Quem fala de tudo não se torna referência em nada

28 de julho de 2023

 

 

GettyImages

Segmentação: ao escolher nichos de mercado, você se destaca da concorrência

Quando posto conteúdo nas redes falando sobre a importância de nichar o conteúdo e a atuação do próprio negócio, muita gente manda perguntas do tipo “não é melhor falar sobre mais assuntos, ter mais variedade de produtos ou serviços e fazer vários tipos de conteúdo pro meu negócio para conseguir atingir o maior número de pessoas?”.

Nessa jornada de 12 anos trabalhando no mercado digital e produzindo conteúdo, aprendi que não é esse o melhor caminho. Eu também já pensei dessa forma, tanto na minha empresa de moda quanto no conteúdo para as redes sociais – e não deu certo.

Pois bem, então qual é o melhor caminho?

Você já deve ter ouvido pessoas falarem sobre nicho. O nicho de mercado é um recorte de um mercado maior. Por exemplo, tem o mercado de moda, que é gigantesco. E há vários nichos: mercados menores e mais específicos. Por exemplo, no mercado de moda há a moda feminina. E na moda feminina há vários nichos: vestidos de festa, minimalista, adolescente. E mesmo dentro desses nichos há outros nichos: vestidos de festa plus size, por exemplo.

Leia mais

Quanto mais você consegue nichar, sem limitar muito o seu negócio, maior a chance de você se destacar e ter sucesso. Se você começar hoje um negócio de espelhos, por exemplo, você competirá com grandes empresas do mercado e terá dificuldade para se destacar. Porém, so o seu negócio for vender espelhos com formatos diferentes, molduras criativas e decorativas, então você começa a ter um diferencial competitivo e é mais fácil se destacar no mercado e ser lembrado pelos clientes.

Quando falamos de conteúdo, é a mesma coisa. Vou comentar o meu caso. Eu falo de vários assuntos: empreendedorismo, mundo digital, educação e filosofia. Também adoro mostrar meu estilo de vida sendo mãe. Porém, se eu for produzir um conteúdo diferente sobre todos esses assuntos, eu não vou me tornar referência em nenhuma dessas áreas. Eu estarei sempre competindo com pessoas que focam toda sua energia em tratar de apenas um desses assuntos. Só que eu também não posso escolher só um desses temas e produzir os mesmos conteúdos que todo mundo faz sobre eles. A saída então é encontrar uma forma de me diferenciar, não só nichando meu conteúdo, mas usando esses diferentes interesses como meus aliados para me diferenciar.

Entendi que tenho três assuntos macro: empreendedorismo, mundo digital e educação. Só que eu também sou mãe, então falo sobre empreender e ser mãe por exemplo. Isso me diferencia de outras pessoas que falam de negócios sem explorar esse lado da maternidade. Eu também sou pós-graduada em filosofia, então eu falo sobre esses três temas principais, com uma abordagem questionadora, trago conceitos filosóficos e faço um link da ideia com um conceito ou dica sobre o assunto…

Se você empreende, seja por meio de uma empresa ou da sua imagem, e já entendeu que o caminho de “nichar mais diferenciar” é melhor do que tentar falar com todo mundo, sobre todos os assundos, da forma que todos falam, então vamos para as dicas práticas.

Você precisa responder três perguntas:

  1. Qual é o mercado que você está hoje? E como você poderia nichar mais o seu negócio dentro desse mercado? Que tipo de produto ou serviço mais específico, seria uma solução diferenciada para os clientes?
  2. Quais são as coisas que você gosta e domina? Liste elas e destaque as três mais importantes, não mais; elas serão a sua base (ou da sua empresa). As outras servirão para diferenciar a sua comunicação.
  3. O que seus clientes/público quer e precisa, e ninguém faz? Pergunte, ouça e desenhe soluções mais específicas em cima das dores DELES.

Esse exercício prático serve para que você entenda qual é o melhor nicho para você, e é a partir desse nicho bem definido, que você vai começar a produzir os conteúdos direcionados. Quando você produz conteúdos intencionais, falando de forma estratégica sobre assuntos que fortalecem sua imagem e autoridade nesse nicho específico que você escolheu, e que é o que você vende algo para a sua audiência, você se torna referência.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Quando você se torna referência em algo, você para de brigar por preço e começa a ser escolhido por preferência, porque os outros enxergam valor em comprar de você e da sua empresa. Isso é o que muda o jogo. Quando você tem um posicionamento claro, vende uma solução específica e é referência no que comunica, você não precisa de muita gente para fazer MUITO dinheiro. Não precisa ficar sofrendo para conquistar mais e mais clientes, incansavelmente, mas passa a conquistar esses novos clientes de forma natural, simplesmente porque quando você faz do seu jeito, o público certo te acha.

Espero que pensar nisso e executar esse mini exercício prático possa te ajudar a se diferenciar através do seu negócio e seu conteúdo. Inclusive, para colocar em prática o que eu acabei de te falar, pode mandar mensagens para mim no meu instagram com sugestões que você tenha para as próximas colunas!

Isabela Matte tem 24 anos, é mãe, empreendedora desde os 12, escritora, pós graduada em Filosofia, influenciadora, palestrante, podcaster, Under 30 e educadora. Fundadora da marca Isabela Matte e da edtech de empreendedorismo digital IMATIZE.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.