À frente da operação está Dany Levkovits, filho do fundador da HNT, rede de frango crocante criada em 1995, na zona norte do Rio de Janeiro. “Meu pai tinha uma fábrica de guarda-chuva e, com a abertura das importações da China, acabou falindo”, lembra o empresário de 44 anos que, na época, cursava Administração. “Tive então a ideia de investir em um fast food de frango frito. A KFC tinha acabado de desembarcar por aqui, mas esse não era um hábito do brasileiro. Montamos a loja, que ficou sob a responsabilidade dele, e eu fui cuidar da minha produtora de áudio”, conta.
Em 2014, com a morte do pai, Levkovits achou que fechar a única loja ia dar muito trabalho. Decidiu, então, investir no negócio. Mas antes fez algumas mudanças. Uma delas foi desossar o frango, já que percebeu, em anos de atuação, um certo desconforto dos brasileiros em comer com as mãos. Em seguida, decidiu apostar em um modelo de franquia. Para isso, foi à China e descobriu um fornecedor da fritadeira – essencial para o negócio – que tinha um preço competitivo. E assim começou a empreitada. Hoje, a rede conta com 44 lojas em oito estados que crescem, em média, 30% ao ano em faturamento. E a previsão é ter 80 até o fim de 2020 – todas franqueadas, com exceção da primeira, aquela de 1995, que hoje funciona como uma loja piloto.
O encontro entre Dany Levkovits e Jay Pandya se deu em abril, em um evento internacional de franchising realizado nos Estados Unidos, com a promoção da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. “Pandya nos conheceu lá e manifestou interesse em entrar no segmento de fast food de frango”, conta o brasileiro. “Mas ele não queria ser um franqueado, pagar royalties. Queria ter lojas próprias. Então fizemos um modelo proprietário de concessão de marca.”
Desde então, Levkovits já foi outras sete vezes aos Estados Unidos. Há três semanas, o contrato foi fechado. Ele não revela quanto ganhou com a operação, mas cada uma das lojas receberá um investimento de US$ 1 milhão. E o desempenho das unidades norte-americanas vai definir os próximos passos. Como investidor que começou seus negócios em real state, Pandya tem terrenos e imóveis espalhados em vários lugares. “A ideia é expandir para o resto do mundo.”
Levkovits garante que o produto da HNT não deixa nada a desejar para os reis do frango. “É super crocante e feito com gordura de algodão, que o deixa pouco oleoso”, diz. Segundo ele, Pandya provou e gostou. Mas, claro, algumas adaptações terão que ser feitas para agradar ao paladar norte-americano. Uma delas é a criação de uma versão mais apimentada. O molho barbecue, ainda muito consumido no Brasil, não é mais uma tendência nos Estados Unidos. “Estamos desenvolvendo opções mais exóticas, que estão na moda atualmente por lá.”
As marcas de carros mais valiosas do mundo
A Kantar acaba de divulgar o recorte das marcas de automóveis mais valiosas do mundo do seu estudo BrandZ Global. Apesar de a Toyota aparecer no topo, o destaque desta edição do levantamento vai para as montadoras alemães, que ocupam exatamente 50% da lista. Veja, na tabela a seguir, as Top 10:
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A gigante global de informações, dados e pesquisas Nielsen vai dividir seus negócios em duas empresas independentes de capital aberto: a Global Media e a Global Connect, cada uma delas com foco estratégico mais nítido e maior oportunidade de aproveitar as vantagens competitivas. A Nielsen Global Media será responsável por fornecer métricas do setor de mídia, ajudando as empresas a definirem o querem alcançar e a potencializar os resultados. Já a Nielsen Global Connect ficará encarregada de fornecer, aos fabricantes e varejistas de bens de consumo, informações do mercado, por meio de um modelo preditivo que transforma observações em decisões estratégicas e soluções. A expectativa é que a operação de cisão esteja finalizada nos próximos nove a 12 meses.
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