Especialmente no trabalho, o quanto você ouve e a sua capacidade de captar informações têm um impacto significativo na qualidade dos seus resultados e, principalmente, na sua evolução profissional.
Quer alguns exemplos?
– Nós ouvimos para obter informações;
– Nós ouvimos para entender;
– Nós ouvimos por prazer;
– Nós ouvimos para aprender.
Os benefícios da escuta ativa
Para quem ainda não conhece, escuta ativa significa absorver o máximo possível da mensagem que escutamos. Ao nos tornamos melhores ouvintes, aumentamos nossa produtividade, além da nossa capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Quer mais? Graças à escuta ativa, evitamos conflitos e mal-entendidos. Ou seja, aprendemos todas as habilidades necessárias para uma carreira e relacionamentos de sucesso.
Veja abaixo o que fazer para você se tornar uma boa ouvinte:
Dica 2: Está sentindo uma dificuldade enorme em se concentrar no outro? Tente repetir suas palavras mentalmente. Isso vai a ajudar a reforçar a mensagem e a manter o foco.
Dica 3: Mostre que está prestando atenção na mensagem do outro, seja acenando com a cabeça ou fazendo um simples “ahãm”. Você não vai estar necessariamente concordando com a outra pessoa, mas sim indicando que está ouvindo. Usar a linguagem corporal, manter a postura aberta e interessada e fazer uso de outros sinais para mostrar que está ouvindo são boas formas, inclusive, de se manter concentrada na conversa.
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Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.