- A falta de tempo no dia a dia é uma das desculpas de quem não tem o hábito de usar as redes sociais;
- É recomendável usar no máximo três plataformas, entre Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Snapchat e YouTube;
- Interagir com as pessoas da sua rede é uma forma de construir engajamento.
Atualmente, a identidade digital é o meu foco principal, e isso significa ajudar os clientes a superar sua resistência às mídias sociais. O principal motivo apontado por eles para não usar é a falta de tempo: “Não consigo achar tempo para fazer isso”.
LEIA MAIS: 4 dicas para ter mais engajamento nas redes sociais
Você pode fazer muita coisa com esse tempo. Agregar valor ao seu público e não se desgastar e comprometer alguns minutos por dia. Para fazer isso funcionar, no entanto, é preciso se comprometer diariamente. Quando você começa, seu hábito de nove minutos vira três horas por mês de engajamento nas redes sociais. Veja, a seguir, como fazer isso acontecer:
1. Foque em uma plataforma
Não desperdice seus esforços estando em todas as plataformas. Será impossível estar sempre visível em todas essas plataformas, a menos que você faça dele o seu trabalho em tempo integral. Em vez disso, escolha até três e, de preferência, apenas uma plataforma para iniciar.
Você gosta. Não faz sentido escolher o YouTube se você detesta criar vídeos. É mais provável que você mantenha seu hábito diário de nove minutos nas mídias sociais, se divertindo com elas. Se você gosta de publicar conteúdo breve e conciso, escolha o Twitter. Se gosta de recursos visuais, escolha o Instagram.
Seu círculo social está lá. Ao usar as mídias sociais para fins profissionais, o objetivo é ser visível, valioso e disponível para as pessoas que estão tomando decisões sobre você. Não faz sentido tuitar com a frequência de Kim Kardashian ou Donald Trump se o seu público-alvo não estiver no Twitter.
2. Escolha a hora certa
3. Engajamento
Seja estratégico sobre o que deseja falar. Seus assuntos devem ajudá-lo a demonstrar sua liderança de pensamento e dar a você a oportunidade de expressar seu ponto de vista. Lembre-se de que ser visível nas mídias sociais não significa criar conteúdo novo todos os dias. Se você está apenas começando, aqui estão alguns passos para seguir no seu dia a dia:
- Curta e comente o conteúdo postado por outras pessoas;
- Compartilhe outras pessoas, adicionando seu ponto de vista para valorizar a postagem;
- Compartilhe algo que aprendeu, uma citação favorita ou uma estatística relevante
- Publique seu próprio conteúdo (artigo, tweet, foto, vídeo etc.)
4. Facilite
- Use ferramentas de postagem como o Hootsuite ou Buffer para postar e agendar os posts;
- Para responder ao conteúdo de suas conexões e seguidores, crie atalhos no seu telefone para respostas padrão. No iOS da Apple, esta tarefa é ainda mais fácil;
- Você pode também usar o comando de voz do teclado para enviar as mensagens.
O objetivo deste texto é encontrar maneiras de tornar o uso nas mídias sociais mais eficiente e alinhado com a sua maneira de trabalhar. A imagem pessoal tem tudo a ver com autenticidade; portanto, se você teme sua rotina de mídia social, as postagens parecerão falsas ou forçadas. Faça o que for necessário para evitar que seu novo hábito se torne um fardo.
Se você estava resistente em se envolver nas mídias sociais, siga este processo. Comprometa-se com seus nove minutos e veja sua identidade digital melhorar.
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.