Pesquisas sugerem que a atividade física, especialmente quando praticada pela manhã, está relacionada ao bem-estar, à felicidade e a melhores relações interpessoais. Exercitar-se no início do dia também traz benefícios voltados para a carreira, como aumento da produtividade, da satisfação no trabalho e até do salário, e, consequentemente, menores chances de deixar o emprego.
Leia também:
- Medite enquanto você trabalha: a nova receita de bem-estar
- Empresas investem em felicidade corporativa para reduzir turnover
- Pesquisa aponta os benefícios de trabalhar em meio à natureza
O poder da atividade física
É importante começar sabendo que fazer exercício, não importa a hora do dia, traz efeitos positivos. A atividade física reduz a depressão e a ansiedade e aumenta níveis de felicidade e bem-estar. Quanto mais você se exercitar, mais feliz vai se sentir, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan. Mesmo pequenas sessões de exercício tiveram consequências positivas.
Independentemente da sua idade, o exercício vai te fazer bem. Ele aumentou a felicidade de alunos do Ensino Médio, de acordo com um estudo da West Virginia University. E melhorou a motivação, a cognição e a memória de idosos, segundo uma pesquisa da Universidade de Iowa.
Aumente sua produtividade e desempenho
O exercício matinal gera os efeitos mais significativos. Pessoas que se exercitavam de manhã tinham 129% mais probabilidade de se sentirem produtivas – 69% relataram que eram produtivas no trabalho, em comparação com 61% dos praticantes de exercícios noturnos que disseram o mesmo –, de acordo com dados da companhia norte-americana de bicicletas elétricas Velotric Bike de 2023.
Além disso, aqueles que praticavam exercício pela manhã tinham maior probabilidade de estarem satisfeitos com seus trabalhos – 73%, contra 61% para os que faziam à noite. Com uma lógica parecida, os que se exercitavam durante a noite também eram 46% mais propensos a considerar deixar seus empregos nos próximos seis meses.
Os dados da Velotric também mostraram que quem fazia exercício de manhã tinha uma probabilidade 44% maior de ocupar cargos gerenciais e uma renda superior à dos que se exercitavam em outros horários do dia. Além disso, 53% dos que praticam exercício pela manhã receberam um aumento no último ano, em comparação com 44% dos que se exercitam à noite.
Produtividade, realização e satisfação estão frequentemente relacionadas com motivação, esforço e energia, e parece que a corrida é um esporte com potencial de promover esses fatores. Correr melhora o humor e a função cognitiva, com base em um estudo da Universidade de Tsukuba, no Japão, e publicado pela revista científica Nature. Ou seja, esse esporte cria sentimentos de positividade e felicidade, segundo pesquisas da Universidade de Montreal, do Canadá.
Menos estresse, mais bem-estar
As pessoas que se exercitam pela manhã também têm mais benefícios em diversos medidores de bem-estar, com 73% dos praticantes relatando saúde e bem-estar geral, em comparação com 60% que sentiam o mesmo e se exercitam em outros horários do dia. O primeiro grupo também tende a se sentir melhor em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional – 47% em comparação com 37% -, segundo a pesquisa da Velotric.
Os praticantes de exercícios no começo do dia também disseram que sentiram menos estresse no trabalho – 42% relataram baixos níveis de estresse, em comparação com 34% dos que se exercitam à noite. E os treinos matinais também foram associados a mais saúde mental e maiores níveis de motivação e energia.
Conheça pessoas
Uma das melhores maneiras de criar e manter uma vida feliz é através de relacionamentos fortes com familiares, amigos e colegas de trabalho – e praticar exercícios também está relacionado a criar vínculos positivos com outras pessoas. 75% dos que se exercitavam pela manhã relataram ter um ótimo relacionamento com a família e amigos, em comparação com 68% das pessoas que faziam exercícios à noite. O primeiro grupo também tem melhores relacionamentos românticos (65% em comparação com 55%) e vidas sexuais (58% em comparação com 46%), segundo a Velotric.
As pessoas tendem a sentir maior alegria quando se envolvem em atividades que compartilham com outras, de acordo com um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia. Suar com um amigo contribui para essa felicidade.
A amizade também tem um efeito reforçador para o exercício. Aqueles que treinam juntos têm 45% mais probabilidade de continuar sua rotina de exercícios e 63% mais chance de manter essa atividade física por 12 meses ou mais, de acordo com dados do aplicativo de atividades fitness ClassPass.
Os dados são convincentes: o exercício faz a diferença em tudo, da produtividade ao salário, bem-estar e os relacionamentos. Então, como você deve começar?
5 passos para começar a se exercitar
-
Getty Images 1. Apenas faça alguma coisa
É claro que você vai querer consultar seu médico e garantir que está saudável o suficiente para fazer exercícios, mas em geral, quanto mais atividade física, melhor. Comece aos poucos ou continue com o que você já está fazendo – e então mantenha e desenvolva seus ótimos hábitos.
-
Getty Images 2. Não julgue a si mesmo
Evite se julgar. Os exercícios matinais podem ser mais poderosos, mas fazer algo a qualquer hora do dia é melhor do que não fazer nada. Além disso, evite comparar-se com os outros – e fique satisfeito com seus próprios esforços e progresso. O melhor exercício é aquele que você pratica.
-
Getty Images 3. Reflita sobre como você se sente
É mais provável que você continue com sua rotina de exercícios quando perceber como está se sentindo bem. Aprecie as novas capacidades que você está construindo e sua empolgação – e sintonize-se com as emoções positivas que surgem da atividade física.
-
Getty Images 4. Conheça outras pessoas
Entre em contato com outras pessoas e encontre um amigo para se exercitar. Inicie uma conversa na academia ou comece um desafio de atividades físicas com um colega. O exercício pode construir relacionamentos, e os laços com outras pessoas ajudarão a manter o seu engajamento.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Abrace a experiência
Uma das razões pelas quais o exercício é tão poderoso é porque é uma experiência – e as experiências têm uma correlação maior com a felicidade do que apenas adquirir ou ter bens materiais, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas.
1. Apenas faça alguma coisa
É claro que você vai querer consultar seu médico e garantir que está saudável o suficiente para fazer exercícios, mas em geral, quanto mais atividade física, melhor. Comece aos poucos ou continue com o que você já está fazendo – e então mantenha e desenvolva seus ótimos hábitos.
*Tracy Brower é colaboradora da Forbes USA. Ela é socióloga, conselheira e autora de “The Secrets to Happiness at Work” (Os Segredos da Felicidade no Trabalho, em tradução livre). Ela é especialista em assuntos relacionados ao universo profissional e seu trabalho foi traduzido para 15 idiomas.
(Traduzido por Gabriela Guido)