- O primeiro dia do FORBES Start teve debate sobre agricultura e alimentação, liderado por nomes do setor como Mariana Vasconcelos, fundadora e CEO da Agrosmart, e Diego Barreto, CFO do iFood;
- Amanhã, o palco, dentro da São Paulo Tech Week, recebe o debate “Work hard, study hard: ideias sobre educação e trabalho” e especialistas de companhias como Nubank e Adobe.
- As inscrições são gratuitas e estão abertas.
O primeiro dia do palco FORBES Start, evento exclusivo dentro da programação da São Paulo Tech Week, começou hoje (25) com nomes de peso no debate “Do campo à mesa: ideias sobre agricultura e alimentação”. A mesa redonda mediada pela jornalista e colunista da Forbes Angelica Mari segue nos próximos dois dias com temas ligados a inovação. Clique aqui para se inscrever.
VEJA MAIS: Acompanhe ao vivo o primeiro dia do Forbes Start na São Paulo Tech Week
Dia 1 FORBES Start
A abertura do painel foi feita por Oliver Cunningham, sócio-líder de inovação da multinacional de consultoria KPMG. Em um keynote inspirador, o executivo introduziu a conversa falando sobre a importância de se manter sempre atualizado e em busca constante de aprendizado. “Hoje, quem acha que sabe de tudo, já começa enganado”. Ele seguiu enfatizando que a concorrência deve ser algo eliminado e que as empresas devem trabalhar sempre juntas para evoluir o setor que trabalham.
Juliana Glezer, coordenadora de inovação da Nestlé, foi a terceira a falar no palco. O foco de seu discurso foi a assertividade na entrega de produto. “Dentro da área de transformação digital, há uma equipe dedica a coletar os dados, outra para interpretá-los e levar os produtos para onde o consumidor está e da inovação, que tem como objetivo nos levar aos melhores produtos e forma de se comunicar”, explicou. Para ela, há muitos dados coletados pelas empresas, mas falta para elas entender como aplicá-los e entregar resultados da forma mais rápida possível.
Seguindo o raciocínio, Victor Santos, cofundador da LivUp, enfatizou a necessidade de uma experiência personalizada para o cliente. “Nos mercados comuns, os produtos estão expostos em uma bancada. Isso é uma experiência padronizada e que não conecta com o consumidor”, comentou. Santos acredita ainda que, quando se entendem os hábitos e preferências de seus clientes, o produto passa a ser feito “com eles e para eles”. Com isso, é possível atingir objetivos a longo prazo, combinando a interação da tecnologia com as pessoas.
VEJA TAMBÉM: Confira a programação do Palco Forbes Start na 5ª edição da São Paulo Tech Week
Concluindo a discussão, os profissionais concordaram que falta no brasil uma startup unicórnio no setor agropecuário, já que o país é referência mundial, possuiu insumos e cultura propícia para isso. Além disso, o uso da inteligência artificial é a melhor forma de fidelizar o consumidor, já que ele terá a sensação de que o negócio entende suas necessidades.
Start Expo
Depois de um breve intervalo, o palco foi ocupado por Diego Figueiredo, CEO da Nexo, e Conrado Cotomácio, consultor de experiência do consumidor da empresa. No Start Expo, que finalizou a programação do FORBES Start, os dois discutiram grandes ideias em soluções compartilhadas para inovação em empresas.
Os dois porta-vozes exibiram a plataforma de metodologia da empresa Journey, que tem como foco resolver um empecilho de forma inovadora a cada 50 dias. “É necessário focar nos problemas, para poder ampliar as soluções. Deve-se se reinventar, adotar uma estratégia de longo prazo que defina o obstáculo a fim de descobrir de que forma solucioná-lo e depois testar e falhar”, afirmou Cotomácio.
A questão sobre o papel dos seres humanos no processo de decisão e criação de respostas para os problemas, em um cenário onde a sua identificação se torna automatizada, foi abordada durante o período de perguntas e respostas. Figueiredo explicou como a identificação de problemas é completamente manual (e humana). “A gente vai pra dentro da empresa e visita os setores. Desse modo, nós olhamos para a companhia como um todo, ou ela define quais são os setores foco. Assim, mapeamos junto a cada funcionário, que vivencia aquele problema no dia a dia, quais são as suas dores e se elas impactam outras áreas da organização”, concluiu.
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.