No Meet Cute, os funcionários anunciam pessoas disponíveis para relacionamentos, como familiares e amigos – colegas de trabalho da própria ByteDance não podem ser anunciados. As postagens geralmente têm fotos da pessoa disponível para o relacionamento, muitas vezes junto com sua altura, peso e outros atributos físicos e de personalidade.
“O Meet Cute deve ser usado para apresentar amigos de fora da empresa aos funcionários da ByteDance. Não publique informações de colegas do trabalho ou as suas próprias”, diz uma instrução na página no topo do canal. A página diz que o canal gerou mais de 420 encontros e já teve mais de 11,5 mil interações.
Plataformas e ambientes luxuosos para atrair talentos
Os usuários do ByteMoments parecem ser, em sua maioria, funcionários chineses, onde várias outras gigantes da tecnologia também oferecem fóruns de namoro ou serviços de matchmaking para seus funcionários, incluindo Alibaba, Meituan e Huawei. Ainda assim, a plataforma ByteMoments é usada por funcionários da TikTok em todo o mundo, porque dependem dela para realizar seu trabalho. Três funcionários da TikTok disseram à Forbes que o papel da empresa em facilitar o matchmaking parecia uma invasão das fronteiras pessoais.
Se você atrair funcionários jovens e talentosos para o escritório e fizer com que queiram ficar, eles trabalharão mais e de maneira mais engajada.
Lik Sam Chan, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong que estudou aplicativos de namoro chineses, disse que nunca tinha ouvido falar desses programas, mas não ficou surpreso com sua existência. Antes de a China abrir a sua economia no final dos anos 1980, explicou ele, as “unidades de trabalho” (ou “danweis”) das pessoas eram o centro da vida da maioria dos jovens e, além de serem o seu local de emprego, essas unidades eram organizações sociais que ofereciam serviços de namoro para seus empregados.
Assim como as empresas tecnológicas chinesas, gigantes do Vale do Silício, como Apple, Meta e Google, construíram ambientes de trabalho luxuosos, equipados com tudo, desde piscinas privadas, teatros e parques, restaurantes de qualidade, bebidas alcoólicas gratuitas e transporte privado para o trabalho todos os dias. Em todas as culturas, o sistema de incentivos é simples: se atrairmos funcionários jovens e talentosos para o escritório e os fizermos querer ficar, então tornarão o trabalho uma parte mais central da sua vida e identidade.
A maioria das empresas de tecnologia dos EUA também tem alguma forma de rede social interna – seja construída em software da própria empresa, como o Workplace do Facebook, ou em ferramentas externas, como o Slack. Mas essas empresas geralmente não oferecem espaços para romance nas plataformas de trabalho, provavelmente porque poderiam fazer com que os funcionários se sentissem invadidos, pressionados ou desconfortáveis.
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Diferenças culturais colocam o Meet Cute à prova
Alguns funcionários da ByteDance nos EUA falaram publicamente sobre como a sede chinesa da empresa influenciou suas experiências de trabalho. Em um artigo de 2022, uma ex-funcionária da ByteDance chamada Melody Chu escreveu sobre seu ano e meio no TikTok, onde teve sua primeira experiência trabalhando para uma empresa fora dos EUA. “Estamos acostumados com a sede da nossa empresa estar no Vale do Silício – ou pelo menos dentro dos EUA. Outras regiões trabalham em torno do nosso fuso horário e outras regiões se alinham com nossos padrões culturais e linguísticos. Não é assim no TikTok”, afirma.
Ela também disse que muitas vezes faltavam coisas na comunicação interna. “A falta de comunicação era gigante. A questão central é que a ByteDance aplica as mesmas políticas e culturas de trabalho que usa na China às equipes dos EUA, forçando a dependência entre países e fazendo com que as equipes se comportem de maneira semelhantes aos que estão na China”, diz Chu.
TikTok e ByteDance se recusaram a comentar o assunto até o momento. Após a publicação da reportagem, a porta-voz da ByteDance, Jodi Seth, enviou a seguinte declaração por e-mail: “Consideramos as diferenças culturais ao construir aplicativos internos como o ByteMoments. A função Meet Cute foi projetada especificamente como um recurso opcional apenas para funcionários da China continental. Nas últimas semanas, um bug técnico permitiu brevemente que alguns funcionários em outros mercados adicionassem o canal aos seus ByteMoments. O bug já foi resolvido.”
Chan, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong, diz que o desejo das pessoas em encontrar um parceiro reflete as fortes expectativas chinesas de que especialmente as mulheres deveriam se casar antes dos 20 e poucos anos.
Tensão entre cultura interna e imagem externa da empresa
Para alguns funcionários da TikTok, a presença dos ByteMoments no seu dia de trabalho expôs uma disparidade entre a cultura interna da empresa e a sua imagem para o mundo. A empresa se esforçou para desenvolver boa vontade com criadores de conteúdo de diversas origens, orientações sexuais e gêneros. Quando o TikTok levou influenciadores para Washington, nos EUA, em março deste ano, para trazer uma imagem positiva, o grupo era jovem, queer e racialmente diverso, representando uma geração Z progressista.
Mas o TikTok enquanto local de trabalho, dizem os funcionários, nem sempre mostrou o mesmo compromisso com a diversidade e a paridade de gênero da mesma maneira. Em 2020, reportagem do The Intercept mostrou que a empresa disse aos moderadores de conteúdo para apagar postagens de pessoas com “formato de corpo anormal”, “aparência feia” e outras características físicas. Em 2022, a empresa demitiu um executivo sênior londrino, após o “Financial Times” revelar que ele havia dito aos funcionários que não “acreditava” na licença maternidade.
Um funcionário da equipe de “cultura organizacional” da empresa escreveu um post alertando os colegas para se protegerem ao se encontrarem com estranhos – um aviso que é reiterado na introdução do Meet Cute. “Seja criterioso ao interagir com os anúncios”, diz. “A empresa não é responsável por eventuais problemas”.