No entanto, ainda existem muitas tarefas e interações que só podem ser feitas pelos humanos, especialmente em áreas que dependem de conexão entre pessoas. Esse tipo de trabalho exige o desenvolvimento de competências interpessoais, as chamadas soft skills, qualidades não técnicas e traços de personalidade que envolvem comunicação, colaboração e interações eficazes no ambiente de trabalho.
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Então, de quais habilidades interpessoais você precisa para garantir a segurança do seu emprego no mercado de trabalho atual? Aqui estão 5 para considerar.
Pensamento crítico
O desenvolvimento desse tipo de habilidade permite que os profissionais naveguem em ambientes complexos e tragam inovações para soluções em suas atividades diárias. Embora a IA possa ajudar, profissionais com pensamento crítico têm a flexibilidade para ajustar a sua abordagem com base em várias circunstâncias e contextos éticos.
À medida que eles tomam decisões com base no julgamento subjetivo, na intuição e nas suas experiências pessoais, é mais difícil que sejam substituídos pela IA.
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Planejamento estratégico
Um bom planejamento requer criatividade e inovação para novas abordagens, adaptação às circunstâncias e aproveitamento de oportunidades. Os sistemas de IA podem ter dificuldades em responder a mudanças imprevistas, o que torna os funcionários com essas competências mais favoráveis para realizar o trabalho e indispensáveis para as empresas.
Delegação de tarefas
Algumas tarefas são mais fáceis de realizar sozinho, mas outras precisam de apoio para obter melhores resultados. E à medida que o uso da IA se torna mais comum, o gerenciamento de tarefas é visto como algo que pode ser automatizado. No entanto, o julgamento humano ainda é crucial para a delegação de tarefas, uma vez que considera as capacidades dos membros da equipe e a sua carga de trabalho. Delegar também inclui determinar qual pessoa é mais adequada para qual entrega, fornecendo instruções claras para uma execução bem-sucedida.
Um estudo sobre gerenciamento de tempo revelou que apenas 28% das empresas oferecem treinamento em habilidades de delegação. Portanto, se você conseguir fazer isso e tornar os processos mais fáceis para a sua equipe, você estará se tornando mais valioso e menos substituível no seu trabalho.
Comunicação
As habilidades de comunicação também podem aumentar seu impacto, permitindo que você crie narrativas e ilustre suas ideias de maneira convincente, colabore com seus colegas de equipe para atingir objetivos comuns e impulsione mudanças positivas dentro da empresa.
Embora hoje em dia seja comum usar IA para redigir um email profissional, o toque humano ainda é insubstituível ao lidar com questões delicadas, como atendimento ao cliente, e temas que ainda precisam ser tratados pessoalmente. Isso também envolve lidar com crises e gerenciar as partes interessadas.
Investir em habilidades de comunicação pode te ajudar a ser um membro ou líder de equipe mais produtivo e eficiente, o que vai pavimentar seu caminho para o sucesso profissional.
Negociação
No mundo empresarial, negociação é o nome do jogo. E apesar da disponibilidade de plataformas remotas ou virtuais como ligações, emails ou videoconferências, reunir-se cara a cara para negociar tem maior probabilidade de resultar em resultados favoráveis, incluindo termos acordados e noções de compromisso mais claros.
Aprender táticas e técnicas de negociação aumentará a sua importância como profissional, especialmente se estiver lidando com processos de compras ou aquisição. Você poderá fazer concessões estrategicamente, o que cria valor por meio de compensações, como preços preferenciais para contratos e fornecedores.
Embora a IA continue a ajudar na automatização de tarefas rotineiras e no processamento de grandes quantidades de dados, existem qualidades únicas que apenas os humanos têm, o que os diferencia da tecnologia e os posiciona como ativos insubstituíveis para as empresas.
Embora investir na aprendizagem de novas tecnologias seja importante nos dias de hoje, cultivar essas competências interpessoais é também um movimento estratégico para se manter relevante e indispensável num local de trabalho cada vez mais digital.
*Sho Dewan é colaborador da Forbes US. Ele é fundador e CEO da Workhap, de consultoria de carreira, além de ser criador de conteúdo e LinkedIn Top Voice.