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Dyer e Furr classificaram os líderes com o maior capital de inovação segundo quatro qualidades essenciais: reputação por inovação (observando a cobertura da mídia em cinco anos), conexões e redes sociais (no Twitter e LinkedIn), histórico de criação de valor (com base no crescimento do valor de mercado de suas empresas) e as expectativas dos investidores em relação à criação de valor futuro (medida pelos investidores de alto nível com ações em suas companhias).
Metodologia:
Criar qualquer tipo de classificação requer uma metodologia ponderada – e nenhuma delas é perfeita. A FORBES entende muito bem esse conceito, principalmente depois que começou a editar o ranking das Empresas Mais Inovadoras do Mundo, no qual as empresas são classificadas pelo que chamamos de “prêmio de inovação”: a diferença entre a capitalização de mercado e o valor presente líquido dos fluxos de caixa dos negócios existentes. A diferença entre o valor de mercado atual de uma empresa e o valor presente líquido de seus negócios existentes é o “prêmio” dado pelos investidores, que apostam suas carteiras na geração de novo crescimento lucrativo por parte da empresa. Companhias com maiores prêmios de inovação recebem colocações melhores.
Já para a lista dos Líderes Mais Inovadores do Mundo, nos propusemos a criar algo um pouco diferente, levando em consideração a sabedoria da multidão. Mas o ranking foi apurado com um rigor semelhante. Como não é possível classificar todos, a amostra inclui os fundadores ou CEOs de empresas com valor de mercado superior a US$ 10 bilhões, além das 50 maiores organizações privadas que abriram o capital nos últimos cinco anos.
Nós classificamos mais de uma pessoa quando ambas eram líderes ou cofundadores em posições visíveis de alta gerência visíveis. Por exemplo: os fundadores da Alphabet/ Google são o CEO Larry Page e o presidente Sergey Brin; os fundadores da Regeneron são o CEO Leonard Schleifer e o Presidente e Diretor de Ciência George Yancopoulos. Identificamos que seria mais coerente indicar os dois nomes já que as pontuações eram idênticas em medidas de nível de empresa. Além disso, levamos em conta CEOs com até dois depois que suas empresas foram adquiridas ou depois de deixarem o cargo.
A FORBES acredita que a capacidade de um líder conduzir com êxito a inovação se resume ao capital de inovação, um conjunto de características multifacetadas que permite adquirir e implantar de maneira eficaz os recursos humanos e financeiros necessários para assumir uma ideia de risco inovadora e transformá-la em uma mudança de impacto.
Esses indivíduos possuem habilidades de liderança que são difíceis de medir e, portanto, foram excluídas do ranking – elas serão melhor avaliadas no próximo livro da Harvard Business Review Press, “Innovation Capital: How to Compete — and Win — Like the World’s Most Innovative Leaders (“Capital de Inovação: Como Competir – e Vencer – Como os Líderes Mais Inovadores”, em tradução livre).
1. Reputação da mídia para inovação
Pesquisas mostram empiricamente que o reconhecimento midiático da reputação de um líder considerado inovador tem uma relação positiva e significativa na avaliação quanto à inovação e valor de mercado de sua empresa. Na verdade, líderes e empresas com uma marca inovadora podem atrair funcionários mais talentosos e é mais provável que os clientes se identifiquem com a organização em um nível pessoal – o que, por sua vez, aumenta a fidelidade, a repetição de compras, a disposição para pagar preços mais altos e o aumento da tolerância a falhas ocasionais do produto.
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A pessoa com a mais alta reputação de mídia recebe uma pontuação de 100 e outras recebem pontuações abaixo desse valor que refletem a porcentagem relativa de atenção e cobertura da mídia em relação a quem quer que seja o número 1.
2. Conexões Sociais/ Capital
O capital social implica em um forte público seguidor, que pode se traduzir em maior influência e persuasão ao tentar promover idéias novas no mercado.
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A contagem de seguidores no Twitter serviu como uma segunda medida de capital social para aumentar o LinkedIn. A pessoa com o maior número de conexões sociais da métrica composta recebe uma pontuação de 100 e outras recebem pontuações que refletem suas conexões sociais relativas ao indivíduo com mais pontos.
3. Histórico de criação de valor
Foram reunidos dados de capitalização de mercado no final do ano para cada empresa nos últimos 36 meses e levado em conta também a valorização do preço da ação durante o mesmo período.
O líder com a maior pontuação composta na criação de valor recebe uma pontuação de 100 e outros são escalonados abaixo com nota relativa ao maior pontuador.
4. Expectativas dos investidores quanto à criação de valor futuro
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Essa pontuação composta mede a diferença entre a capitalização de mercado de uma empresa e seu valor presente líquido de fluxos de caixa de negócios existentes.
O líder cuja empresa é a primeira colocada em inovação recebe uma pontuação de 100 e outros são escalonados abaixo com base no prêmio de inovação relativa de suas empresas.