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O ex-dançarino da Broadway levou sequências imaginativas de danças para a tela — Fred Astaire dançou em uma parede e no telhado em “Casamento Real” (1951) — durante uma carreira que o estabeleceu como um dos mestres do cinema musical.
“Cantando na Chuva” (1952), co-dirigido por Donen ao lado de Kelly, é um clássico de música e dança, considerado pelo Instituto Americano de Cinema, em 2006, como o maior musical já realizado.
O filme apresenta uma das sequências mais memoráveis da história do cinema americano – Kelly cantando a música tema, carregando um guarda-chuva e dançando enquanto a água caía, em uma rua, com uma performance virtuosa e acrobática.
O filme, que mostra a Hollywood de 1927, quando os filmes transitavam do silêncio para o som, alcançou sucesso apenas modesto na época do seu lançamento, mas ganhou estatura com o passar dos anos.
Donen também co-dirigiu “Um Dia em Nova York” (1949), com Kelly, que atuou ao lado de Frank Sinatra na história de três marinheiros em terra firme. O filme foi filmado fora do estúdio em Nova York – a primeira vez que isso aconteceu em um musical – e apresentou músicas marcantes como “New York, New York”.
“Casamento Real”, dois anos depois, foi o primeiro trabalho solo de Donen na direção, com Fred Astaire atuando ao lado de Jane Powell.
Donen dirigiu o ambicioso “Sete Noivas para Sete Irmãos” (1954), com Powell e Howard Keel, e foi nomeado ao Oscar, por Melhor Filme. Como em “Um Dia em Nova York”, ganhou o Oscar de melhor música.
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