Sandra Montes: "Faça o que precisa ser feito"

23 de março de 2020
Reprodução

Sandra Montes, diretora de marketing da OLX, conta alguns dos segredos de seu sucesso na carreira

Sabemos que as mulheres ainda correspondem a apenas 20% dos cargos de lideranças em grandes corporações. São dados diretamente ligados a questões socioculturais. Para piorar, partimos em condições desiguais: os homens foram criados para ‘’prover”, e às meninas foi atribuída a tarefa de cuidar, para as quais, claro, um bom casamento pode ser um grande passo rumo à estagnação profissional e à zona de conforto.

Para as mulheres, muitas vezes, o mundo dos negócios é ainda nebuloso. O medo e a falta de ambição são capazes de nos colocar em posição defensiva, portanto, pisar no freio parece mais sensato do que buscar um lugar à mesa.

Mas o que faz algumas mulheres se destacarem muito mais que outras?

Sandra Montes, diretora de marketing da OLX, por exemplo, é uma mulher fora da curva. Sua estratégia é muito clara: ignorar as expectativas da sociedade e trabalhar duro.

Ela diz que, ao longo de sua movimentada carreira, precisou tomar decisões difíceis e que, de forma coerente e equilibrada, não hesitou em mudar completamente. A Sandra afirma que a segurança para tomar decisões importantes deve vir de um mentor e que seu conselho é muito claro: “Tenha um mentor ou uma mentora. Alguém que, de fora, possa avaliar suas competências e mostrar um caminho próximo ao que realmente casa com seus objetivos”.

Sandra também descarta o mito de que as mulheres precisam fazer tudo bem feito. “Peça ajuda quando precisar, não tenha medo de expor suas fragilidades”, ensina.

Sabemos que inteligência e sucesso não deixam uma mulher popular, mas Sandra tem muito claro o que deve ser feito: “Conduza sua equipe para resolver sempre os problemas das pessoas”. E aos obstáculos, uma dica de ouro: “Ignore os ataques e continue fazendo o que precisa ser feito”.


Francine Mendes é educadora financeira para mulheres, economista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em psicanálise do consumo pela Universidade Kennedy. Apresentadora do canal Mary Poupe, no YouTube, e comunicadora na RiCTV Record.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.