
O Brasil é o quarto país com mais profissionais tristes ou com raiva diária na América Latina, segundo estudo da consultoria Gallup, que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países. Cerca de 1 a cada 4 brasileiros enfrenta o sentimento de tristeza diariamente no trabalho.
De acordo com um relatório da plataforma americana de software de recursos humanos BambooHR, a felicidade dos profissionais caiu 5% em 2024 em relação ao ano anterior, atingindo o nível mais baixo em quatro anos. Os resultados geram preocupação, considerando o declínio constante na satisfação das pessoas desde 2020.
Também surpreende o fato de que a felicidade dos profissionais esteja mais baixa do que no auge da pandemia. “Esse declínio persistente é alarmante e sinaliza uma necessidade de ação organizacional”, afirma Anita Grantham, líder de RH da BambooHR. Entre os diversos fatores para a queda nos índices de felicidade, estão demissões, burnout, exigências de retorno ao escritório e aumentos salariais insuficientes.
Neste Dia Internacional da Felicidade (20), entenda por que profissionais felizes ajudam o negócio e como elevar a satisfação da sua equipe.
Profissionais felizes, empresas mais lucrativas
Empregadores que buscam aumentar a lucratividade devem reconhecer que funcionários felizes beneficiam os resultados financeiros. Isso acontece porque produtividade e lucratividade estão correlacionadas.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, profissionais felizes são 13% mais produtivos do que os outros colegas. Eles também são mais criativos, faltam menos ao trabalho e colaboram mais. Além disso, a felicidade no trabalho está fortemente ligada a taxas mais baixas de rotatividade, o que pode gerar economias significativas para as empresas em recrutamento e treinamento.
Como ter funcionários mais felizes em 5 passos
A felicidade dos profissionais vai muito além de mesas de pingue-pongue no escritório e happy hours corporativos. As melhores culturas organizacionais têm funcionários que trabalham mais porque querem, não porque são obrigados.
Ao aplicar algumas estratégias, as empresas podem criar uma cultura organizacional que atrai talentos de alto nível e os motiva a permanecer. Confira:
1. Permita horários de trabalho flexíveis
Seja trabalhando remotamente ou no escritório, os funcionários ficam mais satisfeitos em empresas que oferecem opções de trabalho flexíveis. Profissionais que usufruem dessas opções tendem a se sentir melhor em relação aos seus empregos e apresentam menores níveis de burnout.
Uma pesquisa publicada na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health indica que a flexibilidade no trabalho está associada à redução do estresse profissional. Esses resultados não surpreendem, uma vez que a flexibilidade permite um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional.
Além disso, opções flexíveis dão aos funcionários uma maior sensação de autonomia e liberdade, e a possibilidade de trabalhar quando e como desejam é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Se as empresas quiserem atrair e reter os melhores talentos, precisarão olhar para isso.
2. Reconheça e recompense sua equipe
De acordo com a Gallup, os profissionais têm quatro vezes mais chances de se sentirem engajados quando acreditam receber o devido reconhecimento no trabalho. Sentir-se valorizado é fundamental para a felicidade no ambiente profissional. Quando a equipe percebe que suas contribuições são reconhecidas, há uma maior conexão com os colegas e com a organização, resultando em níveis mais elevados de inspiração e motivação.
O reconhecimento pode vir de executivos, gestores, colegas ou clientes. Para criar uma cultura de valorização, celebre tanto as pequenas conquistas quanto os grandes sucessos. Além disso, é crucial reconhecer as contribuições de todas as áreas da empresa. Ao garantir que todos os setores sejam reconhecidos, é possível aumentar a felicidade no trabalho e promover um ambiente mais inclusivo.
3. Promova a ascensão interna
O desenvolvimento de carreira é um elemento fundamental para a felicidade dos funcionários de uma empresa. O tempo em que as pessoas trabalhavam para um único empregador durante toda a vida ficou no passado. Hoje, carreiras não lineares são a nova norma, e a mobilidade interna e o desenvolvimento de talentos estão em constante demanda.
Segundo um estudo global realizado em parceria com o Cornerstone People Research Lab e o Lighthouse Research & Advisory, 73% dos profissionais afirmaram que querem conhecer as oportunidades de carreira dentro da sua organização. A pesquisa também revelou que funcionários que não têm visibilidade sobre essas oportunidades têm 61% mais chances de pedir demissão.
4. Estimule um sentimento de propósito
Profissionais que sentem que seu trabalho tem significado são mais felizes e leais. Aqueles que encontram propósito no trabalho também são mais resilientes e produtivos do que os que não se sentem alinhados à cultura organizacional.
Para promover um ambiente orientado por propósito, é necessário que isso seja incorporado e reforçado desde a alta liderança. Certifique-se de que o propósito da empresa esteja claramente integrado aos valores centrais da organização e seja amplamente comunicado entre os funcionários.
Além disso, promova um propósito compartilhado: ajude o seu time a entender como seus esforços contribuem para o sucesso geral da empresa. Embora a equipe precise de metas de curto prazo, também é importante ter uma visão de longo prazo para manter-se motivado.
5. Considere contratar um Chief Happiness Officer
Cada vez mais empresas estão adicionando o cargo de CHO (Chief Happiness Officer) à sua estrutura organizacional. A necessidade de um CHO depende do tamanho da empresa, da cultura corporativa e do nível de engajamento dos funcionários.
A mesma posição também ganhou outros nomes no mercado de trabalho:
- Head of Employee Experience;
- Chief Well-Being Officer;
- Chief Wellness Officer.
Independentemente do nome do cargo, esse profissional geralmente ocupa uma posição no C-level e tem a responsabilidade de garantir que os funcionários estejam felizes e engajados. Suas funções específicas incluem reduzir o burnout, promover o bem-estar e melhorar a experiência dos colaboradores. Se bem implementado, esse papel pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
*Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.