Chris Gardner dá 5 dicas para realizar os sonhos

15 de dezembro de 2017
Divulgação

A vida do norte-americano foi retratada no filme “À Procura da Felicidade” (Divulgação)

Hoje ele é milionário, mas, há três décadas, tinha mais dificuldades que muitos empreendedores atuais. O norte-americano Chris Gardner chegou até a dormir em abrigos para moradores de rua com o filho pequeno à espera de uma oportunidade no mercado de trabalho.

LEIA MAIS: Por que Hollywood irá se tornar palco de uma nova guerra entre os estúdios

E a chance apareceu na forma de um estágio em uma corretora de valores e subsequente contratação pelo banco de investimento Bear, Stearns & Co. Chris começou a empreender em 1987, quando fundou a própria corretora e começou a fazer palestras e a escrever livros para estimular as pessoas a buscarem os seus sonhos. Sua reviravolta é retratada no filme “À Procura da Felicidade”, de 2006, estrelado por Will Smith.

Gardner conversou com FORBES Brasil em setembro, quando esteve em São Paulo para participar do National Achievers Congress (NAC Brasil 2017), um evento sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Durante a entrevista, o sorridente empreendedor falou sobre a sua trajetória. Sempre de bom-humor e brincalhão – chegou a tirar uma foto simulando a prisão deste repórter – ele fala como se estivesse conversando com um amigo de anos, abordando as ideias que desenvolve atualmente e seu ritmo de trabalho. “Este trimestre estarei em 12 países do Hemisfério Sul”, diz sobre a sua frenética agenda de fim de ano.

Divulgação

Will Smith interpreta Chris Gardner em “À Procura da Felicidade” (Divulgação)

“Como norte-americano, não posso aconselhar o que o Brasil precisa fazer”, diz logo de início, enfatizando que ninguém nos EUA deveria aconselhar o que outros países devem fazer sem antes resolver os próprios problemas. “Temos sérios desafios a enfrentar, inclusive a nossa liderança”, diz, referindo-se indiretamente ao presidente norte-americano Donald Trump. Entretanto, surpreende-se com os eventos da crise política brasileira. “É verdade? Isso é possível?”, pergunta sem especificar episódios ou personagens polêmicos. “Os brasileiros vão resolver isso, não precisam dos americanos”, incentiva.

A conversa com FORBES Brasil girou, basicamente, em torno do que faz há três décadas: inspirar outras pessoas a realizarem os seus sonhos. A seguir, veja cinco dicas que Gardner considera importantes para chegar lá:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock