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A principal tecnologia que está por trás dessa perspectiva dos carros do futuro é o motor elétrico – um sistema de propulsão relativamente simples e compacto que permite às montadoras eliminar o capô e o amplo espaço necessário para um motor de combustão interna, um mecanismo de resfriamento do motor e engrenagens de transmissão complexas.
O resultado: a mudança pode inaugurar a era de um carro em forma de bolha ou cápsula, como aqueles popularizados pela série futurista cômica dos anos 1960.
“Esse é o próximo passo lógico”, disse Karim Habib, diretor de design da Infiniti, marca premium da Nissan, à Reuters em entrevista. “É definitivamente o próximo passo, particularmente se você imaginar um mundo com zero acidentes com a tecnologia de direção autônoma funcionando totalmente. Se os carros nunca colidirem, o mais eficiente [formato] de uma mobilidade pessoal pode ser um cubo de vidro.”
MUDANÇA DOS TEMPOS
Voltando à década de 1920, os automóveis – especialmente os de luxo – tendiam a ter longos capôs, como o Tesla Model S tem agora. Mas isso está prestes a mudar.
No Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro, a Infiniti mostrou um carro-conceito cujo estilo aponta para um futuro não tão distante, quando a maioria dos carros será elétrica.
O carro Q Inspiration Concept, que também será mostrado no salão do automóvel de Pequim que começa esta semana, tem um capô encurtado, um teto tipo cupê e um interior tipo SUV, apesar de ser um sedã.
Forçados em parte pelos rigorosos requisitos de economia de combustível e outras regulamentações, os fabricantes de automóveis em todo o mundo – especialmente na China – estão se esforçando para desenvolver carros de baterias elétricas em uma faixa ampla de preços.
Isso porque os carros hoje estão todos “com muitas especificações”, disse o cofundador e presidente-executivo da Byton, Carsten Breitfeld, em uma entrevista.
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A maioria tem assentos para quatro a sete pessoas, embora 70% das vezes esses carros tenham apenas uma ou duas pessoas dentro. Alguns têm velocidades máximas de 250 km/h, apesar de ninguém dirigir tão rápido.