Em entrevista ao vivo pelo Instagram ao CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, o ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário falou sobre sua trajetória profissional tanto como futebolista como no mundo dos negócios, e deu dicas para o sucesso.
“Não devemos esperar a oportunidade cair de bandeja na nossa frente, temos que nos adaptar à realidade e buscar a melhor opção”, ele disse ao contar sobre uma das suas primeiras experiências no futebol. Em sua primeira peneira, ao perceber a competição acirrada para as posições nas quais jogava, Ronaldo acabou assumindo a posição de goleiro naquele dia. O jogador passou pelo teste, e no fim do dia, ele pediu ao treinador se podia mostrar como ele jogava em outras posições. Ronaldo acabou federado e, de quebra, na posição que queria.
LEIA MAIS: O poder da adaptação: como a Vittude continua crescendo em meio à crise
Outra recomendação diz respeito ao controle emocional. Ronaldo contou sobre a segunda vez que rompeu o tendão patelar em campo e sobre como o nervosismo pode tomar conta em situações críticas como aquela. “Eu entrei em desespero. A dor nem era tão forte assim, eu consegui aguentar, mas a cabeça já ia a milhão. Pensando ‘O que é isso? O que está acontecendo? Qual risco eu vou ter?’” Para ele, o amor pelo esporte foi o que tornou sua recuperação possível. Nas palavras e Ronaldo: “As pessoas têm que realmente se envolver, gostar muito do que faz. Isso já te dá forças para superar os obstáculos”.
Em 2011, o jogador se lançou como empresário, mas, sempre se mantendo no mundo do esporte, criou a agência de marketing esportivo 9ine. O ex-atleta explicou que mesmo como jogador, era responsável por gerir sua própria imagem, então, a transição aos negócios não foi radical. “Eu fui um empreendedor durante toda a minha vida.”
Hoje em dia, Ronaldo gere a Octagon, empresa de consultoria e gestão de projetos, que ele já comanda há cinco anos, além de ser sócio do Valladolid na Espanha. Para o empresário, suas experiências anteriores foram fundamentais, mesmo que não tenham dado os resultados esperados. “Não foi tudo planejado, mas era o que eu buscava para mim.”
Clique no vídeo abaixo para assistir a entrevista completa de Ronaldo na Forbes Live com Antonio Camarotti. Para assistir outras entrevistas ao vivo, entre no canal da Forbes Brasil no Youtube.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias