Diferente do ano passado, 2024 terá menos feriados prolongados – serão apenas dois com possibilidade de emenda no final de semana, contra quatro em 2023. Dos 10 feriados nacionais deste ano, 7 vão cair em finais de semana ou em quartas-feiras.
Mas se você é daqueles que espera ansiosamente o feriadão para fugir da rotina e descansar a cabeça, saiba que é possível criar momentos de relaxamento durante e no final da semana e ter uma vida mais equilibrada – com foco e produtividade no trabalho, mas sem perder de vista o lazer e a saúde física e mental.
-
Veja 10 maneiras de manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O trabalho sem interrupção é um grande inimigo do sucesso. Trabalhar por mais horas ou dias não significa, necessariamente, fazer mais e melhor. Na verdade, pode ter o efeito contrário: a falta de descanso pode reduzir a eficiência e a criatividade, além de gerar estresse emocional, psicológico e físico.
Soluções inovadoras são criadas quando se está relaxado, pois é assim que as as áreas do cérebro associadas com o foco e a memória permanecem ativas.
Leia também:
- 10 passos para transformar sua carreira em 2024
- O futuro do trabalho chegou: 16 tendências para 2024
Veja, abaixo, algumas estratégias para se desconectar do trabalho no fim do dia ou da semana e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Se você lidera uma equipe, é importante incentivar o time a manter esse balanço e entender que cada profissional tem suas prioridades e necessidades. Ser flexível e acolher as especificidades de cada um também faz parte do papel da liderança e ajuda a melhorar a coesão da equipe e, consequentemente, as entregas e resultados.
10 maneiras de manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
-
1. Planeje seus dias e sua semana
A ansiedade é sobre o controle – ou a falta de controle. Por isso, planeje a semana e cada dia dela. Quanto mais você se concentrar nas coisas que pode controlar no trabalho (e fora dele também), menos ansioso você se sentirá e, quando surgirem coisas inesperadas, isso não vai te afetar da mesma maneira.
-
2. Aprenda a priorizar
Só você sabe o momento profissional e pessoal que está vivendo. E só você vai poder dizer quando é hora de dar atenção ao trabalho e quando é preciso estar em casa cuidado da família, de amigos ou de si mesmo. Aprenda a reconhecer que nem tudo é urgente e definir onde estão as prioridades em determinado momento.
-
3. Faça higiene do sono
Dormir bem pode mudar a sua vida. Mas, para conseguir uma boa noite de sono, o ideal é não tomar muito café, jantar tarde da noite assistindo a séries sobre crimes ou rolar pelo Instagram e TikTok até 1h da manhã. A higiene do sono define um conjunto de hábitos que vão te ajudar a dormir melhor.
Comece a criar seu próprio processo de relaxamento. Escolha uma hora em que você sabe que deveria dormir para descansar o suficiente e reserve pelo menos uma hora anterior. Essa é a hora em que você precisa fugir das telas, talvez ler um livro, fazer uma xícara de chá, diminuir as luzes e colocar o que vai vestir para dormir. Quando acordar, também se certifique de que a primeira coisa do seu dia não vai ser mexer no celular.
-
4. Crie uma rotina de exercícios
Aproveite o início do ano e o clima de renovação para colocar em prática a meta de fazer exercícios e se alimentar bem. Além dos diversos benefícios para a saúde mental e física, praticar atividade física também pode ser positivo para a carreira. Pesquisas mostram que o exercício, especialmente quando praticado pela manhã, aumenta a satisfação no trabalho e diminui a chance de as pessoas deixarem seus empregos.
-
Anúncio publicitário -
5. Mantenha uma alimentação saudável
A alimentação também é um fator determinante para dar mais ou menos energia durante o dia de trabalho. Uma má escolha no almoço pode prejudicar uma tarde toda. Snacks rápidos e não saudáveis podem parecer uma opção prática para o escritório, mas podem ser um tiro no pé se você economiza 10 minutos de pausa e tem um dia todo de baixa performance. O ideal é manter refeições balanceadas, que fornecem carboidratos associados a fontes de proteínas e gorduras saudáveis.
-
6. Entenda o que funciona para você
Com autoconhecimento, você vai conseguir reconhecer suas limitações e adaptar sua rotina para ser mais produtivo e também mais feliz e realizado. Talvez você não seja do tipo que consegue emendar uma call em outra e precisa de um tempo para respirar entre as reuniões. Isso vai ser importante na hora de montar sua agenda para colocar uma folga de cinco minutos para levantar, tomar um café e dar uma volta pelo escritório ou pela casa. Ouvir música, conversar com um colega e escrever também podem ser alternativas. Assim como trabalhar em ambientes de natureza (ou apenas com algumas plantas), o que contribui para o bem-estar geral.
-
7. Aprenda a controlar a respiração
Quando se sentir bombardeado de informações e demandas, seja na vida pessoal ou profissional, controle sua respiração. Giuliano Milan, especialista em meditação e mentor de atletas e executivos, ensina como fazer isso: “Comece a contar a respiração – inspiração e expiração – de olho aberto, no seu ritmo, sem mudar a frequência, de 10 a 15 vezes. Se perder a conta, volte do início. Você pode fazer isso numa reunião, caminhando, em qualquer momento e quantas vezes achar necessário para limpar a mente.”
-
8. Pratique mindfulness
Controlar a respiração vai colocar todo o seu foco no momento presente. Deixar o passado e o futuro de lado é uma maneira eficaz de reabastecer e recuperar o espaço mental. Essa capacidade é conhecida como mindfulness ou atenção plena. Essa e outras formas de meditação são técnicas comprovadas cientificamente para recuperar a calma. É por isso que muitas empresas de tecnologia no Vale do Silício costumam iniciar reuniões com alguns minutos de silêncio. O Google começou a incentivar sua equipe a praticar meditação em 2007. Steve Jobs era famoso por estimular muito do seu pensamento criativo enquanto fazia caminhadas. Mas a atenção plena deve ir para além do trabalho e fazer parte da sua vida.
-
9. Tire férias
O ano tem menos feriados, mas você ainda pode usufruir das suas férias. Mas uma pesquisa global que entrevistou mais de 8 mil pessoas em 13 países mostra que os brasileiros ficam ainda mais estressados quando tentam se desligar do trabalho. Isso pode ser ainda pior para empreendedores, mas é importante se organizar para conseguir tirar uns dias de folga. Com o aumento do trabalho remoto e híbrido, as linhas entre a vida pessoal e profissional ficaram cada vez mais tênues, tornando difícil para as pessoas desligar completamente
Mas quando as pessoas conseguem recarregar totalmente, elas retornam ao trabalho com um “senso renovado de energia e propósito, o que aumenta sua produtividade e motivação”, diz Kevin Cashman, autor de “The Pause Principle: Step Back to Lean Forward” (“O Princípio da Pausa: Um passo atrás para ir adiante”, em tradução livre).
-
10. Faça amigos
O trabalho vai ser mais prazeroso se você estiver rodeado de pessoas positivas e inspiradoras. Pesquisas mostram que ter amigos no trabalho traz benefícios para o próprio trabalho e para a carreira. Eles podem elevar o nível uns dos outros e fornecer o apoio que cada um precisa para realizar suas tarefas. Para além da vida profissional, estar rodeado de pessoas leves e de quem você gosta pode fazer toda a diferença para dividir momentos difíceis e também compartilhar e celebrar conquistas.
1. Planeje seus dias e sua semana
A ansiedade é sobre o controle – ou a falta de controle. Por isso, planeje a semana e cada dia dela. Quanto mais você se concentrar nas coisas que pode controlar no trabalho (e fora dele também), menos ansioso você se sentirá e, quando surgirem coisas inesperadas, isso não vai te afetar da mesma maneira.