10 líderes mais inovadores do mundo

4 de setembro de 2018

O que diferencia os superstars da inovação não é apenas criatividade e ideias geniais. Nikola Tesla pode ter sido mais brilhante do que Thomas Edison, mas Edison foi responsável por iniciativas que mudaram o mundo, enquanto Tesla morreu sem dinheiro. A distinção entre os dois é o que os professores Jeff Dyer, da Universidade Brigham Young, e Nathan Furr, da escola de negócios INSEAD, chamam de capital de inovação. É uma combinação de forças que vão da habilidade de conduzir a inovação a conexões poderosas com outros líderes e, talvez o mais importante, um histórico cada vez maior de fazer coisas novas e grandiosas acontecerem.

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Dyer e Furr classificaram os líderes com o maior capital de inovação segundo quatro qualidades essenciais: reputação por inovação (observando a cobertura da mídia em cinco anos), conexões e redes sociais (no Twitter e LinkedIn), histórico de criação de valor (com base no crescimento do valor de mercado de suas empresas) e as expectativas dos investidores em relação à criação de valor futuro (medida pelos investidores de alto nível com ações em suas companhias).

Veja, na galeria de fotos a seguir, os 10 líderes mais inovadores do mundo e a metodologia usada para a criação do ranking:

Metodologia:

Criar qualquer tipo de classificação requer uma metodologia ponderada – e nenhuma delas é perfeita. A FORBES entende muito bem esse conceito, principalmente depois que começou a editar o ranking das Empresas Mais Inovadoras do Mundo, no qual as empresas são classificadas pelo que chamamos de “prêmio de inovação”: a diferença entre a capitalização de mercado e o valor presente líquido dos fluxos de caixa dos negócios existentes. A diferença entre o valor de mercado atual de uma empresa e o valor presente líquido de seus negócios existentes é o “prêmio” dado pelos investidores, que apostam suas carteiras na geração de novo crescimento lucrativo por parte da empresa. Companhias com maiores prêmios de inovação recebem colocações melhores.

Já para a lista dos Líderes Mais Inovadores do Mundo, nos propusemos a criar algo um pouco diferente, levando em consideração a sabedoria da multidão. Mas o ranking foi apurado com um rigor semelhante. Como não é possível classificar todos, a amostra inclui os fundadores ou CEOs de empresas com valor de mercado superior a US$ 10 bilhões, além das 50 maiores organizações privadas que abriram o capital nos últimos cinco anos.

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Nós classificamos mais de uma pessoa quando ambas eram líderes ou cofundadores em posições visíveis de alta gerência visíveis. Por exemplo: os fundadores da Alphabet/ Google são o CEO Larry Page e o presidente Sergey Brin; os fundadores da Regeneron são o CEO Leonard Schleifer e o Presidente e Diretor de Ciência George Yancopoulos. Identificamos que seria mais coerente indicar os dois nomes já que as pontuações eram idênticas em medidas de nível de empresa. Além disso, levamos em conta CEOs com até dois depois que suas empresas foram adquiridas ou depois de deixarem o cargo.

A FORBES acredita que a capacidade de um líder conduzir com êxito a inovação se resume ao capital de inovação, um conjunto de características multifacetadas que permite adquirir e implantar de maneira eficaz os recursos humanos e financeiros necessários para assumir uma ideia de risco inovadora e transformá-la em uma mudança de impacto.

Esses indivíduos possuem habilidades de liderança que são difíceis de medir e, portanto, foram excluídas do ranking – elas serão melhor avaliadas no próximo livro da Harvard Business Review Press, “Innovation Capital: How to Compete — and Win — Like the World’s Most Innovative Leaders (“Capital de Inovação: Como Competir – e Vencer – Como os Líderes Mais Inovadores”, em tradução livre).

No entanto, foi possível criar uma medida composta a partir de quatro fatores que podem representar qualidades importantes de um líder inovador: 1. reputação da mídia por inovação; 2. conexões sociais/ capital social relacionado à inovação; 3. histórico de criação de valor de mercado na empresa que lideram; e 4. expectativas dos investidores de crescimento futuro e inovação em sua companhia, representada pelo prêmio de inovação da empresa – a mesma métrica usada para classificar as Empresas Mais Inovadoras da FORBES.

1. Reputação da mídia para inovação

Pesquisas mostram empiricamente que o reconhecimento midiático da reputação de um líder considerado inovador tem uma relação positiva e significativa na avaliação quanto à inovação e valor de mercado de sua empresa. Na verdade, líderes e empresas com uma marca inovadora podem atrair funcionários mais talentosos e é mais provável que os clientes se identifiquem com a organização em um nível pessoal – o que, por sua vez, aumenta a fidelidade, a repetição de compras, a disposição para pagar preços mais altos e o aumento da tolerância a falhas ocasionais do produto.

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A reputação da mídia atribuída a um líder no quesito inovação é medida ao longo de um período de quatro anos, com base no número absoluto de artigos e percentual da cobertura total de um CEO nas principais fontes de notícias de negócios que falam sobre o indivíduo e mencionam atividades de inovação, como FORBES, “The Wall Street Journal”, “Financial Times”, “The New York Times”, “Washington Post”, “USA Today” etc..

A pessoa com a mais alta reputação de mídia recebe uma pontuação de 100 e outras recebem pontuações abaixo desse valor que refletem a porcentagem relativa de atenção e cobertura da mídia em relação a quem quer que seja o número 1.

2. Conexões Sociais/ Capital

O capital social implica em um forte público seguidor, que pode se traduzir em maior influência e persuasão ao tentar promover idéias novas no mercado.

O capital social é medido com dados atuais do LinkedIn e do Twitter sobre as conexões dos CEOs individualmente. Para o LinkedIn, este aspecto foi quantificado com base em vários indicadores, que incluem o número de seguidores, a presença na Newslines (indicando um nível extremamente alto de influência) e uma simples contagem de contatos onde nenhum dos outros critérios são relevantes.

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A contagem de seguidores no Twitter serviu como uma segunda medida de capital social para aumentar o LinkedIn. A pessoa com o maior número de conexões sociais da métrica composta recebe uma pontuação de 100 e outras recebem pontuações que refletem suas conexões sociais relativas ao indivíduo com mais pontos.

3. Histórico de criação de valor

A criação de valor reflete os retornos que os investidores de uma empresa liderada por cada CEO realizaram nos últimos anos. Este indicador mede as ações de um líder para criação de valor por meio do aumento absoluto e percentual do valor de mercado da empresa (ou empresas) que a pessoa lidera.

Foram reunidos dados de capitalização de mercado no final do ano para cada empresa nos últimos 36 meses e levado em conta também a valorização do preço da ação durante o mesmo período.

O líder com a maior pontuação composta na criação de valor recebe uma pontuação de 100 e outros são escalonados abaixo com nota relativa ao maior pontuador.

4. Expectativas dos investidores quanto à criação de valor futuro

A métrica do reconhecimento inovador é usada para capturar as expectativas dos investidores sobre as chances do líder inovar e desenvolver novos fluxos de renda no futuro.

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Essa pontuação composta mede a diferença entre a capitalização de mercado de uma empresa e seu valor presente líquido de fluxos de caixa de negócios existentes.

O líder cuja empresa é a primeira colocada em inovação recebe uma pontuação de 100 e outros são escalonados abaixo com base no prêmio de inovação relativa de suas empresas.