Conheça o LUVOIR, novo telescópio espacial

30 de setembro de 2017

Reprodução/FORBES

Desde que a humanidade começou a olhar para o céu, percebeu que a história cósmica de sua existência – as origens, tudo o que existe hoje e o destino final – está literalmente escrito no universo. Nossa compreensão do que o universo realmente é, do que é feito e de como chegou a esse estado melhora consideravelmente à medida em que construímos instrumentos cada vez mais eficientes para sondar estrelas, galáxias e as profundezas do espaço de maneiras novas.

VEJA TAMBÉM: Conheça 8 atrações do Parque da NASA

O telescópio espacial Hubble proporcionou um grande salto no conhecimento, já que mostrou como é o universo. No ano que vem, o telescópio James Webb será responsável por uma evolução semelhante ao revelar como o universo se transformou no que é hoje. Dar o próximo grande passo significa sonhar alto e buscar respostas às maiores questões da astronomia de hoje. Apenas o LUVOIR, um projeto de telescópio espacial de 15,1 metros com 40 vezes a potência de captura de luz do Hubble, desafia a humanidade a resolver esses enigmas.

O LUVOIR, um conceito para um telescópio “Large UltraViolet, Optical and Infrared” (“grande ultravioleta, ótico e infravermelho”, em tradução livre), seria basicamente uma versão do Hubble em maior escala no espaço, capaz de interpretar a ciência de um jeito impossível há uma geração. O Hubble foi uma revolução na cosmologia, na nossa compreensão das galáxias e seus componentes essenciais, um olhar atento ao nosso dinâmico Sistema Solar, e nossos primeiros passos para o estudo de atmosferas exoplanetárias.

A 15,1 metros, com um design segmentado, capacidades instrumentais muito superiores às que temos hoje e resolução maior, além de outras características, o LUVOIR representaria não uma melhoria incremental, mas transformadora, acima de tudo que um observatório já propôs.

LEIA: Missão tripulada da NASA para Vênus pode ajudar viagem para Marte

Em toda esfera astronômica que se possa imaginar – do Sistema Solar a exoplanetas, estrelas, galáxias, gases intergaláticos, matéria negra e mais – um telescópio tão avançado impulsionaria nosso conhecimento científico de uma forma nunca antes vista. Combinado a outras tecnologias avançadas que estarão a bordo do LUVOIR, esse é o verdadeiro observatório dos sonhos dos astrônomos.

Veja, na galeria de fotos, 6 coisas que um telescópio espacial gigante como esse nos permitiria aprender:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
Reprodução/FORBES

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).