
O Reino Unido poderia ganhar 400 bilhões de libras (US$533 bilhões) com o crescimento impulsionado pela inteligência artificial se treinasse sua força de trabalho, disse o Google, depois que um projeto piloto no país mostrou que os trabalhadores poderiam economizar mais de 120 horas por ano usando IA em tarefas administrativas.
Medidas simples, como dar permissão aos trabalhadores para usar IA e algumas horas de treinamento para que eles comecem, podem ajudar a dobrar a adoção da nova tecnologia. Isso, por sua vez, pode impulsionar o crescimento econômico, disse o Google em um relatório sobre seu projeto piloto, publicado na última semana.
A gigante de tecnologia dos EUA, que desenvolveu o chatbot Gemini AI, disse que, de acordo com uma análise da Public First, sua parceira no programa, dois terços dos trabalhadores — principalmente mulheres mais velhas de origens socioeconômicas mais baixas — nunca usaram IA generativa no trabalho.
Debbie Weinstein, presidente do Google na Europa, Oriente Médio e África, disse que os pilotos do AI Works — conduzidos em uma rede de pequenas empresas, fundos educacionais e um sindicato — mostraram que os trabalhadores poderiam economizar em média 122 horas por ano usando IA em tarefas administrativas.
Mas uma barreira que impedia alguns de se aventurarem era a preocupação de que usar IA no trabalho não era legítimo nem justo.
“As pessoas queriam ‘permissão para perguntar'”, disse Weinstein em uma entrevista. “‘Será que está tudo bem eu fazer isso?’ E, então, dar-lhes essa garantia foi muito importante.”
Depois que começaram, algumas horas de treinamento em IA para aumentar a confiança fizeram com que as pessoas usassem a tecnologia duas vezes mais, disse Weinstein, sendo que elas ainda a utilizavam vários meses depois.
Essas intervenções simples ajudaram a diminuir a lacuna de adoção de IA entre os participantes dos estudos piloto, disse o Google em seu relatório AI Works.
Antes do treinamento, por exemplo, apenas 17% das mulheres com mais de 55 anos em seus grupos usavam IA semanalmente e somente 9% diariamente.
Três meses depois, 56% utilizavam a IA semanalmente e 29% tornaram isso um hábito diário.