Embora o local de trabalho possa fornecer oportunidades para conhecer potenciais parceiros e namorados, muitas vezes é mais sensato explorar essas conexões fora do âmbito profissional. Há um mundo inteiro de romance esperando além das paredes do escritório.
Ter um crush por um colega de trabalho é tão comum quanto a máquina de café do escritório quebrar bem quando você mais precisa dela. Mas, ao contrário do cenário de ficar sem café, cuja solução é simples (entrar em pânico), navegar pelos sentimentos românticos no ambiente de trabalho requer um pouco mais de tato e consideração.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Sentimentos são inevitáveis, mas lidar com eles de forma sensível é algo complexo. Especialistas não recomendam romances no escritório, mas eles acontecem, e é melhor estar ciente de como lidar com isso. Neste Dia dos Namorados, veja algumas dicas a seguir.
Pare e pense
Primeiro de tudo: dê um passo atrás e avalie seus sentimentos. Eles são genuínos ou você está apenas entediado com a planilha que tem olhado nas últimas três semanas? Podem ser as duas situações, mas pelo menos analise. Às vezes, a monotonia do trabalho pode fazer com que a empolgação de um novo crush pareça a solução para todos os seus problemas. Então, dê um tempo.
Considere as consequências
Antes de agir com base nos seus sentimentos, pense em vários passos à frente. Quais são os possíveis impactos na sua relação profissional, na dinâmica da sua equipe e na sua carreira? Além disso, você está preparado para lidar com uma possível mágoa? Muitos locais de trabalho têm políticas sobre relacionamentos entre funcionários, especialmente se houver uma dinâmica de poder envolvida.
Certifique-se de estar informado sobre a posição da sua empresa em relação aos relacionamentos no ambiente de trabalho antes de seguir em frente. Decidir se deve ou não revelar seus sentimentos é uma decisão pessoal, mas deve ser abordada com cautela. Se você escolher compartilhar seus sentimentos, seja direto e respeitoso, e faça isso em um ambiente apropriado. Não na segunda-feira de manhã.
Seja profissional
Independentemente do que aconteça, o profissionalismo é fundamental. Mantenha suas interações profissionais e respeitosas, tanto pessoalmente quanto em qualquer plataforma digital. Lembre-se: vocês são colegas antes de mais nada. Não se comporte de forma inadequada. E se você não sabe o que isso significa, talvez seja melhor evitar a situação por completo.
Se a pessoa não demonstrar interesse, não convide para sair novamente. Também esteja emocionalmente preparado para ser rejeitado e seja maduro ao trabalhar junto com o colega no futuro. Se você não puder fazer isso, simplesmente não transforme a relação profissional em outra coisa.
Estabeleça limites
Estabelecer limites claros é essencial se você decidir seguir em frente com um relacionamento com alguém do trabalho. Discutam como vocês vão lidar com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, incluindo como vão interagir no escritório e como lidar com potenciais conflitos de interesse. É importante manter as vidas pessoal e profissional separadas para garantir que o namoro não afete negativamente seu trabalho ou seus colegas.
Leia também:
- Do amor ao escritório: love bombing e gaslighting podem migrar para o trabalho
- 8 carreiras para quem é bom em relacionamentos
Tenha um plano de contingência
Sem ofensas, mas provavelmente não vai dar certo. Normalmente não dá. Assim como em qualquer relacionamento, é sensato considerar todos os possíveis desfechos, incluindo a possibilidade do namoro não funcionar. Discutam como vocês vão lidar com uma possível separação para garantir o menor impacto possível na sua vida profissional. Não é a conversa mais romântica, mas é necessária.
*Virginia Hogan é colaboradora da Forbes US. Ela é escritora e comediante stand-up, além de trabalhar como freelancer há seis anos.