- A campeã INTZ superou as expectativas e bateu o Flamengo por 3 x 2;
- Patrocinadores ajudam a fortalecer o cenário competitivo dos esportes eletrônicos;
- A cada partida ao longo da competição, iniciada em 12 de janeiro, 600 mil pessoas assistiram aos jogos dos oito times que disputaram o CBLoL.
No último sábado (13), foi realizada a final da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), evento que acontece desde 2012. A INTZ e-Sports Club venceu o Flamengo eSports, considerado o time favorito, por um placar de 3 x 2, dando ao time seu quarto título na competição.
LEIA MAIS: Que conselhos dar às crianças que querem ser profissionais no eSports
O ex-jogador profissional Gabriel “Kami” Bohm, que já teve a maior multa rescisória do país quando jogava pela paiN Gaming, acredita que o novo formato é um passo certo em direção à evolução do cenário competitivo. “Ele força os times a se prepararem com mais frequência ao longo do split. Quando eu jogava, as partidas eram uma vez por semana e sempre com foco no próximo adversário”, explica Kami, que hoje se concentra na produção de conteúdo para a internet.
Com a vitória, a INTZ recebeu a premiação de R$ 70 mil, enquanto o Flamengo ficou com R$ 40 mil. Mas, para Iervolino, esse dinheiro se torna um subsídio, já que o valor investido pelos patrocinadores ajuda a dar ainda mais suporte para os times.
Fernando Bueno, gerente de marketing da Gillette Brasil, diz que a empresa busca reforçar a preparação constante desses atletas. “Grandes marcas, em um primeiro nível, ajudam na visibilidade e no investimento que é necessário para os times. Em um segundo nível, alinham seus propósitos às características e às diferente facetas que os esportes têm.” Em 2019, a Gillette se tornou a primeira empresa a patrocinar o CBLoL.
Para Kami, o apoio de empresas deste porte, tanto aos times quanto aos campeonatos, aumenta o profissionalismo do segmento como um todo. “Quando grandes marcas apoiam, ganhamos credibilidade e mostramos que o que fazemos é sério.”
Como campeã, a INTZ participará do mundialito Mid-Season Invitation (MSI), que será realizado entre os dias 1 e 19 de maio, no Vietnã e Taiwan, com mais 12 times de todas as partes do mundo.
Veja, na galeria abaixo, como foi a final do CBLoL: