"Comunicação eficaz é um diferencial na liderança", diz VP de marketing da OLX

21 de setembro de 2023
Nelson Avelar/BS Fotografias

Antes de ir para o marketing da OLX, Florence Scappini assumiu posições de liderança na Gol Linhas Aéreas, na Vivara e no Grupo Netshoes

Em 2008, ao passar para a posição de gerente de comunicação da incorporadora Even, Florence Scappini entrou para uma área no marketing que veria se transformar rapidamente ao longo dos próximos 15 anos: o comércio digital. Desde então, assumiu posições de liderança como diretora de marketing na Gol Linhas Aéreas, na Vivara e no Grupo Netshoes. Chegou na OLX neste mês, para assumir a vice-presidência na área.

O C-suite desta semana também traz movimentações nos setores automotivo, com Samantha Politano anunciada como a nova diretora de RH do BMW Group Brasil. Alberto Lopes assume como diretor de vendas da HR Tech Sólides e Maria Augusta Bernardini é a nova diretora médica da Merck Brasil.

Leia também

Aqui, Scappini fala um pouco mais sobre sua carreira.

Forbes: Você passou por grandes empresas de diferentes setores. Quais habilidades você desenvolveu para se adaptar aos diversos segmentos?

Florence Scappini: Um ponto importante é escuta ativa para entender os diversos momentos e o comportamento das respectivas indústrias. Também foi relevante ter orientação para resultados e para a gestão do negócio e, acima de tudo, compreender o perfil do consumidor e as necessidades dele para cada tipo de segmento pelo que passei. O mais importante, certamente, é a velocidade com a qual nos adaptamos a cada universo.

F: Sua atuação esteve envolvida com o comércio digital desde 2008. Como a sua estratégia nessa frente mudou desde então?

FS: Tudo se transformou no comércio eletrônico durante os últimos 10 anos. Lá atrás, a gente falava de comunicação digital e, a partir disso, teve uma super evolução de diversos canais, distribuição, ferramentas, tecnologia e redes sociais. Os diálogos passaram a acontecer a todo momento e as marcas, cada vez mais, passaram a se inserir nesse contexto tanto no consumo quanto no comportamento. Então, a minha evolução foi acompanhando todo esse boom – que foi muito ocasionado pela pandemia, principalmente no escopo transnacional e de comercialização. Consequentemente, toda a questão do engajamento do consumidor com as plataformas digitais mudou também. É um novo momento, mas eu falo que, a cada dia, é um novo mundo em relação ao digital.

F: Quais são as características pessoais e técnicas importantes na indústria hoje em sua visão?

FS: A comunicação eficaz é um grande diferencial de habilidade para se ter nos dias atuais. Liderança é também uma habilidade importante, para você ser capaz de motivar e engajar pessoas no entorno de um propósito e orientá-las para o mesmo caminho. Eu acredito muito no diferencial do pensamento estratégico e, principalmente, do olhar humano. Em um mundo em que temos falado tanto de tecnologia, a gente tem que sempre lembrar que ela é um meio para conectar pessoas e proporcionar melhores condições de trabalho e de vida para as pessoas. Então temos que ter esse olhar humano.

F: Quando você contrata hoje, o que você espera encontrar em um profissional?

FS: Hoje, eu acho que estamos em um mercado de trabalho com muita gente competente. O grande diferencial dos profissionais hoje está nos soft skills. A gente precisa ter pessoas que saibam trabalhar em equipe, com resiliência, flexibilidade e que tenham comportamentos que vão gerar valor dentro de uma empresa. O importante é você encontrar alguém que se comunique bem e tenha afinidade com a sua cultura, com os seus valores e com a dinâmica da empresa – precisamos olhar os indivíduos para além deles.

F: O que você acha que precisa desenvolver em sua atuação profissional e pessoal como líder?

FS: Profissionalmente, é o aprendizado contínuo. Nesse mundo em que a gente vive, de muita inovação e novidades, o aprendizado é a ferramenta de desenvolvimento o tempo inteiro. O dia que eu decidir parar de aprender, acabou a minha carreira. Pessoalmente falando, como estamos sendo desafiados com mudanças a todo momento, o exercício de autoconhecimento é o que mais eu preciso desenvolver.

F: No que você acha que um profissional de sua área deveria focar hoje?

FS: O olhar do profissional deve ser para a tecnologia, para o cliente ter um serviço que funcione, que esteja disponível e que seja intuitivo, e um olhar humano para as necessidades desse cliente. A gente deve associar a tecnologia ao comportamento.

Por quais empresas passou

Credireal Bradesco, Telemig Celular, Even, Gol Linhas Aéreas, Vivara, Netshoes e Magazine Luiza.

Formação

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUC-MG e MBA Executivo Internacional de Marketing pela FGV.

Primeiro emprego

Estagiária na Credireal Bradesco.

Primeiro cargo de liderança

Coordenadora de Comunicação da Telemig Celular 

Tempo de carreira

Mais de 20 anos

Confira outras movimentações C-Level que ocorreram nas últimas duas semanas

Saint-Gobain Canalização nomeia Marcelo Machado como novo CEO para a América Latina. Ele substitui Gustavo Siqueira, que agora assume a vice-presidência do Grupo Saint-Gobain para a América Latina. Machado está no Grupo Saint-Gobain desde 1990 e já passou por diversas empresas do conglomerado,como a Brasilit, a Placo e Saint-Gobain Glass. Saint-Gobain Canalização nomeia Marcelo Machado como novo CEO para a América Latina. Ele substitui Gustavo Siqueira, que agora assume a vice-presidência do Grupo Saint-Gobain para a América Latina. Machado está no Grupo Saint-Gobain desde 1990 e já passou por diversas empresas do conglomerado,como a Brasilit, a Placo e Saint-Gobain Glass.more
Samantha Politano é a nova diretora de RH do BMW Group Brasil. Com mais de 25 anos de experiência na área de desenvolvimento de pessoas, ela será responsável pelos departamentos pessoais das unidades de negócio do grupo no país, entre elas NSC, NFSC, planta Araquari e planta Manaus. Já Betina Kraus, atualmente diretora de RH do BMW Group Brasil, vai assumir novas responsabilidades na área de Recursos Humanos Américas.more
Alberto Lopes assume como diretor de vendas da Sólides, HR Tech que atende mais de 25 mil empresas pelo mundo. Lopes auxiliou na abertura da operação do Indeed no Brasil, além de ter sido sócio da Revelo. No último ano, Alberto foi o responsável pela vertical Benefícios, unidade de Negócios B2B da Creditas.more
A farmacêutica Merck tem uma nova diretora médica para liderar a área médica de Healthcare no Brasil: Augusta Bernardini. Com mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica, ela tem o objetivo de fomentar as pesquisas da empresa no país e vai liderar dois lançamentos que a empresa fará nos próximos anos, em esclerose múltipla e câncer de cabeça e pescoço.more
Volker Kuebler assume como CEO da Hathor Labs, empresa mantenedora da rede de blockchain Hathor Network. Antes de ingressar na Hathor Kuebler era CEO da Intellisophic, empresa de IA do Vale do Silício, que está entre as maiores provedoras de taxonomia do mundo.more
A Coty, empresa do ramo de beleza, anuncia Denise Svanci como líder de Supply Chain para Brasil e América Latina. Com mais de 20 anos de experiência, Svanci antes foi líder de Supply Chain da Mondelez nos Estados Unidos por 10 anos.more
Outra movimentação na Coty Brasil foi a promoção de Bruno Wolmer para o cargo de VP de comercial e consumo da companhia. Ele ingressou na companhia em 2018, como diretor executivo de vendas na divisão, liderando canais como alimentar, “farma-cadeia” e “perfumaria-cadeia”.more
A Nomad, fintech brasileira de pagamentos internacionais, anuncia Sabrina Loureiro para a posição de head de conteúdo e research da empresa. Recentemente, a companhia também contratou Danilo Igliori como economista-chefe.more
O PicPay anuncia a contratação de Sandor Caetano como Chief Data Officer para impulsionar a adoção de inteligência artificial em todas as unidades de negócios da companhia. Com mais de 16 anos de experiência no mercado, ele já foi líder do time de data science do Nubank e VP de dados e IA do iFood.more