Como captar o que as pessoas dizem e melhorar sua comunicação

1 de outubro de 2019
Getty Images

Aprenda o que é escuta ativa e as maneiras de aplicar essa habilidade no seu dia a dia

Ouvir é uma das nossas habilidades mais importantes, seja no escritório, no dia a dia com os filhos e marido ou com os amigos, pais e irmãos.
Especialmente no trabalho, o quanto você ouve e a sua capacidade de captar informações têm um impacto significativo na qualidade dos seus resultados e, principalmente, na sua evolução profissional.

Quer alguns exemplos?

– Nós ouvimos para obter informações;
– Nós ouvimos para entender;
– Nós ouvimos por prazer;
– Nós ouvimos para aprender.

É tanta informação que recebemos todos os dias que o normal é acharmos que somos ótimas ouvintes, mas acredite: não é bem assim! Segundo o americano Edgar Dale, criador do famoso “Cone da Aprendizagem”, método que estuda nosso grau de envolvimento no processo absorção de informações, o cérebro humano só é capaz de se lembrar de 10% do que leu, 20% do que ouviu, 30% do que viu, 50% do que viu e ouviu, 70% do que disse em uma conversa/debate, e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. Ou seja, quando conversamos com nosso chefe, colegas, clientes, parentes ou parceiro por 10 minutos, prestamos atenção a menos da metade das informações que são passadas para a gente.

Os benefícios da escuta ativa

Para quem ainda não conhece, escuta ativa significa absorver o máximo possível da mensagem que escutamos. Ao nos tornamos melhores ouvintes, aumentamos nossa produtividade, além da nossa capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Quer mais? Graças à escuta ativa, evitamos conflitos e mal-entendidos. Ou seja, aprendemos todas as habilidades necessárias para uma carreira e relacionamentos de sucesso.

Veja abaixo o que fazer para você se tornar uma boa ouvinte:

Dica 1: Preste atenção ao outro com cuidado. Evite se distrair com o que quer que aconteça ao seu redor ou pensando em contra-argumentos enquanto a outra pessoa ainda está falando. Não se permita ficar entediada ou perder o foco na conversa.

Dica 2: Está sentindo uma dificuldade enorme em se concentrar no outro? Tente repetir suas palavras mentalmente. Isso vai a ajudar a reforçar a mensagem e a manter o foco.

Dica 3: Mostre que está prestando atenção na mensagem do outro, seja acenando com a cabeça ou fazendo um simples “ahãm”. Você não vai estar necessariamente concordando com a outra pessoa, mas sim indicando que está ouvindo. Usar a linguagem corporal, manter a postura aberta e interessada e fazer uso de outros sinais para mostrar que está ouvindo são boas formas, inclusive, de se manter concentrada na conversa.

 

Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.

 

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