Chopard prepara Palma de Ouro para Cannes 2018

26 de abril de 2018

Oito artesãos da joalheria são responsáveis pela elaboração do troféu

Em uma joalheria suíça, oito artesãos habilidosos se dedicam a transformar um bloco de cristal e uma porção de ouro em um dos mais cobiçados prêmios cinematográficos do mundo.

LEIA MAIS: Parceira L’Oreal e Chopard cria batom de rubis para caridade

A Palma de Ouro, um ramo de palmeira feito do metal precioso sobre uma base de cristal, é o principal prêmio do Festival Internacional de Cinema de Cannes. A peça é feita pela mesma joalheria, a Chopard, há 21 anos.

Seu desenho foi ligeiramente alterado ao longo do tempo. Depois de ser escolhida, uma palma de cera azul é criada e mergulhada em gesso. Em seguida, é aquecida em um forno durante uma noite para que a cera se derreta e deixe um molde oco de gesso.

O metal derretido é derramado no molde, que depois é imerso em água fria para quebrar o gesso e libertar a Palma de Ouro. A edição 2018 está sendo feita com 118 gramas de ouro 18 quilates e a Palma ainda passará por muita limpeza e polimento até ser considerada pronta para ser instalada na base de cristal.

“Realmente queríamos que esta Palma, mais do que ser um simples troféu, representasse o savoir-faire de vários artesãos”, disse Marc Couttet, diretor da Chopard, à Reuters.

Dois troféus serão fabricados para o caso de haver dois vencedores do festival, que será realizada entre os dias 8 e 19 de maio.