Em pouco mais de duas décadas de carreira, precisou desenvolver novas habilidades para continuar subindo. “O ambiente corporativo é muito dinâmico e traz desafios diários porque é formado por muitas agendas paralelas, nem sempre convergentes.”
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Um desses desafios é colocar a inovação no centro da estratégia. “É uma agenda que compete com a entrega dos resultados de curto prazo”, diz ele, que está por trás da ampliação do 5G no portfólio de dispositivos da empresa. “A capacidade de priorizar os temas corretos, que realmente vão influenciar os negócios, é muito importante.”
Gustavo Assunção conta como chegou à liderança e o que considera mais importante para continuar relevante no mercado.
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O C-Suite desta semana também traz movimentações na Intel, Tetra Pak e Kraft Heinz.
Gustavo Assunção: Em 15 anos na Samsung, passei por todos os negócios da empresa, em diferentes funções. Ainda que esteja sob a mesma cultura organizacional, isso naturalmente tem proporcionado um aprendizado importante, pois cada negócio está em um estágio de maturação diferente, com canais e cenários competitivos particulares.
F: Como você se mantém atento em relação às novidades do seu mercado?
GA: Com a construção e a manutenção constante de uma rede de relacionamento, além de muita leitura diária.
GA: Esse tem sido um grande desafio, pois a agenda de inovação compete com a entrega dos resultados de curto prazo. A Samsung busca a inovação todos os dias e toda a nossa estrutura serve a esse propósito.
F: O que você considera importante para continuar relevante e se destacando na empresa?
GA: Foco nos resultados, com cabeça de “dono”. Estar sempre disposto a desafiar o cenário atual, sem se prender às iniciativas que deram certo no passado. Igualmente importante é entender que também haverá derrotas na jornada.
GA: Tenho formação acadêmica em Comunicação Social pela ESPM, mas ao ingressar na Editora Globo, como trainee, trabalhei na área de planejamento. Essa experiência me abriu uma nova perspectiva e me motivou a buscar uma formação mais ampla, com base em Administração de Negócios, por meio de um MBA. Depois disso, fiz cursos executivos em temas variados. Passei por várias áreas: planejamento financeiro, inteligência de mercado, vendas e marketing. Essa combinação de base acadêmica com a experiência real nas empresas tem sido fundamental.
F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver ao longo da trajetória?
GA: Foco no negócio e resiliência. O ambiente corporativo é muito dinâmico e traz desafios diários porque é formado por muitas agendas paralelas, nem sempre convergentes. É muito fácil se distrair. A capacidade de priorizar os temas corretos, que realmente vão influenciar os negócios, é muito importante.
GA: Sem dúvida, o ingresso na Samsung, que me mostrou a realidade de uma empresa global, em busca da inovação todos os dias. Aqui tive a oportunidade de aprender e fazer negócios de maneira ampla e relevante.
F: O que você busca em um profissional da sua equipe?
GA: Mais do que competência técnicas, busco a atitude de sempre querer entregar o melhor em tudo que faz.
Por quais empresas passou
Formação
Graduação em Comunicação Social (Marketing) na ESPM-SP
MBA na Universidade de Pittsburgh (EUA)
Primeiro emprego
Estagiário na Sharp do Brasil
Primeiro cargo de liderança
Gerente de vendas