“Agenda de inovação compete com as entregas de curto prazo”, diz VP sênior da Samsung

27 de março de 2024

Em 15 anos de Samsung, Gustavo Assunção passou por todos os negócios da empresa, em diferentes funções

Há 15 anos na Samsung, Gustavo Assunção acaba de ser promovido a vice-presidente sênior da empresa. O executivo, que já liderava todo o negócio de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, passa a ser responsável também pelo marketing das áreas corporativa e de eletrônicos de consumo, que envolve TV, ar-condicionado e eletrodomésticos.

Em pouco mais de duas décadas de carreira, precisou desenvolver novas habilidades para continuar subindo. “O ambiente corporativo é muito dinâmico e traz desafios diários porque é formado por muitas agendas paralelas, nem sempre convergentes.”

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Um desses desafios é colocar a inovação no centro da estratégia. “É uma agenda que compete com a entrega dos resultados de curto prazo”, diz ele, que está por trás da ampliação do 5G no portfólio de dispositivos da empresa. “A capacidade de priorizar os temas corretos, que realmente vão influenciar os negócios, é muito importante.”

Assim como estar disposto a desafiar o cenário atual, sem se prender ao que deu certo no passado. Formado em comunicação social, Assunção ampliou sua atuação ao longo da carreira e passou por diferentes áreas, como planejamento financeiro, inteligência de mercado, vendas e marketing. “A combinação de base acadêmica com a experiência real nas empresas tem sido fundamental”, diz o executivo. Ele começou como estagiário na Sharp do Brasil, que passava por uma reestruturação e acabou decretando falência em 2002. “Foi muito marcante porque me mostrou a realidade do mundo corporativo.”

Gustavo Assunção conta como chegou à liderança e o que considera mais importante para continuar relevante no mercado.

Leia também:

O C-Suite desta semana também traz movimentações na Intel, Tetra Pak e Kraft Heinz.

Forbes: Como uma longa trajetória em uma mesma empresa ajuda no desenvolvimento profissional?

Gustavo Assunção: Em 15 anos na Samsung, passei por todos os negócios da empresa, em diferentes funções. Ainda que esteja sob a mesma cultura organizacional, isso naturalmente tem proporcionado um aprendizado importante, pois cada negócio está em um estágio de maturação diferente, com canais e cenários competitivos particulares.

F: Como você se mantém atento em relação às novidades do seu mercado?

GA: Com a construção e a manutenção constante de uma rede de relacionamento, além de muita leitura diária.

F: Como criar um ambiente que incentive a inovação?

GA: Esse tem sido um grande desafio, pois a agenda de inovação compete com a entrega dos resultados de curto prazo. A Samsung busca a inovação todos os dias e toda a nossa estrutura serve a esse propósito.

F: O que você considera importante para continuar relevante e se destacando na empresa?

GA: Foco nos resultados, com cabeça de “dono”. Estar sempre disposto a desafiar o cenário atual, sem se prender às iniciativas que deram certo no passado. Igualmente importante é entender que também haverá derrotas na jornada.

F: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira?

GA: Tenho formação acadêmica em Comunicação Social pela ESPM, mas ao ingressar na Editora Globo, como trainee, trabalhei na área de planejamento. Essa experiência me abriu uma nova perspectiva e me motivou a buscar uma formação mais ampla, com base em Administração de Negócios, por meio de um MBA. Depois disso, fiz cursos executivos em temas variados. Passei por várias áreas: planejamento financeiro, inteligência de mercado, vendas e marketing. Essa combinação de base acadêmica com a experiência real nas empresas tem sido fundamental.

F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver ao longo da trajetória?

GA: Foco no negócio e resiliência. O ambiente corporativo é muito dinâmico e traz desafios diários porque é formado por muitas agendas paralelas, nem sempre convergentes. É muito fácil se distrair. A capacidade de priorizar os temas corretos, que realmente vão influenciar os negócios, é muito importante.

F: Qual foi o turning point da sua carreira?

GA: Sem dúvida, o ingresso na Samsung, que me mostrou a realidade de uma empresa global, em busca da inovação todos os dias. Aqui tive a oportunidade de aprender e fazer negócios de maneira ampla e relevante.

F: O que você busca em um profissional da sua equipe?

GA: Mais do que competência técnicas, busco a atitude de sempre querer entregar o melhor em tudo que faz.

Por quais empresas passou

Sharp, Editora Globo, Epson e Samsung

Formação

Graduação em Comunicação Social (Marketing) na ESPM-SP
MBA na Universidade de Pittsburgh (EUA)

Primeiro emprego

Estagiário na Sharp do Brasil

Primeiro cargo de liderança

Gerente de vendas

Veja outros executivos que fizeram movimentos de carreira na quinzena:

Gisselle Ruiz Lanza é nomeada vice-presidente do grupo de vendas e marketing da Intel. A executiva, que está há 25 anos na empresa, acumula o cargo com a liderança da empresa na América Latina.
A Tetra Pak tem três novos diretores. Hector Nunez, promovido a diretor de vendas, está na empresa há mais de vinte anos. Luis Eduardo Ramirez (foto) é o novo diretor para a área de portfólio de embalagens e Renato Cardoso lidera a área de serviço ao cliente e design.more
A Kraft Heinz anuncia sua nova CMO, Cristina Monteiro. Com duas décadas de experiência em marketing, atuando 17 anos especificamente na indústria de alimentos, a executiva tem passagens por Mondelez, PepsiCo e Kellogg. A empresa também contratou Roberto Pasqualoni como seu novo vice-presidente comercial. Acumulando duas décadas de experiência, o executivo já atuou na antiga Kraft Foods, PepsiCo, Bauducco e Grano Alimentos. more
Igor Viana Gomes é o novo vice-presidente comercial de cardiometabólico da Novo Nordisk no Brasil. O executivo tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica,começou a carreira na Pfizer e passou por multinacionais como Wyeth, Galderma e Takeda, onde atuou por mais de 15 anos em diversos países.more
A Kellanova, antiga Kellogg, promove Renata Bueno a diretora de Recursos Humanos. A executiva, que tem mais de 18 anos de carreira na área, passou por companhias como Unilever e Coty e entrou na empresa em 2022. more
Fabio Lima é o novo diretor comercial da operação de proteção de cultivos da Syngenta no Brasil. Hoje, o executivo, que está há mais de 20 anos na empresa, é diretor comercial de contas-chave.more
Vivian Franco é a nova diretora de pessoas da Mars Wrigley no Brasil. A executiva está há quase 10 anos na empresa.
Viviane Mansi assume a diretoria de relações corporativas da Diageo. A executiva tem mais de 20 anos de carreira, com experiência em ESG e comunicação.