Em tempos de transformação do contexto profissional por conta da pandemia do novo coronavírus, os desafios têm sido maiores do que apenas compreender a logística do trabalho remoto. À medida que os profissionais se estabelecem em uma rotina e o choque com a mudança emergencial sem precedentes diminui, é possível identificar demandas essenciais que possibilitem não só a execução de atividades, mas promovam eficiência e proteção emocional neste cenário que envolve tantas preocupações. Se antes as companhias já tinham a obrigação de fomentar um ambiente de atuação saudável, essa missão se tornou mais indispensável do que nunca; e recursos como equipamentos, atividades de interação, apoio financeiro, médico e psicológico são fundamentais para viabilizá-la.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade; e de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, os transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento dos colaboradores nas empresas ao solicitarem o auxílio-doença pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Em um contexto de tamanha tensão, é preciso se reinventar para impedir que esses distúrbios emocionais terminem em uma depressão.
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A Locaweb, líder em hospedagem de sites, serviços de Internet e computação em nuvem, é uma das companhias que se comprometeram com o bem-estar dos trabalhadores no home office a partir da implementação de atividades como sessões de meditação, ioga e happy hour online. “Trazemos ações que ajudam os funcionários a equilibrar o dia a dia do trabalho com a vida pessoal, com menos estresse, mais qualidade de vida, criatividade, produtividade e inovação. Mesmo na atuação em casa, as medidas preventivas e o cuidado com os colaboradores são contínuos”, diz Simony Morais, gerente de gente e gestão da companhia.
Outra empresa que obteve sucesso na adaptação para o trabalho remoto foi a MindBe, especializada em experiência do consumidor e teleatendimento. Segundo o CEO da companhia, Vito Chiarella, o balanço do primeiro mês em sistema de home office revelou benefícios não só à segurança dos funcionários, mas também aos resultados corporativos. “Em princípio, nossa intenção foi proteger os trabalhadores da eventual contaminação pela Covid-19 e contribuir com a sociedade ao colaborar para o isolamento social. Agora, analisando o cenário, o ganho está sendo também nos negócios, uma vez que a produtividade dos colaboradores aumentou. Em consequência, nossa capacidade de atendimento ganhou mais eficiência e, com isso, os clientes se sentiram prestigiados, mesmo com tantas mudanças”, diz.
Sabe-se, no entanto, que a possibilidade do home office não se estende para todas as áreas e são nelas em que o cuidado deve ser redobrado mediante à pandemia. Por ser líder global em soluções de ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões, a Ingredion precisa manter a maior parte de seus funcionários em atuação nas fábricas, pois a operação é considerada essencial para diferentes indústrias, como a de alimentos e a farmacêutica. Embora o risco de contaminação seja alto, a empresa não só instaurou diversas medidas preventivas de higiene, mas também deu um bônus financeiro em reconhecimento a esses profissionais. “Vivenciamos o nosso valor de ‘Cuidado em Primeiro Lugar’ todos os dias e em tempos difíceis como este, temos que estar ainda mais atentos e olhando para as necessidades de nossas pessoas, comunidades e operações”, diz André Stolf, vice-presidente de operações da Ingredion da América do Sul.
Além dessas empresas, outras organizações concentraram seus esforços para dar o exemplo de proteção aos colaboradores no atual momento de disrupção profissional e garantir um ambiente de trabalho saudável.
Veja, na galeria de imagens a seguir, 7 iniciativas de apoio aos funcionários em meio à pandemia do coronavírus:
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Getty Images / Jamie Grill Locaweb
Preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, a Locaweb atua de forma preventiva e contínua com o programa “Conexão Saúde”, que tem como foco a proteção física, emocional e financeira. A empresa proporciona de forma online, para os 1.450 (97% do total) colaboradores em home office, sessões de meditação e ioga, lives internas com dicas de alimentação, treino funcional orientado pela Alphafitness (companhia que oferece programas de condicionamento físico), organização das finanças e happy hour. Segundo Simony, tais práticas promovem um clima organizacional equilibrado e integram as áreas a distância, de modo a evitar o isolamento das atividades laborais, independentemente do setor ou função na qual o profissional atua.
Além do apoio emocional, a Locaweb mantém o benefício já oferecido antes da pandemia de empréstimo consignado em folha, proporcionado pela parceria com o Itaú. A organização destina ainda um fundo de auxílio para ajudar nos custos do home office como água, luz e internet, e envia cestas básicas às residências de todos os colaboradores. Já para garantir a segurança dos profissionais que precisam ir à sede, a companhia implementou o revezamento de turnos e forneceu kits de equipamentos de proteção individual com máscaras de tecido e álcool em gel.
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Getty Images / filadendron MindBe
A MindBe também se destacou na adaptação bem-sucedida do trabalho para o ambiente doméstico. A companhia forneceu equipamentos como notebook e modem de acesso à internet para todos os 500 funcionários atuarem de forma eficiente no sistema de home office. Além disso, cerca de 300 colaboradores recebem ajuda de custo mensal a fim de suportar gastos extras como complementação do pacote de rede e energia elétrica.
Como apoio à saúde emocional, a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) da MindBe oferece consultas por videoconferência com uma psicóloga organizacional que faz ligações diárias para analisar a situação dos profissionais. Se algum problema mais grave for detectado, o funcionário é encaminhado a uma consulta com um psicólogo clínico, cujo tratamento é custeado pela empresa. No que diz respeito à proteção física, uma técnica de enfermagem faz o mesmo procedimento de chamada a fim de checar a saúde corporal dos colaboradores, detectar sintomas de eventuais doenças e realizar os encaminhamentos médicos necessários. Um site específico de RH também foi criado para este momento de quarentena, no qual os profissionais tiram dúvidas e dão sugestões.
Na tentativa de amenizar os impactos financeiros da crise, a companhia também fechou parceria com a fintech Paketá Crédito, para oferecer empréstimo consignado a seus funcionários com taxas e condições de pagamentos facilitados. No entanto, antes da transação do crédito ser efetuada, o colaborador passa por uma jornada de experiência, na qual participa de aulas de educação financeira que visam a realização da concessão de forma consciente. A empresa ainda disponibilizou convênio com a rede de farmácia Drogaria São Paulo a fim de possibilitar a aquisição de medicamentos e outros produtos com descontos e um prazo de 30 a 40 dias para pagar.
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Getty Images / andresr Ingredion
Por ser líder global em soluções de ingredientes para as diversas indústrias –como a de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica–, apresentar clientes em mais de 120 países e levantar quase US$ 6 bilhões em vendas anuais, a Ingredion está entre as empresas que precisam manter sua operação ativa. Consciente dos riscos provenientes do contexto atual, a companhia não falhou em cuidados com fornecedores, parceiros, e principalmente colaboradores tanto em regime de home office quanto aqueles que precisam ir às fábricas.
Desde o início de março, 433 profissionais estão trabalhando de casa e os maiores de 60 anos receberam licença remunerada. Todavia, 1.053 precisam se deslocar para manter a produção, considerada essencial. A fim de evitar o contágio por Covid-19, a companhia implantou medidores de temperatura digital na entrada das fábricas para diagnóstico precoce de qualquer sintoma da doença, definiu horário de almoço estendido e com distanciamento de cadeiras de modo a impossibilitar aglomerações, garantiu embalagens individuais de talheres e guardanapos, intensificou a limpeza do local, aumentou a quantidade de pontos de álcool em gel, determinou como obrigatoriedade o uso de máscaras e instalou barreiras físicas nos painéis de operações.
Além de certificar a segurança desses trabalhadores, a empresa decidiu reconhecê-los por meio de um bônus de R$ 400 e tem feito vídeos de agradecimento para exaltar a importância de sua atuação. As discussões diárias online do comitê de crise, por sua vez, que ocorrem inclusive de sábado e domingo e as comunicações rotineiras também virtuais sobre saúde mental, boas práticas de higiene, cursos, interações, reuniões e outros temas evidenciam o cuidado em primeiro lugar.
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Getty Images /Ariel Skelley Banco BV
O Banco BV não só adaptou para o home office serviços já oferecidos antes da pandemia, mas também criou novas iniciativas a fim de garantir as melhores condições de saúde física e mental, bem como preservar a segurança financeira dos colaboradores. Os programas de meditação, palestras de mindfulness, acompanhamento a gestantes e treinamentos profissionais foram todos implementados virtualmente. Além disso, a parceria com a Gympass (aplicativo que dá acesso a diversas academias por meio de assinatura) –que também era um benefício para colaboradores e dependentes anterior ao isolamento social– agora oferece uma plataforma online a fim de possibilitar a realização de exercícios em casa, de modo a incentivar os trabalhadores a se manter em movimento.
Como novidade do atual cenário profissional, a instituição instaurou o programa “Médico na Tela”, que permite aos beneficiários do convênio médico Sulamerica usufruir de consultas e orientações de psicólogos, pediatras e médicos em geral, por meio de um aplicativo. Outras inovações de apoio aos colaboradores incluem a antecipação da vacinação contra a gripe (que começou no dia 25 de março), teleatendimento exclusivo com médicos do Hospital Sírio-Libanês a fim de tirar dúvidas e receber atenção primária, unificação do valor do vale-refeição para o vale-alimentação visando gastos nos supermercados durante a quarentena e adiantamento da primeira parcela do 13º salário. Além disso, em esquema drive-thru, os funcionários que desejarem podem retirar as cadeiras do escritório para trabalhar em casa e devolvê-las após a pandemia.
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Divulgação Nubank
A fintech Nubank não só tem apoiado a experiência de trabalho em casa com equipamentos e orientações, mas também se destacado na contratação de diversos trabalhadores, em contraste com o alto número de demissões ocasionadas pela crise. Desde que a companhia implantou o trabalho remoto no dia 13 de março, 85 novos profissionais foram admitidos e no dia 6 de abril, 78 passaram pelo processo de admissão remotamente, por videoconferência. Os novos “Nubankers”, como são chamados, receberam em suas casas materiais para trabalhar (notebook, mouse e adaptador, por exemplo) assim como um kit de boas-vindas da empresa, que contém camiseta, caneca, caneta e adesivos. Para garantir a integração dos novos funcionários, foram organizadas palestras por vídeo em horários que atendam ao fuso de todos os escritórios no Brasil, México, Argentina e Alemanha.
Nas primeiras semanas em casa, os profissionais receberam orientações online sobre como tirar o melhor proveito do home office e equilibrar a vida pessoal e profissional num cenário de pandemia. O conforto dos colaboradores também é uma preocupação do banco, que enviou até o momento 900 cadeiras ergonômicas às casas dos funcionários e fechou parcerias com aplicativos de exercícios físicos. A empresa têm estimulado ainda o uso do “NuCare”, um programa de assistência profissional e confidencial que conta com serviços de psicólogos, assistentes sociais, advogados e consultores financeiros.
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Getty Images / Westend 61 Zenvia
A plataforma de comunicação corporativa Zenvia se comprometeu a apoiar, seus mais de 250 colaboradores em São Paulo, Porto Alegre e Palhoça por meio de diversas medidas. Para manter a interação de costume, a empresa fez, dia 15 de abril, a edição virtual do “Boteco Zenvia” (reunião entre os colaboradores e o CEO que ocorre trimestralmente) com envio de salgadinhos e bebidas a todos os profissionais. De modo a visar o conforto e o bem-estar físico e emocional no home office, têm enviado cadeiras do escritório para garantir ergonomia; oferece aulas online de ioga duas vezes por semana e promove smart talks sobre ansiedade e saúde mental.
Mesmo em meio à pandemia, a Zenvia mostrou que o coronavírus não é um obstáculo para a adaptação da empresa e os colaboradores não foram prejudicados. O valor do vale-transporte e do vale-combustível foi transformado em auxílio para as despesas domésticas, os processos de reconhecimento (como aumento da faixa salarial e promoções) permaneceram, bem como as oportunidades de contratações, com direito a onboarding online e envio de kit de boas-vindas. A companhia ainda se engajou no movimento “#não demita”, e aceitou todos os pedidos de cancelamento de férias. Por fim, a Zenvia divide com seus funcionários as ações que têm sido tomadas para apoiar a luta contra os impactos da pandemia. Alguns exemplos são a disponibilização gratuita da solução “Zenvia Omni Chat” por 90 dias a fim de ajudar pequenos negócios e da ferramenta de triagem da Covid-19 criada pela plataforma.
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Westend 61 / Getty Images 302 mil
Metro quadrado de escritórios devolvido em São Paulo durante a pandemia, segundo estimativa do Buildings, portal de pesquisa destinado ao mercado imobiliário corporativo.
Locaweb
Preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, a Locaweb atua de forma preventiva e contínua com o programa “Conexão Saúde”, que tem como foco a proteção física, emocional e financeira. A empresa proporciona de forma online, para os 1.450 (97% do total) colaboradores em home office, sessões de meditação e ioga, lives internas com dicas de alimentação, treino funcional orientado pela Alphafitness (companhia que oferece programas de condicionamento físico), organização das finanças e happy hour. Segundo Simony, tais práticas promovem um clima organizacional equilibrado e integram as áreas a distância, de modo a evitar o isolamento das atividades laborais, independentemente do setor ou função na qual o profissional atua.
Além do apoio emocional, a Locaweb mantém o benefício já oferecido antes da pandemia de empréstimo consignado em folha, proporcionado pela parceria com o Itaú. A organização destina ainda um fundo de auxílio para ajudar nos custos do home office como água, luz e internet, e envia cestas básicas às residências de todos os colaboradores. Já para garantir a segurança dos profissionais que precisam ir à sede, a companhia implementou o revezamento de turnos e forneceu kits de equipamentos de proteção individual com máscaras de tecido e álcool em gel.
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