primeiro lugar na lista dos maiores creators pelo segundo ano consecutivo, usou seu canal no YouTube com 180 milhões de assinantes para lançar uma empresa de lanchonetes chamada Feastables e uma rede de fast food, Beast Burger. Addison Rae e Bella Thorne passaram de dancinhas e músicas no TikTok para fechar grandes contratos com gravadoras. Quanto a Lame, ele espera que sua participação no Fortnite sirva de trampolim para uma carreira em Hollywood. Em junho, seu curta-metragem documental (e estreia na direção) “I Am Khabane” estreou no Festival de Cinema de Taormina, na Itália. “Adoro escrever histórias e filmes”, diz ele. “Quero ser ator – e dirigir também.”

Veja a seguir quais são os 10 maiores influenciadores do mundo que mais ganharam dinheiro nas redes sociais em 2023

1. Jimmy Donaldson (MrBeast) Ganhos: US$ 82 milhões Seguidores Totais: 312 milhões Taxa Média de Engajamento: 9,8% Pontuação Empreendedora: 4 (de 1 a 4) Com mais de 300 milhões de seguidores, a base de fãs de MrBeast é quase tão grande quanto a população dos EUA. Seu poder e popularidade vêm de seus vídeos de alta produção e façanhas que incluem sobreviver na Antártida por 50 horas e construir uma fábrica de chocolate à la Wonka. O titã do YouTube, cujo nome real é Jimmy Donaldson, usou sua influência maciça para ganhar uma fortuna de publicidade digital e construir um império no mundo real. As marcas baseadas em Beast incluem barras de lanche Feastables e a cadeia de restaurantes MrBeast Burgers, além da extensa linha de produtos de Donaldson. more
2. Olajide Olatunji (KSI) Ganhos: US$ 24 milhões Seguidores Totais: 112 milhões Taxa Média de Engajamento: 6,5% Pontuação Empreendedora: 4 Olajide Olatunji, conhecido como KSI, começou a reagir a vídeos de jogos FIFA no YouTube em 2009, atraindo milhões de seguidores por seu humor extravagante. Ele passou de comediante a competidor, se transformando em rapper e boxeador, lançando dois singles em 2023 e garantindo um acordo de distribuição de vários anos para sua empresa, Misfits Boxing. Ele também é o rosto da Prime Hydration ao lado de Logan Paul (#6 na lista dos principais criadores). A bebida esportiva se tornou a bebida oficial do FC Barcelona, UFC e Arsenal neste ano. Olatunji é controverso por seu comportamento no boxe, conteúdo misógino e insultos racistas e transfóbicos, mas ele sempre transforma os escândalos em visualizações, tanto online quanto no ringue. more
3. Jake Paul Ganhos: US$ 34 milhões Seguidores Totais: 66 milhões Taxa Média de Engajamento: 1,6% Pontuação Empreendedora: 4 O ciclo de polêmicas não é estranho para Jake Paul, a estrela do Vine que se tornou boxeador, cujas façanhas no YouTube – como tatuagens surpresa, comer comida de cachorro e tomar banho de spray anti-inflamatório –, atraíram milhões de fãs. Assim como controvérsias, incluindo alegações de conduta sexual inadequada, golpes em fãs e, mais recentemente, uma acusação da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) por publicidade não sinalizada de criptomoedas. Ainda assim, a habilidade de Paul para orquestrar espetáculos o tornou um dos atletas mais bem pagos de 2022. Ele fechou uma parceria com a bebida energética Celsius, fundou o aplicativo de apostas esportivas "Betr" – que levantou US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento Série A –, e este ano, assinou um contrato de MMA para lutar em uma nova divisão de pay-per-view. more
4. Rhett & Link Ganhos: US$ 35 milhões Seguidores Totais: 51 milhões Taxa Média de Engajamento: 0,85% Pontuação Empreendedora: 4 Amigos desde a escola primária, os dois ex-engenheiros – cujos nomes reais são Rhett James McLaughlin e Charles Lincoln "Link" Neal III – começaram a postar vídeos de comédia no YouTube em 2006. Hoje, sua empresa de entretenimento na Califórnia, a Mythical, emprega mais de 100 pessoas que criam séries no YouTube, como o programa diário de variedades Good Mythical Morning, o de culinária Mythical Kitchen e o canal de esquetes se comédia Smosh para seus 18 milhões de assinantes. A dupla produz podcasts, turnês e lives - além de livros e programas de TV. Enquanto isso, seu fundo Creator Accelerator investe em criadores em ascensão. more
5. Charli D’Amelio Ganhos: US$ 23 milhões Seguidores Totais: 213 milhões Taxa Média de Engajamento: 0,7% Pontuação Empreendedora: 4 Charli D’Amelio continua reinando como a principal criadora feminina no TikTok e na lista Forbes Top Creators - e sua dinastia está apenas crescendo. Nativa de Connecticut e agora uma das estrelas mais virais da internet, ela se tornou o rosto da Prada e uma propaganda ambulante para Amazon, CeraVe e SKIMS, a linha de roupas co-fundada por Kim Kardashian. O perfume de D’Amelio, Born Dreamer, está nas prateleiras dos EUA e da Europa com apenas um ano de lançamento. Nas vitrines, você encontrará Social Tourist, a marca que ela e sua irmã Dixie (#18 nesta lista) lançaram com a Hollister em 2021. A família está filmando a terceira temporada do seu reality show "The D’Amelio Show" para o Hulu e também administra sua marca de calçados recém-lançada, D’Amelio Footwear. Tudo isso antes de Charli completar 20 anos. more
6. Logan Paul Ganhos: US$ 21 milhões Seguidores Totais: 74 milhões Taxa Média de Engajamento: 1,25% Pontuação Empreendedora: 4 Logan Paul se tornou viral primeiro no Vine com seu irmão Jake (#3 na lista), usando esse impulso para abrir seu canal no YouTube e postar vlogs e façanhas – como dar iPhones de presente e lutar com celebridades como Kevin Hart. O canal atraiu 23,6 milhões de assinantes, mas vídeos alarmantes e insensíveis de Paul (incluindo mostrar um corpo morto na "floresta dos suicídios" do Japão) o levaram a ser temporariamente desmonetizado na plataforma. No entanto, o criador aproveitou sua habilidade para causar choque e se voltou para a luta livre. Ele rescindiu seu contrato com a WWE este ano e continuou a promover a Prime Hydration ao lado do YouTuber KSI (#2 na lista). Paul também co-apresenta o podcast Impaulsive com seu irmão, no qual abordam controvérsias. more
7. Elliot Tebele (F*ckJerry) Ganhos: US$ 30 milhões Seguidores Totais: 17 milhões Taxa Média de Engajamento: 1% Pontuação Empreendedora: 4 O rei original dos memes, cujo nome real é Elliot Tebele, é o cérebro por trás do império de mídia social FJerryLLC. Suas contas, incluindo F*ckJerry, BeigeCardigan, DudeWithSign e JerryNews, atraem 40 milhões de seguidores. Mas o grosso do seu dinheiro vem de seu império de jogos de tabuleiro que inclui o jogo de festa "What Do You Meme", vendido em todo os EUA na Target, Walmart e Amazon. Tebele também se aventurou no negócio de bebidas alcoólicas com a marca viral de tequila Jaja. more
8. Emma Chamberlain Ganhos: US$ 20 milhões Seguidores Totais: 28 milhões Taxa Média de Engajamento: 6,25% Pontuação Empreendedora: 4 Desde que começou a gravar vídeos no YouTube na casa de sua mãe, Emma Chamberlain abandonou a escola, acumulou 27,9 milhões de seguidores e transformou seu humor seco e paixão pela moda em um império de estilo de vida. Chamberlain foi uma das primeiras criadoras a firmar um acordo de alta moda com a Louis Vuitton e continuou a assinar parcerias lucrativas com empresas como Cartier, Lancôme, Levi's, Aritzia e Canon. Sua empresa de bebidas, Chamberlain Coffee, é vendida na Walmart e na Sprouts, e seu podcast, "Anthyting Goes", começou um acordo exclusivo de vídeo com o Spotify em fevereiro. more
9. Matt Rife Ganhos: US$ 25 milhões Seguidores Totais: 22 milhões Taxa Média de Engajamento: 10,7% Pontuação Empreendedora: 3 O comediante de stand-up Rife está usando a fama nas redes sociais para lotar shows ao vivo. Após uma década se apresentando em pequenos clubes, ele encontrou a fama no TikTok depois que um vídeo dele brincando com uma fã se tornou viral. No último ano, o nativo de Ohio acumulou 17 milhões de seguidores no TikTok e vendeu mais de 750 mil ingressos para sua turnê internacional. Seu especial de stand-up na Netflix "Natural Selection" deve ser lançado ainda este ano. more
10. Brent Rivera Ganhos: US$ 17,5 milhões Seguidores Totais: 96 milhões Taxa Média de Engajamento: 11,25% Pontuação Empreendedora: 3 Brent Rivera dominou várias das plataformas de mídia social mais populares do mundo – começando com o Vine, depois o YouTube e, finalmente, o TikTok – , onde seus vídeos cômicos (que muitas vezes apresentam sua irmã mais nova, Lexi) agora atraem uma audiência de 50 milhões de fãs. Mas com 25 anos, o vencedor do Streamy Award é tanto um empresário quanto um criador, fazendo parcerias com gigantes como Starbucks, Xbox e Prada. Enquanto isso, a Amp Studios, sua empresa de mídia, apoia outros criadores e marcas emergentes desde 2017. more