Quando posto conteúdo nas redes falando sobre a importância de nichar o conteúdo e a atuação do próprio negócio, muita gente manda perguntas do tipo “não é melhor falar sobre mais assuntos, ter mais variedade de produtos ou serviços e fazer vários tipos de conteúdo pro meu negócio para conseguir atingir o maior número de pessoas?”.
Pois bem, então qual é o melhor caminho?
Você já deve ter ouvido pessoas falarem sobre nicho. O nicho de mercado é um recorte de um mercado maior. Por exemplo, tem o mercado de moda, que é gigantesco. E há vários nichos: mercados menores e mais específicos. Por exemplo, no mercado de moda há a moda feminina. E na moda feminina há vários nichos: vestidos de festa, minimalista, adolescente. E mesmo dentro desses nichos há outros nichos: vestidos de festa plus size, por exemplo.
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Quanto mais você consegue nichar, sem limitar muito o seu negócio, maior a chance de você se destacar e ter sucesso. Se você começar hoje um negócio de espelhos, por exemplo, você competirá com grandes empresas do mercado e terá dificuldade para se destacar. Porém, so o seu negócio for vender espelhos com formatos diferentes, molduras criativas e decorativas, então você começa a ter um diferencial competitivo e é mais fácil se destacar no mercado e ser lembrado pelos clientes.
Entendi que tenho três assuntos macro: empreendedorismo, mundo digital e educação. Só que eu também sou mãe, então falo sobre empreender e ser mãe por exemplo. Isso me diferencia de outras pessoas que falam de negócios sem explorar esse lado da maternidade. Eu também sou pós-graduada em filosofia, então eu falo sobre esses três temas principais, com uma abordagem questionadora, trago conceitos filosóficos e faço um link da ideia com um conceito ou dica sobre o assunto…
Se você empreende, seja por meio de uma empresa ou da sua imagem, e já entendeu que o caminho de “nichar mais diferenciar” é melhor do que tentar falar com todo mundo, sobre todos os assundos, da forma que todos falam, então vamos para as dicas práticas.
Você precisa responder três perguntas:
- Qual é o mercado que você está hoje? E como você poderia nichar mais o seu negócio dentro desse mercado? Que tipo de produto ou serviço mais específico, seria uma solução diferenciada para os clientes?
- Quais são as coisas que você gosta e domina? Liste elas e destaque as três mais importantes, não mais; elas serão a sua base (ou da sua empresa). As outras servirão para diferenciar a sua comunicação.
- O que seus clientes/público quer e precisa, e ninguém faz? Pergunte, ouça e desenhe soluções mais específicas em cima das dores DELES.
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Quando você se torna referência em algo, você para de brigar por preço e começa a ser escolhido por preferência, porque os outros enxergam valor em comprar de você e da sua empresa. Isso é o que muda o jogo. Quando você tem um posicionamento claro, vende uma solução específica e é referência no que comunica, você não precisa de muita gente para fazer MUITO dinheiro. Não precisa ficar sofrendo para conquistar mais e mais clientes, incansavelmente, mas passa a conquistar esses novos clientes de forma natural, simplesmente porque quando você faz do seu jeito, o público certo te acha.
Espero que pensar nisso e executar esse mini exercício prático possa te ajudar a se diferenciar através do seu negócio e seu conteúdo. Inclusive, para colocar em prática o que eu acabei de te falar, pode mandar mensagens para mim no meu instagram com sugestões que você tenha para as próximas colunas!
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